German rex

Escrito por Bärbel Edel
german rex de olhos azuis

Os gatos da raça german rex estão disponíveis em todas as cores e padrões.

O german rex é uma das poucas raças de gatos com pelo encaracolado. É considerada uma raça amigável, dedicada às pessoas e de personalidade tranquila. Porém, a história da sua criação não deixa de ser problemática.

Aspeto: o pelo ondulado é característico da raça

A característica que mais distingue o german rex é o seu pelo encaracolado ou ondulado. Já que não tem camada superior de pelo, este é relativamente curto e é bastante sedoso e macio ao toque.

Os bigodes desta raça de gatos são também curvos e mais curtos do que o normal.

O pelo encaracolado do german rex deve-se, na verdade, a um defeito genético. O gene mutante é herdado de forma recessiva. Isto significa que nem todos os german rex têm "caracóis". Ou seja, também existem exemplares com pelo liso. No entanto, estes não são usados para criação.

Aliás, o desenvolvimento dos caracóis não fica totalmente completo antes dos dois anos. Portanto, no caso dos gatinhos, o pelo pode ser ainda mais macio do que o dos animais adultos.

As associações de criadores de gatos reconhecem todas as cores de pelo e padrões no german rex.

O german rex é um gato indicado para pessoas alérgicas?

À partida, pessoas alérgicas a pelo de gato devem conseguir tolerar bem o contacto com estes gatinhos. No entanto, se é alérgico e pretende adotar um gato, deve, por precaução, testar-se atempadamente.

Sabia que?
Não é exatamente o pelo do gato que desencadeia reações alérgicas em determinadas pessoas. Por outro lado, devemos culpar certas proteínas na saliva do gato, que entram em contacto com o pelo quando o animla se lava. Na maior parte dos casos, trata-se da proteína "Fel d 1".

Gatos de raça média de porte musculado

Além do seu pelo fora do comum, a aparência do german rex é a de um gato doméstico normal. São elegantes mas musculados, com pernas delgadas e patas ovais. As orelhas são arredondadas nas pontas e a cabeça é também redonda. Além disto, também os olhos de tamanho médio são redondos. As maçãs do rosto são fortes e a base do nariz tem uma ligeira reentrância.

Quanto pesa um german rex?

As fêmeas pesam entre três a quatro quilos, enquanto os machos podem pesar até cinco quilos.

german rex castanho-claro de perfil
Os bigodes curtos são claramente notórios neste gato german rex.

Os conhecedores da raça dizem que são gatos muito amigáveis. Consideram-se orientados para as pessoas e sociáveis. Na verdade, o german rex adora sessões extensas de mimos junto dos donos. Além disso, pode ser muito carinhosos.

Em geral, o german rex é uma raça de gatos muito calma. Tal como todos os gatos, estes animais gostam de ambientes variados com várias oportunidades para brincar, correr e trepar.

Na loja online da zooplus encontra uma grande variedade de arranhadores para gatos e brinquedos para gatos para o seu german rex.

Devido ao seu temperamento tranquilo, o german rex encaixa bem como gato de apartamento. Ao mesmo tempo, tal como todos os gatos de interior, também o german rex se deleita com uma varanda segura onde possa apanhar algum ar fresco.

Por outro lado, também ter o german rex como gato de exterior. Se assim for, assegure-se que o animal consegue entrar dentro de casa sempre que possa quando está frio. O seu pelo encaracolado não é especialmente denso, pelo que a raça é mais sensível ao frio do que gatos de pelo "normal".

O german rex raramente perde pelo e não exige muitos cuidados. Embora não necessitem de escovagens regulares, estes gatos apreciam a atenção que os cuidados com o pelo proporcionam.

Conselho: ter vários gatos

Os german rex não gostam de estar sozinhos. Gostam de estar perto de pessoas e também da companhia de outros gatos. Portanto, é recomendado ter outros gatos além do german rex.

Os gatos desta raça também se dão bem com crianças e cães.

