Plantas tóxicas para gatos This article is verified by a vet

Plamtas tóxicas para gatos: existem várias plantas comuns que são tóxicas para os gatos

Nem todas as plantas são tóxicas para os gatos

Tem um jardim cheio de belas plantas por onde o seu gato passeia calmamente? Então com certeza já o encontrou muito entretido a mordiscar algumas plantas. Infelizmente, este cenário relaxante pode ser enganador, porque algumas plantas são tóxicas para os gatos. Descubra neste artigo quais as plantas tóxicas para gatos!

Quais são os sintomas de envenenamento nos gatos?

Os sintomas de envenenamento dependem da quantidade de substância tóxica ingerida, assim como da substância em si. No entanto os sintomas típicos são:

  • Aumento da salivação
  • Vómitos
  • Diarreia
  • Convulsões ou mesmo paralisia
  • Falta de ar ou arritmia cardíaca, em situações mais graves

No entanto, se o seu gato ingerir uma grande quantidade de uma planta tóxica ele pode mesmo morrer. Assim, se suspeitar que o seu gato comeu uma dessas plantas leve-o ao veterinário imediatamente, pois a sua saúde está em risco.

Quais são as plantas tóxicas para gatos?

Plantas de interior tóxicas

As gramíneas chamam particularmente à atenção dos gatos. A razão é simples, os gatos precisam de comer estas plantas para conseguir expulsar mais facilmente as bolas de pelo. Assim, para fazer o seu gato feliz talvez tenha de sacrificar uma das suas plantas. Mas antes de decidir qual veja quais as plantas que deve banir da sua casa e da sua varanda:

Nome Características
Agave As folhas carnudas desta planta irritam as mucosas do seu pequeno felino.
Ficus benjamina A ingestão desta planta provoca irritação nas mucosas, vómitos e diarreia nos gatos.
Árvore da borracha Infelizmente esta popular planta de interior é tóxica para os gatos.
Hortênsia As hortênsias são levemente tóxicas para os gatos.
Oleandro Esta planta é altamente tóxica para os gatos. No entanto, o seu sabor muito amargo não lhes agrada.
Todos os tipos de orquídeas Muito venenosas. Regra geral a ingestão de uma pequena quantidade desta planta é suficiente para causar problemas sérios ao gato.
Flor-do-Natal Esta popular planta de inverno é extremamente tóxica para crianças, cães e gatos.
Plantas tóxicas para gatos: Se o seu gato está a salivar demais ou se vomitou é possível que tenha comido algo tóxico, por isso deve levá-lo imediatamente ao veterinário.
Se o seu gato está a salivar demais ou se vomitou é possível que tenha comido algo tóxico.

Plantas tóxicas para gatos no jardim

Se o seu gato passeia no jardim, com certeza fica entusiasmado quando chega a primavera e todas as plantas começam a florir. No entanto, não deixe que o seu pequeno felino se aproxime das seguintes plantas:

Nome Características
Aloé A toxina aloína presente nas folhas é tóxica para a maioria dos animais de estimação.
Cíclame Contém saponinas, uma substância tóxica que causa dificuldades respiratórias, assim como perigosos problemas circulatórios.
Hera A ingestão desta planta causa aumento da salivação e vómitos. Na pior das hipóteses o gato apresenta cãibras e paralisia.
Fetos Os fetos, por exemplo a samambaia, contêm a enzima tiaminase que é nociva para a medula óssea dos animais e seres humanos.
Syringa (Lilás) Muitas partes desta planta como por exemplo a casca e as flores são tóxicas para os gatos.
Jacintos O bolbo destas plantas é especialmente tóxico.
Espécies de crocus Estas belas plantas são infelizmente altamente tóxicas para os gatos. A substância picrococina causa problemas no sistema digestivo e por vezes sintomas de envenenamento ainda mais graves.
Lírio do vale As flores e frutos desta planta contêm glicosídeos que causam arritmias graves em gatos. Assim, se um gato ingerir uma quantidade grande desta planta pode sofrer uma paragem cardíaca fatal.
Narcisos A ingestão desta planta causa graves problemas motores assim como desconforto no estômago.
Filodendro Esta planta é altamente tóxica para os gatos e afeta especialmente os rins.

Porque é que os gatos gostam de comer plantas?

Nas suas sessões de higiene os gatos acabam por engolir muitos pelos. Em seguida, os pelos misturam-se com a saliva e formam-se bolas de pelo no estômago que podem ser relativamente grandes. Como seria de esperar este problema afeta principalmente os gatos que têm pelo comprido. Se as bolas de pelo são muito grandes e por isso não passarem para os intestinos, o gato acaba por as vomitar.

Os gatos comem plantas para tornar este processo mais rápido. Além disso as fibras de plantas ainda jovens e não tóxicas são muito úteis para evitar perigosas obstruções intestinais. Pode ajudar o seu gato tendo plantas adequadas para ele, como por exemplo cereais recém-plantados ou erva-gateira, que pode comprar em pequenos vasos. Assim também evita que o seu gato se aventure a comer outras plantas que possa ter em casa.

Deve ter igualmente cuidado com as folhas das gramíneas que põe à disposição do seu pequeno felino. Estas folhas devem ser macias e não afiadas. Caso contrário as folhas podem ferir a boca do seu gato ou ficar presas no estômago.

Saiba mais sobre as melhores ervas para gatos no nosso artigo Qual é a erva gateira mais apropriada?

Um ponto alto do dia para muitos gatos: Comer erva gateira seca

Plantas não tóxicas para gatos

Os gatos adoram comer algumas espécies de plantas não tóxicas. Entre estas destacam-se as seguintes:

1. Erva gateira

Esta planta é muito conhecida entre os donos de gatos, pois deixa a maioria dos gatos particularmente felizes ou relaxados. O efeito revigorante desta planta atrai muito os gatos que gostam de brincar ou deitar-se sobre ela. Encontra esta planta ao natural, mas também em brinquedos para gatos ou em outros acessórios, como por exemplo arranhadores.
Por fim, alguns gatos são completamente indiferentes a esta planta. Ainda não se conhece a razão para esta diferença de comportamento.

2. Tomilho de gato

A fragrância do tomilho de gato (Teucrium marum) é muito atraente para os gatos, ainda que para muitos donos o aroma das flores roxas seja um pouco demais. A maioria dos gatos gosta muito desta planta mesmo seca. Por fim, o tomilho é uma planta mediterrânea que se dá muito bem no nosso clima e pode tê-la em casa mesmo em vasos.

3. Valeriana

A valeriana (Valeriana officinalis) desperta igualmente o interesse de muitos gatos, que adoram rebolar sobre ela e emitem miados de prazer. Os especialistas também desconhecem as causas deste comportamento dos gatos.

Na loja online zooplus encontra divertidos brinquedos para gatos com valeriana.


Franziska G., veterinária
Franziska G.

Estudei medicina veterinária na Universidade Justus-Liebig em Gießen, onde pude ganhar alguma experiência em vários campos, como medicina para pequenos e grandes animais, medicina exótica, farmacologia, patologia e higiene alimentar. Desde então, não trabalhei apenas como autora veterinária. Também trabalhei na minha tese, que foi influenciada cientificamente. O meu objetivo é proteger melhor os animais contra patógenos bacterianos no futuro. Além do meu conhecimento, partilho as minhas próprias experiências como dono de um cão e, assim, consigo entender e dissipar medos e problemas, bem como outras questões de saúde animal.


Os nossos artigos mais relevantes