Coelho rex

Os coelhos rex encontram-se entre as mais populares raças de coelhos, lado a lado com o coelho anão e com o angorá. Belos e de pelo aveludado, encantam tanto criadores como amigos dos animais. Se pretende adquirir um coelho rex é fundamental estar atento ao estado de saúde dos animais e à forma como é feita a criação. Neste artigo irá aprender tudo o que precisa acerca dos cuidados de saúde, da manutenção e da esperança média de vida de um coelho rex, além de como reconhecer animais saudáveis.

Coelho rex: o básico

Os coelhos rex são uma raça de coelhos de pelo curto e devem parte da sua popularidade ao seu pelo elegante e aveludado. Pertencem ao grupo das raças de porte médio, oscilando o seu peso entre 3-4,5 kg, e às de criação mais massiva. Os castor rex deram origem à raça e devido à tonalidade castanha e sedosa do seu pelo são igualmente conhecidos por “rei dos castores”. O cruzamento entre diversas raças de coelhos tornou possível, ao longo do tempo, o surgimento de novas cores, e que pertencem à categoria de pelo curto. Neste grupo incluem-se os azul-acinzentado rex chin, os rex dálmata e os vermelho-amarelados rex amarelos. Além das categorias de peso normal (3 kg) a grande (4,5 kg), os rex pequenos e os rex anão não ficam de fora, sendo criados da mesma forma.

História

O coelho rex tem as suas origens em França. Em 1919, um agricultor francês, na aldeia de Louché-Pringé, encontrou em duas ninhadas diferentes vários coelhos com pelo particularmente curto e denso. O pároco da localidade ficou bastante entusiasmado com a descoberta e adotou os coelhos para criação. Apresentou-os pela primeira vez em 1924 com a designação castor rex. Proveniente do latim, o nome significa “rei dos castores” e remetia para o pelo castanho e selvagem do animal. O castor rex foi uma verdadeira sensação e depressa foi adquirido por criadores. Com o passar do tempo, foram desenvolvidas novas cores no contexto da criação.

Aparência e espécies

Quais as características distintivas do coelho Rex?

O corpo desta raça de pelo curto é ligeiramente alongado, embora, idealmente, deva apresentar a mesma largura nas zonas anterior e posterior. A cabeça parece-nos mais comprida, em comparação com as raças de pelo normal. Os machos, em especial, têm uma cabeça forte e marcante e bochechas espessas. As orelhas bem próximas e peludas estão rigorosamente alinhadas e podem alcançar os 12 cm de altura. Quanto às patas, são fortes e de tamanho médio. O seu pelo curto cria uma ilusão de ótica: o coelho rex parece mais elegante que os espécimes de pelo normal, pois o seu pelo não tem mais do que 2 cm, tornando a sua silhueta mais visível, tal como o seu pescoço. O pelo destes coelhos deve ser de tal maneira forte e grosso que apenas muito lentamente regressa à sua posição original quando é escovado no sentido oposto do seu crescimento. A textura sedosa da pelagem é obtida pela grossura dos pelos (tipo barba) e pela sua densa camada interna, e que em nenhuma circunstância podem ser ondulados nem encaracolados.

Raças de coelho rex

Além do castor rex e do seu pelo castanho original, estão atualmente disponíveis inúmeras outras cores, obtidas ao longo de décadas de criação do coelho rex. Apresentamos alguns exemplos:

  • Rex chin (cor semelhante à do coelho chinchila)
  • Rex azul (cor semelhante à do coelho azul de Viena)
  • Rex dálmata (pelo com pintas, semelhante ao da raça de cães dálmata)
  • Rex amarelo (pelo vermelho e amarelo, semelhante ao coelho dourado da Saxónia)
  • Rex preto (cor semelhante à do coelho preto de Viena)
  • Rex Havana (pelo chocolate negro, semelhante ao coelho Havana)
  • Rex feh (azul claro com um toque acastanhado)
  • Rex Japonês (preto e amarelo, com correspondência ao coelho japonês)
  • Rex Russo (branco com manchas pretas ou azuis na zona das orelhas, focinho, patas e cabeça)
  • Rex Marten (pelo azul ou castanho, tal como os coelhos Marten)

Peso

Os coelhos rex pesam em média 3,5 kg. Em relação ao peso mínimo, falamos de 2,75 kg, ao passo que os de maior porte podem chegar aos 4,5 kg. Por outro lado, os coelhos rex anão não pesam mais do que 1,2-1,5 kg.

