Serengeti

Escrito por Bärbel Edel
Serengeti jovem sentado sobre um fundo branco.

Os gatos da raça Serengeti são conhecidos pelas suas orelhas grandes

Os gatos Serengeti resultam do cruzamento entre gatos da raça Bengal e gatos da raça Oriental de Pelo Curto. Em termos de aspeto, os gatos desta raça recente, caracterizam-se por terem orelhas grandes e pernas compridas. Além disso, o padrão malhado do pelo faz lembrar os grandes felinos. Por fim, em termos de personalidade estes gatos são algo temperamentais e por isso precisam de donos experientes.

Aspeto: Elegantes e exóticos

A raça Serengeti resulta do cruzamento das raças Bengal e Oriental de Pelo Curto. Por sua vez, a raça Bengal é uma raça híbrida, visto que resulta do cruzamento de gatos domésticos com o Gato-leopardo. Apesar de o Gato-leopardo não ser um antepassado direto destes gatos, a personalidade dos Serengeti tem um lado selvagem bastante visível.

Padrão do pelo exótico

Os Serengeti herdaram dos seus antepassados selvagens não só o temperamento, mas também o padrão do pelo.

As cores dos Serengeti reconhecidas por associação de criadores de gatos são:

  • De amarelo a dourado com manchas pretas
  • Preto sólido
  • Cinzento-escuro com manchas pretas
  • Prateado com manchas pretas

As manchas do pelo curto e sedoso devem estar bem definidas e distanciadas umas das outras.

Corpo gracioso e equilibrado

Os Serengeti têm um corpo alongado e angular. Assim, com uma postura ereta e pernas compridas, estes gatos são muito graciosos. Além disso, são gatos fortes e musculosos, pois os criadores dão muito valor à condição física destes pequenos felinos.

Em termos de tamanho, os Serengeti pertencem à categoria dos gatos médios. As fêmeas pesam entre 3.5 e 5.5 quilos. Já os machos são ligeiramente maiores e pesam entre 6 a 7 quilos.

Orelhas

Os padrões do pelo e as grandes orelhas são aspetos característicos destes gatos. Ambos os aspetos herdados do seu antepassado direto, o gato oriental de pelo curto. Relativamente ao tamanho, as orelhas devem ter o comprimento da cabeça.

Por fim, estes gatos têm olhos redondos e amarelados assim como um pescoço comprido que se funde com a base do crânio sem se afunilar.

Personalidade: os Serengeti estão sempre por perto

Os gatos desta raça são seguros de si, amigáveis e carinhosos. No entanto, quando chegam à sua nova casa, estes gatos podem parecer tímidos. Mas uma vez ultrapassada a fase de adaptação que dura cerca de um ou dois dias, estes gatos perdem toda a vergonha. A partir daí, os Serengeti querem estar sempre ao lado dos donos e ajudar em todas as tarefas.

Na verdade, estes gatos têm a fama de não perder os donos de vista e de estarem presentes em todas as situações. Assim, não se surpreenda se o seu Serengeti for consigo à casa de banho!

Por fim, tal como o seu antepassado, o gato oriental de pelo curto, também o Serengeti é um gato muito falador.

Cuidados a ter com um Serengeti

Os Serengeti são gatos pouco exigentes em termos de cuidados, visto que estes pequenos felinos já não sofrem grande influência dos seus antepassados selvagens, o Gato-Leopardo.

Na verdade, é na personalidade e comportamento que as características do Gato-Leopardo se manifestam com mais intensidade. Assim, é conveniente que os donos de um Serengeti tenham alguma experiência na educação e treino de gatos.

É também importante sublinhar que estes são gatos muito ativos que precisam de ter bastantes oportunidades para se exercitarem. Desse modo, a casa ideal de um Serengeti tem um quintal ou jardim seguro onde ele possa brincar à vontade. No entanto, estes pequenos felinos também vivem felizes num apartamento. Nesse caso é importante que eles tenham acesso a uma varanda protegida para apanharem ar fresco e observar o que os rodeia.

Tal como os Bengal, os Serengeti também gostam muito de água. Se tiver possibilidade de instalar um pequeno lago no jardim ou uma piscina bastante resistente na varanda, vai fazer o seu Serengeti extremamente feliz.

