Maine Coon

O Maine Coon tornou-se uma das raças de gatos mais conhecidos no mundo e desfruta de uma popularidade crescente. Provavelmente isto deve-se à sua naturalidade, robustez e grande caráter.

As origens do Maine Coon

O Maine Coon tem um aspeto muito semelhante ao do Bosque da Noruega, mas por oposição a este, é oriundo do estado americano de Maine, nos Estados Unidos da América. Há muitas lendas sobre as suas origens, incluindo que se trata de uma mistura de gato e guaxinim, o que é biologicamente impossível. A teoria mais provável é a que indica que os gatos foram levados em barcos de imigrantes com a finalidade de caçarem ratos e ouros roedores e, assim, chegaram à América. O Maine Coon caiu no esquecimento durante algum tempo, mas tornou-se famoso novamente na década de 1950 e passou a ser apresentado em exposições de raça.

Sabia que o Maine Coon também é conhecido como o primeiro gato de exposições da América?

Os habitantes de Maine tinham muito orgulho nos seus invulgares gatos e estavam convencidos de que eram mais inteligentes, mais rápidos, mais fortes e, portanto, melhores do que os outros gatos. Já no século XVIII, começaram a comparar os seus gatos Maine Coon com os das terras vizinhas, em festas populares rurais.

maine coon kitten

A personalidade do Maine Coon

Os Maine Coon são animais muito graciosos e sociáveis. Gostam de brincar e são inteligentes: até pode ensinar-lhes truques quando ainda são pequenos. Há relatos, relativamente a alguns "Coonies", que confirmam que estes gatos até conseguem aprender a ir buscar objetos. Ao contrário da maioria das raças de gatos, sabe-se que os gatos Maine Coon gostam de água. Se um Maine Coon é o único gato no lar, ele vai precisar de muita atenção por parte dos humanos. Além disso, o Maine Coon “fala” muito: o seu doce ronronar e arrulhar acompanham o dono durante o dia. Estes gatos são muito sociáveis e compatíveis com outros animais e com crianças. O Maine Coon adapta-se facilmente à rotina de ser um gato de interior e, portanto, é adequado para pessoas que trabalham fora de casa. No entanto, são muito alegres e ativos e, portanto, devem ter oportunidades suficientes para exteriorizarem a sua energia e entusiasmo.

A estrutura física do Maine Coon

O peso médio dos gatos Maine Coon é de 6 a 8 kg. As gatas devem pesar até 5 kg. O corpo é musculado e com peito largo. Também deve ser alongado e angulado. O Maine Coon pode atingir um comprimento de até 1,20 m. Têm orelhas grandes e pontiagudas que são tufadas no final. A pelagem do gato Maine Coon é impermeável. Tem um subpelo denso, pelo firme e uma cauda espessa, a qual deve ter aproximadamente o mesmo comprimento que o corpo. A cor da pelagem pode ocorrer em todas as variantes possíveis, exceto em dourado. As pernas do Maine Coon são fortes, musculosas, largas, de comprimento médio e bem proporcionadas. As patas são grandes, redondas e tufadas. Os tufos de pelo nas patas de alguns animais são tão longos que se projetam mais de 2 cm entre os dedos. É possível afirmar que não existe um padrão de raça muito específico para o gato Maine Coon. Tal vai diferir de acordo com o clube em particular ao qual o criador pertence, pelo que as diferenças entre os padrões da raça são diminutas. A polidactilia pode ocorrer em alguns gatos Maine Coon. Trata-se de um defeito genético que faz com que os gatos nasçam com seis ou sete dedos.