Esperança média de vida

Tal como muitas outras raças de coelhos, os rex vivem em média 8 a 12 anos.

Temperamento

Quais as características de temperamento que distinguem o coelho rex?

O coelho rex tem imensa vitalidade e é vivaz e bem-humorado. São considerados animais curiosos, ativos e animados. Se por um lado se revelam bastante apegados aos donos, não deixam de mostrar timidez. Um coelho rex é apropriado como animal de estimação desde que mantido da forma apropriada, tal como, no fundo, qualquer outra raça de coelhos. No entanto, nunca é demais lembrar, especialmente às crianças, que os coelhos não são brinquedos de peluche. Apresentam capacidade de adaptação, mas como dono deve ser paciente, pois conviver com um coelho não é o mesmo que com um cão ou um gato.

Os coelhos são animais de hábitos e não toleram muita informação nova ao mesmo tempo. Aproxime-se sempre suave e cuidadosamente do seu coelho rex, já que são animais assustadiços, sensíveis ao barulho e ao movimento.

Cuidados

Por que motivo não se deve manter coelhos em solidão?

À semelhança das lebres e dos coelhos, também os da raça rex são exemplares extremamente sociáveis. Preferem viver em família, em grandes grupos, optando por uma vivência tranquila. Assim sendo, nunca deverão ser mantidos sozinhos, mas sim aos pares ou, melhor ainda, em grupos maiores. Se optar por uma dupla, aconselhamos a adoção de uma fêmea e de um macho. Caso opte por um grupo maior, a aquisição de dois machos, no máximo, e de um maior número de fêmeas é o que resulta melhor.

Manter os coelhos rex no interior ou no exterior?

É possível ter coelhos rex no interior de um apartamento, desde que mantidos da forma adequada. Porém, é fundamental providenciar-lhes suficientes oportunidades para se exercitarem, seja no jardim ou numa divisão ampla da casa. Para tal, são bastante úteis os parques e recintos, acessórios que protegem os animais de hipotéticas fontes de perigo, como cabos elétricos, plantas venenosas, entre outros. São de evitar os cheiros intensos, como o fumo de cigarro, perfumes e outras fragrâncias.

Os coelhos adoram o ar livre. Se optar por manter o seu coelho rex no exterior, o ideal é existir uma zona delimitada com um recinto de grandes dimensões. A ausência da camada de subpelo torna-os particularmente sensíveis ao frio, pelo que no inverno é importante estarem bem isolados e protegidos no exterior, além de ingerirem alimentos mais calóricos. Coelhos rex com pelo pouco saudável, fino e com falhas não devem ter acesso ao exterior no inverno. Não esquecer que no jardim os parques e vedações deverão ser automaticamente maiores.

Dica: os coelhos Rex precisam de um período de habituação ao exterior lento e gradual. Além disto, animais que vivam todo o ano no exterior não devem ser trazidos para o interior aquecido da casa. Os choques térmicos são prejudiciais para a sua saúde.

Qual o equipamento básico para um coelho rex?

Uma característica comum às várias raças de coelhos é o seu enorme desejo de movimento e o coelho rex não é exceção. O pré-requisito para adotar um destes animais é ter disponível um espaço amplo para lhe proporcionar suficiente liberdade de movimentos. De acordo com as diretrizes das associações protetoras dos animais, a superfície disponível não deve ser inferior a 4m2 para um par de coelhos.

Se a saída para o recinto não for possível todos os dias, a gaiola deve ser maior. Além disto, uma casa para cada coelho e com duas saídas deve ser disponibilizada, pois podem ocorrer disputas territoriais. Os coelhos apreciam também tocas e esconderijos onde se sintam seguros. Tanto para o interior como para as saídas para o exterior deve ser ponderada a instalação de um abrigo e de outros acessórios que permitam suficientes oportunidades de movimento. Os coelhos adoram roer e cavar e por isso tanto ramos como galhos são parte do equipamento básico da gaiola.

