Gatos de apartamento: aspetos a considerar para ter um gato feliz

Gato deitado no sofá com uma almofada. Com alguns cuidados, os gatos de apartamento vivem felizes toda a vida

Os gatos de apartamento são muito felizes com os cuidados adequados

Os gatos são curiosos por natureza e por isso muitos gostam de ir dar um passeio pela vizinhança. No entanto, por questões de segurança isso nem sempre é possível. Se for esse o seu caso não se preocupe, os gatos de apartamento são muito felizes desde que tenha em atenção alguns pormenores.

Ter um gato num apartamento

Muitas pessoas consideram que para terem uma vida feliz os gatos devem poder sair de casa. No entanto, nem todos os gatos têm condições de saúde para isso. Além disso, nem todos os locais onde vivemos são seguros para os gatos. Por exemplo, se viver num prédio ou numa rua com muito transito, o seu pequeno felino não deve sair para dar um passeio. Em seguida damos algumas dicas e truques para deixar o seu gato completamente feliz e confortável vivendo em casa.

Viver numa casa alugada

Nem todos os senhorios gostam que vivam gatos nas suas casas. Assim, antes de ir buscar um gatinho certifique-se que o senhorio permite que tenha animais de estimação.

Um gato ou vários gatos?

Os gatos que passeiam sozinhos costumam conviver com outros gatos que vivem na vizinhança. No entanto, as relações entre os gatos na rua nem sempre são as melhores. Visto que os gatos são animais territoriais, alguns conflitos e lutas fazem parte da sua vida. Naturalmente, os gatos de apartamento não estão sujeitos a estas situações.

É por isso muitas pessoas acham que é melhor ter mais do que um gato. Especialmente quem trabalha o dia todo fora de casa e não gosta da ideia de deixar o seu pequeno felino sozinho tanto tempo.

Ter mais do que um gato pode ser realmente uma boa ideia, no entanto é fundamental que os gatos se deem bem. Para aumentar a probabilidade de que os gatos desenvolvam uma boa relação escolha animais com a mesma idade e do mesmo sexo. Também gatos da mesma ninhada costumam dar-se muito bem por toda a vida.

Gatos de apartamento: tamanho e organização da casa

O tamanho médio de um apartamento é muito inferior ao território que um gato em liberdade ocupa, que varia entre 3.500 e 25.000 metros quadrados.

Ainda assim, os gatos não precisam de viver num palácio. O que faz a diferença para os gatos de apartamento não é tanto o seu tamanho, mas antes o número de divisões e a organização geral. Assim, a regra é que o número de quartos seja pelo menos igual ao número de gatos. É comum os gatos precisarem de relaxar e para tal é importante viverem numa casa onde possam estar sozinhos sem serem perturbados.

Existem igualmente gatos mais assustadiços que outros. Se for esse o caso do seu pequeno felino, o seu apartamento deve ter tantas divisões quanto o número de pessoas e outros animais de estimação. Por exemplo, um casal que more num apartamento com 3 quartos só tem espaço para um gato medroso.

Vacinação dos gatos de apartamento

Geralmente os gatos de apartamento não têm contato com gatos estranhos. Por isso têm menos probabilidade de ficar doentes. No entanto, mesmo estes gatos devem ser vacinados contra por exemplo a raiva (vacina obrigatória) e contra a gripe felina, visto que podem apanhar estas doenças sem entrar em contato direto com outros animais.

Importante: a colocação de chip é obrigatória também para gatos. Basta um pequeno descuido para o seu gato se esgueirar para fora de casa e se perder. O chip permite a identificação do gato e do dono. Assim, se alguém encontrar o seu gato perdido tem como o devolver à sua casa.

Quais as raças de gatos mais adequadas para viver em apartamento?

Muitos gatos, especialmente os mais tímidos e assustadiços, não gostam nada da ideia de sair de casa. Estes pequenos felinos valorizam antes de mais a segurança e conforto da sua casa. Os gatos mais velhos ou com alguma deficiência também não devem sair de casa, visto não terem todas as suas capacidades físicas. Por fim, gatos com doenças, como por exemplo a chamada SIDA dos gatos, devem ser impedidos de sair de casa, dado o perigo de infetarem outros.

Além disso, um gato que viva em casa desde pequeno não vai sentir falta de ir à rua. Um caso diferente são gatos que tenham vivido na rua ou em quintas. Estes precisam de momentos de liberdade e não se sentem bem presos em casa todo o dia.

British Shorthair deitado junto à janela. Os British Shorthair são excelentes gatos de apartamento
Com um temperamento calmo, o Britisch Shorthair é um excelente gato de apartamento.

Gatos de apartamento: as raças mais indicadas

Se um gato vive ou não feliz num apartamento depende muito da sua personalidade e das suas preferências. No entanto, algumas raças são mais indicadas que outras para levarem uma vida calma num apartamento.

Raças de gatos com personalidades mais calmas, como por exemplo o British Shorthair, vivem tranquilamente em casa sem precisar de ir à rua. Os Persa também não se sentem particularmente atraidos pelo que se passa fora de casa. Não é por acaso que está é uma das mais populares raças de gatos de apartamento.

Já gatos da raça Sphynx devem mesmo ficar em casa. Estes gatos sem pelo são muito sensíveis às variações de temperatura e aos raios UV, e também fazem feridas com facilidade. Assim, para terem uma vida sem sobressaltos, os Sphynx não devem passear pela vizinhança.