A atitude do Maine Coon

Conforme a utilidade que lhes era dada pelos antigos, os Maine Coon são caçadores talentosos. Estes gatinhos inteligentes geralmente gostam de ir buscar objetos e são grandes amantes da água. Portanto, não se surpreenda se o seu Maine Coon não falhar uma poça de água e se gostar de brincar no bebedouro. Além disso, os arranhadores e as tocas ou nichos de dormir devem ser adaptados ao enorme tamanho desta raça. É importante que tenham uma altura e estabilidade razoáveis. Pode ler mais sobre este assunto no nosso artigo sobre "Como escolher o arranhador adequado?". Embora os Maine Coon sejam considerados afetuosos, estes amigos felpudos precisam de oportunidades de retiro e, para tal, devem ter a sua própria casa de gato. É, igualmente, necessário que tenha atenção ao tamanho certo ao escolher a caixa de areia. Quanto maior, melhor e mais confortável para o gato! Os Maine Coon pode ser socializados com outros gatos sem apresentar problemas. Ao se relacionarem com outras raças, deve-se acautelar que também os outros gatos sejam de natureza amigável. Como os "Coonies" são muito enérgicos e movimentam-se muito, é necessário que lhe dê muitas atividades e que faça exercício suficiente, especialmente se for mantido como um gato de interior puro. Por exemplo, pode adaptar de forma segura uma varanda ou um terraço para o gato. Também é possível habituar um Maine Coon a usar coleira e trela, porém isso deve ser praticado gradualmente, com a devida antecedência, antes de se por em prática num passeio ao exterior. Do mesmo modo, os brinquedos, incluindo os brinquedos de inteligência, devem constar entre os acessórios do gato para entreter e desafiar esta raça astuta.

zwei maine coon liegen

Cuidados a ter com os Maine Coon

De facto, é de se esperar que a pelagem de um gato de pelo semi-longo exija uma manutenção intensiva. Porém, o pelo do Maine Coon, contra todas as expectativas, não necessita de muitos cuidados. Tal acontece porque os "Coonies" têm muito pouco subpelo e pelo semi-longo na zona exterior. Como resultado, os nós não se formam tão facilmente e, por isso, é suficiente pentear o pelo do Maine Coon uma vez por semana. Durante o período da muda de pelo, no entanto, deve ter um cuidado mais assíduo com a pelagem do seu gato. Não se esqueça também que os gatos que vão ao exterior devem ser vigiados para prevenir parasitas.

A dieta dos Maine Coon

Os Maine Coon são felinos de grande porte que têm um desejo igualmente grande de se movimentarem e são muito ativos. Consequentemente, estes felpudos necessitam de ter uma quantidade energética proporcional disponível. Há que considerar diferentes situações da vida que também desempenham um papel importante na dieta dos Maine Coon. Por exemplo, os gatos mais velhos precisam de uma quantidade diferente de nutrientes comparando com os gatos mais jovens. Especialmente com os gatinhos, deve-se ter cuidado para que o teor energético certo seja fornecido a fim de garantir o desenvolvimento ideal. O estado de saúde e o peso do patudo também influenciam a quantidade necessária de nutrientes. Ao escolher a comida do seu gato, procure ingredientes de qualidade. A proporção de carne deve ser sempre a maior. Por outro lado, os açúcares, conservantes, cereais e subprodutos de origem animal só devem estar presentes em pequenas quantidades. É natural que o seu amigo felpudo também goste de guloseimas, mas com a devida moderação. No fundo é importante que esteja atento ao peso do seu Maine Coon, porque o excesso de peso pode levar a problemas articulares dolorosos.

Deve também ter à disposição dos seus "Coonies" a relva que os gatos tanto apreciam. Ao cuidarem da pelagem, os gatos Maine Coon ingerem muitos pelos que formam bolas no estômago. A relva vai ajudá-los a expelirem naturalmente esse pelo, pois favorece o vómito.

A comida BARF e a comida caseira são outras alternativas de alimentar os gatos Maine Coon. Antes de decidir qual o método que pretende usar, deve informar-se bem para evitar qualquer tipo de deficiência nutricional. Lembre-se de nunca dar carne de porco crua, pois este alimento pode transmitir o vírus de Aujeszky. Cozinhe bem toda a carne antes de a dar ao seu felpudo.

Deve ter sempre água suficiente ao alcance do animal. Não deve dar leite ao seu gato, pois muitos são intolerantes à lactose. No entanto, o leite para gato especificamente produzido com um nível reduzido de lactose é, por norma, bem tolerado pelos gatos. Contudo, deve dá-lo apenas como um miminho, e não como um substituto da água.

Procura o melhor alimento para o seu gato Maine Coon? Escolha entre a nossa oferta de ração ou comida húmida. Descubra também a nossa oferta de alimentação específica para gatos Maine Coon.

Os nossos artigos mais relevantes

Bosque da Noruega

O bosque da Noruega conquista facilmente o coração de toda a gente graças ao seu aspeto selvagem e personalidade genuína.

British shorthair

Os british shorthair têm uma personalidade tranquila e equilibrada o que faz deles uma raça ideal para viver em família.

Maine Coon

Conheça as características da raça Maine Coon: o que deve comer, comportamentos, hábitos.