Descubra o equipamento básico:

Encontra tudo o que precisa para o seu coelho rex na loja para roedores da zooplus!

Dica: Para que uma criança possa cuidar autonomamente de um coelho, deve ser supervisionada por um adulto até aos 12 anos, sobretudo enquanto o alimenta e cuida da sua higiene.

Cuidados

Como cuidar corretamente de um coelho rex?

Os coelhos rex são, geralmente, de fácil manutenção, pois não requerem quaisquer cuidados especiais. De qualquer modo, examine as suas grandes orelhas após as saídas exteriores. A gaiola ou o cercado devem ser limpos regularmente e reabastecidos com comida e água suficientes.

É importante cuidar e prestar atenção aos animais de estimação todos os dias, mesmo quando estão no exterior. Se por um lado está a fortalecer os laços entre dono e animal, por outro lado tem oportunidade de avaliar o seu estado de saúde. Deve também cortar-lhes as unhas uma vez por mês e vaciná-los anualmente contra infeções virais, como a mixomatose e a doença hemorrágica viral dos coelhos (DHV). A despesa anual com a vacinação, cerca de 50 euros por coelho, deve ser tida em conta no momento da adoção de um coelho rex.

Alimentação

Qual a dieta de um coelho rex?

A par dos apropriados cuidados e condições de criação, a nutrição apropriada dos coelhos rex é também fulcral para o seu bem-estar. Apenas com alimentos de elevada qualidade, repletos de vitaminas e minerais, é possível assegurar a robustez destes roedores. A base da alimentação é o feno e certifique-se de que o coloca fresco e em quantidades suficientes no dispensador, seja verão ou inverno. Para que não apodreça, o feno é disponibilizado seco. Aconselhamos a compra de feno de qualidade, como o dos prados das montanhas ou com ervas, em lojas especializadas.

Água fresca em quantidades generosas é igualmente essencial na gaiola. Além disto, a ração é um excelente complemento para uma dieta equilibrada. Relva fresca, ervas e ramos de faia, ácer, bétula, aveleira e ainda de macieiras e pereiras sem tratamentos químicos são snacks muito populares entre estes animais domésticos. Em relação a fruta e vegetais, cenouras, funcho, aipo, alface, maçã e pera não tratados são algumas das recomendações. Diversifique a alimentação e ofereça pequenas quantidades ao longo do dia. Lave bem todos os alimentos. Comida com bolor, congelada e de produção industrial são exemplos do que nunca deverá chegar ao comedouro de um coelho rex.

Comprar um coelho rex

Encontrar nas lojas de animais comuns um coelho rex de raça pura é bastante improvável. Em alternativa, dirija-se a um abrigo para animais, locais onde os coelhos rex são muitas vezes entregues e onde aguardam por uma nova oportunidade de serem adotados.

Se não quer esperar ou se pretende adquirir exatamente um coelho de pelo curto, tem a opção de contactar um criador de coelhos rex. Antes de avançar para a compra, é fundamental atentar à seriedade e profissionalismo do criador. Observe as condições em que os animais são criados e tente averiguar a presença de hipotéticas doenças, fruto, em muitos casos, de situações de consanguinidade. Situções como pestanas deformadas e pelo áspero têm um impacto muito negativo no tato dos coelhos rex. Além disto, animais provenientes de criações duvidosas apresentam frequentemente pelo fino e com falhas e ainda pele pouco saudável, características que os tornam menos resistentes a temperaturas baixas.

Os nossos artigos mais relevantes

Furão

Está a pensar comprar ou adotar um furão? Conheça as características deste animal, tipo de alimentação, cuidados de saúde etc.

Hamster

Conheça as características dos hamsters e os cuidados que deve ter.

Ouriço pigmeu africano

Os ouriços estão entre animais domésticos e exóticos. Saiba como os pode adotar e que cuidados deverá ter com a sua alimentação, saúde entre outros.