Os gatos da raça Singapura medem cerca de 20 centimetros na cernelha. Assim, estes são os gatos mais pequenos do mundo e por isso são adequados para uma vida em casa. Estes pequenos felinos têm grande dificuldade em se defender dos gatos maiores que possam encontrar na rua e por isso não devem sair. No entanto, os Singapura têm muita energia e precisam de muita atividade e brincadeiras

Mobiliário para gatos de apartamento

Como mencionado acima o tamanho de uma casa é muito mais pequeno do que o território natural dos gatos. Assim é importante ter a casa organizada para responder às necessidades do seu pequeno felino.
Por exemplo, os gatos adoram poder observar o que os rodeia do alto. Por isso para os gatos de apartamento terem a possibilidade de controlar o que se passa compre um arranhador alto ou instale na parede plataformas de escalada.

Coloque estes objetos na sala onde a família passa mais tempo. Pois os gatos gostam de estar perto dos donos e não num local isolado. Os arranhadores também cumprem outra função importante para os gatos: permite-lhes afiar as unhas. Assim, um arranhador também protege os seus móveis de arranhadelas indesejáveis.

Os gatos também precisam de locais isolados onde possam relaxar. Se tiver um nicho ou um cilindro em casa dá a possibilidade ao seu pequeno felino de se recolher quando quiser. Para variar dê ao seu gato uma caixa de cartão que não use. Os gatos adoram brincar e esconder-se em caixas de cartão.

Naturalmente, uma caixa de areia faz parte do mobiliário para o seu gato. Coloque a caixa num local calmo mas de fácil acesso, pois os gatos não gostam nada de se sentir encurralados.

Confirme que a sua casa é segura para gatos

Antes do seu gato chegar a casa verifique se a casa é segura. Por exemplo, algumas plantas comuns nas nossas casas são na verdade venenosas para gatos e por isso não devem estar de forma alguma ao alcance do seu pequeno felino. Tenha também atenção a janelas basculantes onde os gatos podem ficar presos. Por fim, arrume produtos tóxicos, medicamentos e alimentos em locais a que o seu gato não tenha acesso.

Além disso, habitue-se a deixar a tampa da sanita sempre para baixo. Verifique também se o seu gato não se escondeu na máquina de lavar ou na secadora antes de as ligar.

PT_NL_footer_mobile

Varandas seguras para gatos

O ideal para um gato que não sai à rua é viver numa casa com varanda. Assim, o seu pequeno felino tem acesso a ar fresco e pode observar pássaros, insetos e o movimento da rua. No entanto, os gatos podem facilmente cair das varandas e magoar-se com gravidade. Assim, instale uma rede para gatos. Atualmente existem vários tipos de redes para gatos e algumas são de instalação fácil que não implica fazer furos nas paredes.

Leia da zooplus Magazine o artigo Tornar a varanda segura para gatos para mais detalhes sobre este tema.

Gato com cana de brincar. Os brinquedos são muito importantes para manter os gatos de apartamento ocupados e felizes.

Como entreter os gatos de apartamento

Os gatos são caçadores natos. Mas infelizmente para eles, nas nossas casas não existam presas que possam caçar, talvez apenas uma ou outra mosca. Assim, os donos devem dar aos seus gatos alternativas para eles se manterem ativos e ocupados.

Para que os gatos de apartamento sejam felizes é aconselhável ter vários brinquedos em casa e ir variando as brincadeiras. As bolas são brinquedos clássicos que podem atirar para o seu gato correr atrás. As canas de brincar são também excelentes brinquedos que podem manter um gato ocupado durante horas. E naturalmente os gatos adoram ratos de brincar que se assemelham a presas reais.

Se não tiver muito tempo disponível para brincar com o seu pequeno felino, um brinquedo de inteligência é uma excelente alternativa para o manter ocupado. Estes brinquedos têm cavidades e depressões para colocar guloseimas ou croquetes de ração que o seu gato tem que retirar com as patas.

Na loja zooplus para gatos encontra uma enorme variedade de brinquedos para gatos.

Vantagens e desvantagens dos gatos de apartamento

Apesar dos gatos serem animais que gostam de sair de casa, existem também muitas vantagens para os gatos que ficam em casa:

  • Os gatos de apartamento não correm o risco de ser atropelados ou feridos.
  • Como não têm contato com gatos estranhos, os gatos de apartamento não entram em disputas e por isso são mordidos ou arranhados.
  • O risco de os gatos de apartamento apanharem doenças infeciosas é muito menor. Além disso, também têm menos probabilidade de apanharem pulgas, carraças ou parasitas internos.
  • Os donos vivem descansados pois sabem onde o seu pequeno felino está.

Assim, podemos concluir que um gato de apartamento tem uma vida mais segura. No entanto, ter um gato sempre em casa também tem desvantagens:

  • Os gatos mexem-se menos e por isso têm mais tendência a ter peso a mais.
  • Sem poderem andar livremente, os gatos de apartamento não exercitam o seu instinto de caçador.
  • Os gatos são totalmente dependentes dos donos. Assim, eles precisam dos donos para comer, beber água, ter a caixa de areia limpa e para brincar.

Em conclusão, os gatos de apartamento têm uma vida muito feliz desde que a sua casa responda a todas as suas necessidades. Hoje em dia com a enorme variedade de acessórios e brinquedos para gatos que existe no mercado, os donos facilmente conseguem tornar a sua casa um excelente espaço para os seus pequenos felinos.

Os nossos artigos mais relevantes