Os cuidados com estes gatos são extremamente simples. Porém, um problema é o facto de a consaguinidade acompanhar esta raça desde o início. Atualmente, ainda se falam de casos de incesto. Os descendentes de progenitores próximos têm tendência para estar adoentados e contam com uma esperança de vida menor do que a dos gatos domésticos vulgares.

Além disso, também o pelo curto e encaracolado é problemático. A camada superior de pelo não existe. Portanto, o pelo consiste, basicamente, na camada inferior. Os cientistas descobriram, entretanto, que esta camada inferior é mais fina do que a dos restantes gatos. Na verdade, cada pelo não tem mais do que 65% da grossura normal. Além disso, têm metade do comprimento.

A mutação do german rex pode fazer, ocasionalmente, com que o pelo se parta.

Função limitada dos bigodes

As vibrissas (ou bigodes) são um importante órgão sensorial dos gatos. Permitem-lhes orientar-se no escuro e também sondar o terreno e apanhar presas. Porém, no caso dos german rex, as vibrissas são frisadas e mais curtas, pelo que a sua função é bastante afetada.

Não se recomenda uma proibição geral da criação desta raça, mas sim uma alteração no padrão da raça. Portanto deve ser evitada a criação com gatos cujos bigodes são acentuadamente mais curtos ou curvos.

Este patudo de pelo encaracolado conquistou o seu coração e gostava de adotar um, ou mesmo vários, gatos german rex?

Quanto custa um german rex?

Os german rex estão disponíveis a preços algo difrentes. A gama de preços junto dos criadores vai desde os 650 aos 2000 euros.

É inegável que um gato com pelo encaracolado é realmente qualquer coisa de especial. Porém, pondere se tem mesmo que adotar um german rex a um criador. Afinal, está a encorajar a "produção" de gatos com problemas de saúde.

Portanto, o melhor é adotar um german rex a uma associação protetora de animais. Aí encontrará gatos de todas as raças e, com alguma sorte, também um german rex.

História e criação

O nome "rex" é oriundo da criação de coelhos. Ou seja, coelhos com pelo semelhante ao do german rex são chamados coelhos rex.

Além do german rex, existem outras raças de gatos rex com estrutura de pelo particular:

Outra raça de gatos com pelo encaracolado mas com um contexto genético diferente é o LaPerm.

Um gato de pelo aos caracóis chamado Lämmchen e que viveu com a médica Rosa Scheuer-Karpin em Berlim é considerado o antepassado do german rex. Em 1957, o Lämmchen deu pela primeira vez à luz gatinhos com este tipo de pelo. E o pai era o seu filho Fridolin. Acabou por ter mais gatinhos de pelo encaracolado com outro dos seus filhos. Foi assim que a criação das raças rex se estabeleceu noutros países.

Portanto, a história das origens da raça mostra que a consaguinidade esteve presente desde sempre. Por vezes, com consequências graves para a saúde dos animais.

De resto, existem apenas duas raças de gatos de origem alemã: o gato alemão de pelo longo e o german rex.

Conclusão

Com o seu pelo encaracolado, o german rex é um verdadeiro fenómeno entre os gatos. E não só é bonito como tem um temperamento adorável.

No entanto, devido a problemas de saúde específicos da raça, não deve apoiar a sua criação. Aconselhamo-lo a procurar em gatis ou associações protetoras de animais por esta beleza de caracóis.


Bärbel Edel
Profilbild von Magazin-Autorin Bärbel Edel

Sou jornalista e adoro animais. Um dos meus interesses é a relação entre os seres humanos e os cães. Há alguns anos adotei o Elvis, um gato que vivia num abrigo para animais em Munique. E assim comecei o meu blog "Lieblingskatze", no qual também escrevo sobre animais numa perspetiva jornalistica. Com os meus artigos quero ajudar as pessoas a entender melhor os seus animais de estimação.


Os nossos artigos mais relevantes
11 min

Persa

Os gatos persas são das raças mais populares, antes de adotar um gato persa fique a saber: Que cuidados ter; Personalidade; Alimentação e muito mais.
12 min

Bosque da Noruega

O bosque da Noruega conquista facilmente o coração de toda a gente graças ao seu aspeto selvagem e personalidade genuína.