Tornar a varanda segura para gatos

Tornar a varanda segura para gatos: use uma rede de proteção

Há muito que ver de uma varanda! Uma rede protege o seu pequeno felino contra quedas

Tem uma varanda? Então facilmente consegue transformar este espaço num oásis de ar fresco e divertimento para o seu gato. Como a segurança está em primeiro lugar é preciso tomar algumas medidas. Saiba como tornar a varanda segura para gatos.

Qual a importância de ter uma varanda segura para gatos?

Assim que chega a primavera as pessoas saem de casa para aproveitar o bom tempo. Os nossos animais de estimação também anseiam pela nova estação que afasta o frio e o mau tempo.

Se tem uma varanda pode facilmente fazer seu gato muito feliz, pois um espaço aberto no apartamento tem muito a oferecer:

· O seu gato tem ar fresquinho todos os dias.

· Com o seu sensível nariz, o gato cheira o ar e o vento e assim consegue perceber melhor o que se passa ao seu redor.

· Na varanda o gato consegue aperceber-se das alterações que as estações do ano trazem e tem uma vida mais diversificada.

· Há sempre qualquer coisa a acontecer na rua. Por exemplo, os pássaros ou insetos que voam por ali, pessoas que passam ou outros ruídos. E tudo isto aguça todos os sentidos dos gatos.

· Na própria varanda há muita coisa para o seu pequeno felino descobrir.

No entanto, para que o gato desfrute ao máximo da varanda é importante tomar algumas medidas. Assim, antes de tudo é preciso tornar a porta da varanda e a própria varanda segura para gatos. Por mais que se diga que os gatos caem sempre em pé e que por isso nada lhes acontece isto nem sempre é verdade. Infelizmente são muitos os gatos que caem de varandas e ficam seriamente magoados.

Rede de proteção para gatos: tornar a varanda segura para gatos

Um dos elementos mais importante para tornar a sua varanda segura é instalar uma rede de proteção. Assim impossibilita que o seu gato caia para o exterior. A rede deve ser à prova de rasgos, intempéries e raios ultravioletas. Além disso os buracos da rede devem ser pequenos para que o seu gato não consiga passar entre eles.

A rede de proteção também pode ser colocada noutros locais, como janelas. Também consegue fazer um pequeno parque de diversões para gato no seu quintal utilizando uma rede de proteção para gatos e uma estrutura de metal adequada.

© rhoenes / stock.adobe.com

O tamanho da malha da rede

Para ter a certeza que o seu gato está seguro é essencial pensar bem no tamanho da malha da rede de proteção que vai comprar.

Assim, se o seu gato for jovem e ágil, a malha da rede deve ter entre 2 e 4 centímetros. Por outro lado, gatos mais velhos ou mais gordinhos estão seguros com uma rede com malha de 5 centímetros. Assim, uma rede de proteção impede que mesmo os gatos mais determinados consigam escapar e que outros gatos entrem em casa acidentalmente.

Instalação da rede de proteção para gatos

Estas redes podem ser instaladas de várias formas de acordo com as características da varanda e do prédio. A maior parte coloca-se facilmente com buchas, camarões e linhas de fixação. No entanto, se morar numa casa alugada fale com o senhorio antes de pôr a rede. Caso o seu senhorio não permita instalar a rede de forma permanente, felizmente ainda tem alternativas. Existem redes de proteção para gatos que se instalam com grampos e hastes telescópicas entre o corrimão da varanda e o teto ou o chão.

Alguns donos questionam-se se é possível tornar a varanda segura para gatos sem usar uma rede de proteção. Atualmente não existem alternativas à proteção que uma rede oferece. No entanto pode escolher uma cor para a rede e torná-la mais discreta na sua varanda. Além disso pode usar plantas para decorar esse espaço que desviam a atenção da rede.

Dicas para montar a rede de proteção para gatos

Em primeiro lugar verifique se a varanda não tem buracos por onde um gato possa passar.

  • Não estique a rede.
  • A rede deve ser colocada a uma altura que não permita ao gato saltar por cima.
  • Se a varanda não tiver cobertura é importante proteger a parte superior. Para tal coloque a rede com um ângulo de 45º, deste modo os gatos não conseguem saltar para fora da varanda.

Como tornar a varanda o local de eleição do seu gato

Uma varanda segura para gatos não se resume à rede de proteção. Idealmente este espaço ao ar livre é um local onde o gato se sente totalmente à vontade. Para atingir este objetivo é importante planear que objetos vai colocar na varanda.

Plantas não perigosas para gatos

Em primeiro lugar deve eliminar qualquer fonte de perigo da varanda. Assim, ao escolher plantas opte por aquelas que não são tóxicas para os pequenos felinos. Caso contrário, os vasos de plantas devem ser à prova de gatos. A propósito, os fertilizantes são prejudiciais aos gatos. Assim, guarde este tipo de material fora do alcance do seu pequeno felino.

Exemplos de plantas adequadas para gatos: Além da erva para gatos e valeriana, também pode ter bambu, alfazema, papiro guarda-chuva entre outras. Todas as outras plantas devem estar inacessíveis aos gatos. Com alguns brinquedos pode desviar a atenção do seu gato das suas belas plantas.

Tornar a varanda segura para gatos: Os gatos podem passear
Ao escolher as plantas para a sua varanda certifique-se que estas não representam um perigo para o seu gato.

Acessórios para uma varanda especial

Existem acessórios que não são essenciais para a varanda, mas que fazem as delícias dos pequenos felinos. Assim, para o bem-estar total do gato, a varanda deve ter locais de sombra onde ele possa dormir nos dias quentes. Especialmente no verão os gatos gostam muito de dormir em locais frescos. Além disso o seu gato deve estar sempre hidratado. Por isso ele deve ter na varanda uma fonte de água fresca.

Como todos sabemos, os gatos gostam de afiar as unhas regularmente. Para evitar que ele use a rede de proteção ou outros objetos da varanda para este fim considere comprar um arranhador de exterior. Assim vai fazer o seu gato especialmente feliz, pois um arranhador costuma ser também um excelente posto de vigia de onde ele pode observar tudo o que o rodeia.

Por fim lembre-se que os gatos adoram o conforto. Assim, para que ele possa relaxar pode pôr na varanda uma floreira de madeira e plantar erva para gatos. É um local onde ele se pode deitar ou divertir-se a comer a erva. Se a sua varanda for pequena pode colocar uma confortável cama para gatos.

Tornar a varanda segura para gatos: momentos de diversão para toda a família

Com estas dicas transforma a sua varanda num local seguro para gatos e deixa que ele aproveite o ar livre. Não existem limites para as possibilidades que uma varanda oferece, por isso inspire-se na internet ou junto de amigos.

Depois da varanda pronta pode desfrutar do bom tempo e do ar fresco com o seu gato e a sua família. Com a chegada da primavera pode aproveitar para arranjar a sua varanda e criar aquele sítio especial onde pode desfrutar das tardes de sol e calor.

Os nossos artigos mais relevantes