Sphynx

gato Sphynx

gato Sphynx

A Sphynx é uma raça de gatos cuja característica principal é o facto de não ter pelo. Esta tem vindo a ganhar popularidade nos últimos anos.

Origem dos Sphynx

Já desde a Antiguidade que se encontram referências a gatos sem pelo. Os aztecas terão tido, há muitas décadas atrás, a companhia de gatos com esta particularidade. No entanto, os Sphynx têm a sua origem no Canadá, país onde têm vindo a ser criados de forma sistemática desde 1966. Estes terão sofrido uma mutação natural que foi posteriormente explorada pelos criadores.

Aparência dos Sphynx

Os Sphynx são gatos praticamente sem pelo, apenas cobertos por uma ligeira penugem. Além desta característica, são animais também conhecidos pelas suas orelhas grandes. Estes gatinhos pesam entre 3,5 a 7 kg, tratando-se de uma raça musculada e de tamanho médio. Os Sphynx estão disponíveis em diversas cores.

Personalidade dos Sphynx

Esta é uma raça muito afetuosa e inteligente. Idolatram os donos e podem ser algo intrusivos. Além disto, são animais muito sensíveis e fazem valer as suas vontades. Os Sphynx são sociáveis e adoram ser mimados tanto pelos seus semelhantes como pelos humanos.

Comportamento dos Sphynx

A falta de pelo dos Sphynx faz deles o centro das atenções. Não são os animais mais indicados para estarem ao ar livre, pois a sua temperatura corporal vai diminuindo ao longo do ano, necessitando, portanto, de permanecer em ambientes quentes. Desta forma, as suas necessidades calóricas encontram-se acima da média, precisando, então, de comer mais do que outras raças de gatos. Os Sphynx não apreciam estar sozinhos. Caso trabalhe e o animal tenha de ficar em casa sozinho, deve, sem dúvida alguma, arranjar-lhe um companheiro felino.

Cuidados de saúde

Um dos potenciais problemas desta raça é o seu pobre património genético, que pode levar a práticas de consaguinidade e a consequentes deficiências. A Associação Protetora dos Animais alemã proíbe este género de práticas, que enfraquece a raça.

Os nossos artigos mais relevantes

Bosque da Noruega

O bosque da Noruega conquista facilmente o coração de toda a gente graças ao seu aspeto selvagem e personalidade genuína.

Persa

Os gatos persas são das raças mais populares, antes de adotar um gato persa fique a saber: Que cuidados ter; Personalidade; Alimentação e muito mais.

British shorthair

Os british shorthair têm uma personalidade tranquila e equilibrada o que faz deles uma raça ideal para viver em família.