Gato alemão de pelo longo

Escrito por Bärbel Edel
Gato alemão de pelo longo em pé no campo

Um gato alemão de pelo longo num passeio à descoberta do mundo.

A raça gato alemão de pelo longo ou gato deutsch langhaar é uma raça bastante rara. Na verdade, é uma pena que esta raça não seja mais conhecida, pois estes gatos são bonitos, muito sociáveis e não exigem cuidados muito intensos. Os gatos desta raça originária da Alemanha têm o pelo longo e brilhante e também um físico muito harmonioso.

Aspeto: pelo farto e corpo musculoso

À primeira vista, o gato alemão de pelo longo faz lembrar o gato siberiano por causa do pelo farto e da bela constituição física destes gatos. No entanto, o deutsch langhaar é um parente mais próximo do gato persa.

Em termos de tamanho, o gato alemão de pelo longo faz parte das raças de tamanho médio. Assim, as fêmeas pesam entre 3.5 e 5 quilos e os machos entre 4 e 6 quilos.

O pelo do deutsch langhaar

Esta raça distingue-se pelo seu pelo, cujo comprimento varia entre médio e longo. Além disso, o pelo tem um aspeto particularmente sedoso. No inverno, a camada de pelo interna torna-se bastante densa e fofa.
Tal como o gato siberiano ou o Maine Coon, o gato deutsch langhaar tem um colar de pelo mais comprido ao redor do pescoço. A cauda destes gatos é espessa devido ao pelo que também se encontra entre as almofadas das patinhas. Por fim, o pelo que cobre a zona posterior das patas de trás é mais comprido. Em termos de cores, esta é uma raça bastante variada, pois todas as cores e desenhos são possíveis. Do mesmo modo, todas as cores de olhos são possíveis.

Corpo harmonioso e equilibrado

Além do pelo, os gatos desta raça chamam à atenção pelo seu corpo bem equilibrado, em que os vários membros estão em perfeita harmonia entre si. De acordo com os criadores, o corpo destes gatos é longo e “retangular” e as pernas musculosas são de tamanho médio. Além disso, o pescoço e o peito são musculosos e bem desenvolvidos. A cauda é de comprimento médio e as patas são grandes e arredondadas.

A cabeça destes pequenos felinos tem igualmente uma forma arredondada, pois é ligeiramente mais longa do que larga. O focinho é claramente demarcado, e vistos de perfil estes gatos apresentam a zona do nariz ligeiramente arqueada.

As orelhas de tamanho médio são largas na base e vão afunilando terminando com pontas arredondadas. As orelhas estão bem separadas uma da outra. Os olhos grandes e ovais dão a sensação de estarem ligeiramente inclinados e também estão relativamente distantes um do outro. Assim, o deutsch langhaar tem um ar muito amigável, atento e curioso.

Personalidade: calmo e sociável

O equilíbrio e harmonia do físico destes gatos espelha perfeitamente na sua personalidade. Os gatos desta raça são muito sociáveis e procuram a companhia dos donos e são, ao mesmo tempo, muito tolerantes e flexíveis.

Estes gatos não são exigentes nem têm comportamentos exuberantes. Na verdade, apesar da sua origem nobre, os deutsch langhaar são gatos totalmente normais.

Cuidados: uma raça perfeita para ter em casa

Dada a sua personalidade simples e amigável, estes gatos são excelentes companheiros para famílias que vivem em apartamentos. No entanto, como qualquer gato, também os gatos alemão de pelo longo gostam de apanhar ar. Assim, o apartamento ideal para estes gatos tem uma varanda segura de onde eles possam observar o que se passa lá fora. Claro, que se tiver um jardim ou quintal, pode também deixar que ele saia.

Estes gatos são excelentes companheiros para crianças, visto que adoram brincar e receber festinhas. Por fim, o gato deutsch langhaar também se costuma dar bem com cães.

Pelo que não precisa de muitos cuidados

Apesar da pelagem dos gatos deutsch langhaar ser comprida e densa, estes pequenos felinos não costumam ficar com o pelo embaraçado. Assim, regra geral eles não precisam da ajuda dos donos para cuidar do pelo. A exceção é a altura da mudança do pelo na primavera. Nessa altura, é aconselhável escovar o seu pequeno felino duas a três vezes por semana.

Fora isto, cuidar de um gato alemão de pelo longo é muito simples. Naturalmente, como qualquer outro gato, ele adora que brinque com ele e que lhe dê miminhos.

