Furão

está a pensar comprar ou adotar um furão?

Tem um furão como animal de estimação ou está a pensar comprar um? Estes pequenos animais têm vindo a tornar-se mais e mais populares. Os furões não são os animais domésticos mais convencionais, pelo que deve considerar alguns factos antes do momento da compra ou adoção!

Aparência

Os furões têm um corpo alongado e delgado, encimado por uma cabeça pequena. Os machos são bem maiores e pesados do que as fêmeas: os primeiros podem chegar aos 60 cm de comprimento e pesar 1900 gramas, ao passo que as fêmeas oscilam entre os 25 e os 40 cm de comprimento e pesam entre 600 a 1000 gramas. A cauda destes animais pode alcançar os 19 cm de comprimento. Os furões têm pernas curtas, mas fortes, e 5 dedos em cada pata. A cor do pelo depende da raça e pode diferir bastante. Com as condições de vida adequadas, os furões podem viver entre 8 e 10 anos.

frettchen

Ter um furão como animal de estimação

Aqui ficam 5 valiosas informações e dicas que o irão ajudar:

  1. Os furões podem manter-se dentro de casa ou numa gaiola ou aviário no exterior
  2. Estes animais precisam, no mínimo, de 3 horas diárias de movimento em liberdade
  3. Os passeios no jardim ou no parque são essenciais – sempre com a trela!
  4. Os furões são muito ativos e só se deixam amestrar até certo ponto
  5. São animais que não devem ser mantidos sozinhos. Precisam de pelo menos um outro companheiro da sua espécie!

O que comem os furões?

Os furões são animais carnívoros e a sua dieta deve ser pensada nesse sentido. Sumariamente, a sua alimentação deve ser tão variada quanto possível. Quaisquer restos de comida que o animal deixar devem ser removidos da gaiola, impedindo-o assim de ingerir comida estragada. Disponibilize comida 2 a 3 vezes por dia em diferentes momentos. Água fresca deve estar disponível em permanência.

 

Existem rações específicas para furões, e de grande qualidade, embora estes possam também ingerir comida para gato. A percentagem de proteína na dieta dos furões deve ser, no mínimo, de 30%. Quanto ao teor de hidratos de carbono, estes não devem ultrapassar, no conjunto da alimentação, os 30%. Já a percentagem mínima para as matérias gordas é 15%. A quantidade diária recomendada de comida húmida oscila entre as 90 e as 130 gramas e entre as 25 e as 35 gramas para ração. Uma dieta exclusivamente à base de carne é possível – porém, se não forem tidas em conta as doses necessárias de minerais e vitaminas, poderão surgir carências nutricionais. A  ingestão de carne de porco é de evitar, dada a possibilidade de transmissão de doenças infeciosas.

frettchen

Gaiola ideal para furões

Os furões são animais muito curiosos e brincalhões e precisam de se exercitar entre 2 a 3 horas por dia, no mínimo. Assim sendo, é recomendável adquirir mais do que um animal. Sem supervisão, os furões estão expostos a diversos perigos nos apartamentos e o melhor é que sejam colocados nas gaiolas quando os donos não estão em casa. As dimensões mínimas das gaiolas são de 1,5 por 0,80 por 0,80 metros; serão necessariamente maiores de acordo com o número de animais. Além do comedouro e do bebedouro, outros acessórios básicos para a gaiola são a casa de banho, a casa ou cabana, mantas para se aconchegarem, camas de rede e suspensas para treparem e criarem oportunidades de brincadeira.

Cuidados de saúde

Os furões devem ser vacinados anualmente, pelo menos contra a raiva e a cinomose. Altamente recomendada é a vacinação em 5 doses, também usual entre os cães.

 

Antes de comprar um furão informe-se detalhadamente acerca das suas características e necessidades, não só pela leitura de livros especializados, mas também trocando ideias com donos de animais desta espécie. Os clubes e grupos de interesse são igualmente boas fontes de informação.

Todos os produtos de que necessita para o seu furão, como acessórios de cuidado e higiene ou brinquedos podem ser encontrados na loja para roedores da zooplus.

Os nossos artigos mais relevantes
Está a pensar comprar ou adotar um furão? Conheça as características deste animal...
Conheça as características dos hamsters e os cuidados que deve ter.