Alternativas para trepar em casa

A sua casa deve também estar equipada com arranhadores que permitam ao seu gato trepar e saltar. Os gatos adoram trepar para locais elevados em casa e observar tudo o que se passa à sua volta. De vez em quando substitua ou acrescente objetos para trepar. Desse modo, o seu gato não se sente entediado.

Na loja online zooplus encontra várias alternativas de arranhadores grandes ou arranhadores de teto que de certeza vão encantar o seu gato.

Bom companheiro para crianças e outros animais de estimação

Os Serengeti são gatos que por norma se dão muito bem com outros animais. No entanto, os donos devem planear e supervisionar a aproximação dos animais. Eles devem ter tempo para se conhecerem e se habituarem uns aos outros.

Estes gatos são igualmente conhecidos por gostarem de crianças. Na realidade, no caso do Serengeti são as crianças que por vezes não se dão bem com a personalidade tempestuosa destes pequenos felinos.

Pelo simples de tratar

O pelo curto dos Serengeti é fácil de tratar. Por exemplo, estes pequenos felinos não precisam de ser escovados regularmente. No entanto, eles gostam de receber atenção e por isso apreciam as sessões de escovagem.

Saúde: gatos saudáveis e robustos

Os gatos da raça Serengeti são considerados robustos. Não sendo conhecida nenhuma doença especificamente ligada a esta raça. O único problema de saúde que parece ser mais comum nestes gatos é o surgimento de pedras nos rins.

No entanto, naturalmente os Serengeti também podem apanhar as doenças normais dos gatos e também parasitas. Assim, estes gatos devem ser vacinados tal como qualquer outro gato. Além disso, devem também ser desparasitados regularmente.

Encontrar o seu Serengeti

Se está decido a ter um Serengeti na família prepare-se para um processo mais longo do que o normal. Na verdade existem poucos criadores desta raça na Europa e portanto, não é fácil encontrar gatinhos.

Qual o valor de um Serengeti?

Nos EUA, onde está a maioria dos criadores desta raça, os Serengeti custam entre 600 e 2000 dólares, ou seja, entre 500 e 1.700 euros. O valor varia de acordo com o criador e também com a idade do gato.

Pode também encontrar anúncios na internet com gatos Serengeti à venda. No entanto, deve ter muito cuidado com este tipo de ofertas. Antes de tomar qualquer decisão deve certificar-se que está a lidar com um criador sério, que põe o bem-estar e saúde dos seus gatos em primeiro lugar.

História e criação do Serengeti

Contrariamente ao que o nome indica, o Serengeti não tem origem na África oriental, mas nos EUA, mais concretamente na Califórnia. Em 1994, a criadora de gatos Karen Sausman começou a tentar criar uma raça de gatos semelhantes ao Serval, um felino selvagem que vive em África.

Assim, o Serengeti é uma raça ainda jovem. The International Cat Association (TICA) aceitou o registo da raça e por isso estes gatos podem participar em competições. No entanto, a raça é por agora considerada provisória.

Conclusão

Os Serengeti impressionam pela sua elegância, pelo seu lado selvagem e a sua personalidade carinhosa. No entanto, em Portugal e mesmo na Europa existem poucos criadores desta raça exótica e recente, o que torna mais difícil ter um destes pequenos felinos na família.


Bärbel Edel
Profilbild von Magazin-Autorin Bärbel Edel

I am a journalist, love animals and have already researched the relationship between humans and dogs during my folklore studies. A few years ago I adopted a tomcat from the Munich animal shelter. Elvis was the reason to start my cat blog "Lieblingskatze" and also to deal with animals in a journalistic way. With my articles I would like to help people understand their pets better.


Os nossos artigos mais relevantes
11 min

Persa

Os gatos persas são das raças mais populares, antes de adotar um gato persa fique a saber: Que cuidados ter; Personalidade; Alimentação e muito mais.
12 min

Bosque da Noruega

O bosque da Noruega conquista facilmente o coração de toda a gente graças ao seu aspeto selvagem e personalidade genuína.