Na loja online zooplus encontra brinquedos para gatos que satisfazem as necessidades e gostos de qualquer pequeno felino.

Saúde: o gato alemão de pelo longo é robusto

Os criadores desta raça de gatos deram especial atenção a questões de saúde e por isso selecionaram para a criação gatos saudáveis. Além disso, garantiram também uma grande diversidade genética. Assim, os gatos deutsch langhaar são muito robustos e até hoje não foram identificadas doenças típicas da raça.

No entanto, estes gatos podem apanhar as doenças comuns dos gatos. Assim, não se esqueça de desparasitar regulamente o seu gato e de lhe dar as vacinas indicadas. Por fim, leve o seu gato uma vez por ano ao veterinário para verificar o seu estado de saúde geral.

Onde comprar um gato alemão de pelo longo?

Está encantado com estes gatos fofinhos e carinhosos e quer ter um na família? Em Portugal não é fácil encontrar criadores desta raça certificados. No entanto, fazendo uma pesquisa na internet encontra facilmente criadores na Alemanha que cumprem todas as normas de criação. Entre em contato com o criador, pois atualmente não é difícil trazer um destes pequenos felinos para Portugal.

Qual o valor de um gato deutsch langhaar?

Criadores sérios e responsáveis pedem entre 900 a 1.000 euros pelos seus gatos.

Antes de tomar uma decisão, informe-se o mais possível sobre o criador e sobre as condições em que os gatos e gatinhos vivem. Um criador que se sinta orgulhoso do seu trabalho não terá qualquer problema em responder às suas questões e em dar-lhe todas as informações que pedir. Verifique também todos os documentos do seu gatinho e nunca aceite gatos com menos de 12 semanas de vida. Além disso, os gatinhos devem estar vacinados, com chip e desparasitados antes de serem entregues à sua nova família.

Evite adquirir um gato através de anúncios na internet que não estão associados a criadores certificados. Nesses casos, os gatos podem ser criados em condições desadequadas e a seleção dos gatos para procriar pode não corresponder aos padrões da raça.

História do gato alemão de pelo longo

Só existem duas raças de gato originárias da Alemanha: Rex Alemão e gato alemão de pelo longo ou gato deutsch langhaar.

Antigamente a criação de gatos de pelo longo era um hobby de pessoas mais abastadas, visto que os gatos de pelo longo eram, regra geral, mais caros. No entanto, no fim do século 19 a grande maioria dos gatos de pelo longo tinham um corpo e cabeça muito semelhantes aos gatos domésticos comuns. A grande diferença era o pelo longo. Com o passar do tempo, as preferências dos donos alteraram-se os gatos persa de focinho mais achatado começaram a ganhar popularidade e a população de gatos de pelo longo decresceu significativamente.

Nos anos 30 do século 20, o zoólogo Friedrich Schwangart decidiu criar gatos de pelo longo. Para diferenciar os seus gatos da raça de gatos persa, deu-lhes o nome de deutsch langhaar. No entanto, a criação destes gatos foi interrompida durante a segunda guerra mundial e só foi retomada no início do século 21. Em 2012, a World Cat Federation, uma associação internacional de clubes de gatos, reconheceu oficialmente o gato alemão de pelo longo como uma raça independente.

Conclusão

Dadas as suas características, o gato deutsch langhaar poderia ser considerado uma versão do gato europeu de pelo curto. No entanto, esta raça de gatos de pelo sedoso e macio, de corpo harmonioso e personalidade simples e carinhosa é uma raça em si. Quem procura um gato para a sua família encontra com certeza nestes pequenos felinos o companheiro ideal.


Bärbel Edel
Profilbild von Magazin-Autorin Bärbel Edel

Sou jornalista e adoro animais. Um dos meus interesses é a relação entre os seres humanos e os cães. Há alguns anos adotei o Elvis, um gato que vivia num abrigo para animais em Munique. E assim comecei o meu blog "Lieblingskatze", no qual também escrevo sobre animais numa perspetiva jornalistica. Com os meus artigos quero ajudar as pessoas a entender melhor os seus animais de estimação.


Os nossos artigos mais relevantes
11 min

Persa

Os gatos persas são das raças mais populares, antes de adotar um gato persa fique a saber: Que cuidados ter; Personalidade; Alimentação e muito mais.
12 min

Bosque da Noruega

O bosque da Noruega conquista facilmente o coração de toda a gente graças ao seu aspeto selvagem e personalidade genuína.