Os gatos podem tomar banho?

Os gatos podem tomar banho?

A maioria dos cães toma banho ou vai ao cabeleireiro regularmente. Mas os gatos podem tomar banho? Quais os cuidados com o pelo que devo ter com o meu pequeno felino?

Os cuidados com o pelo dos gatos

Os gatos são animais muito higiénicos e raramente ficam mesmo muito sujos. Isto porque os gatos passam grande parte do dia a tratar do seu pelo, e a limpeza que fazem é tudo menos superficial. Além disso, os gatos têm um instrumento ideal para a limpeza do pelo: a sua língua áspera.

As papilas gustativas da língua dos gatos terminam em pequenos espinhos pontiagudos e inclinados para trás. Assim, as papilas gustativas são úteis para caçar e também para comer. No entanto, esta estrutura da língua dos gatos não é apenas útil para tratar as presas, é também perfeita para limpar e lavar os pelos. A língua dos gatos consegue remover poeiras, pelos soltos e até mesmo parasitas do seu pelo.

Ainda assim, alguns gatos, especialmente os de pelo comprido, precisam de alguma ajuda dos seus donos para a manutenção do pelo. No entanto, os donos devem escovar os seus pequenos felinos de pelo comprido para remover os pelos mortos, não para os limpar. Assim, podemos concluir que os gatos raramente precisam de um banho.

Quando o seu gato precisa mesmo de um banho

Se o seu gato estiver mesmo muito sujo ou não se puder lavar por causa de algum acidente faz sentido dar-lhe banho.

Para isso deve ter a água em temperatura morna e usar um champô para gatos. Também o local do banho deve estar aquecido para o gato não ficar com frio. Por fim, deve secá-lo com uma toalha. Tenha cuidado durante o banho, porque a grande maioria dos gatos sente medo da água.

Na loja online zooplus encontra champôs especiais para gatos.

Os gatos podem tomar banho ou não?

Esta pergunta levanta uma enorme discussão, mas com poucos resultados. O facto é que os gatos quase não precisam de ajuda para tratar do seu pelo. Na altura da mudança do pelo ou em gatos com pelo comprido é aconselhável passar uma escova ou pente de vez em quando. Mas é preciso não esquecer que os nossos pequenos felinos costumam limpar o seu pelo sozinhos e são muito eficientes. Como seria de esperar, os gatos acabam por engolir algum pelo, mas regra geral esses pelos são expelidos naturalmente. Pode ajudar o seu gato no processo de expulsar as bolas de pelo dando-lhe pasta de malte ou erva gateira.

Por fim, se o seu pequeno felino resolveu tomar um banho de lama e não se consegue limpar, tire primeiro a lama seca com uma toalha húmida. Se ainda assim ele continuar sujo, o passo seguinte é o banho. Por outro lado, se os problemas forem parasitas no pelo, o mais aconselhável é procurar o seu veterinário. Existem várias formas de eliminar os parasitas sem necessidade de dar banho ao seu gato.

A regra no caso dos gatos é a seguinte: estes pequenos felinos são muito higiénicos e estão equipados para se manterem limpos e para tratarem do seu pelo. Além de uma escovadela de vez em quando, os donos raramente precisam de intervir na higiene do seu gato.

Desejamos que se divirta muito com o seu gato!

Os nossos artigos mais relevantes
4 min

A idade dos gatos

Descubra neste artigo como determinar a idade dos gatos, quantos anos vive um gato, e com que idade é que um gato se torna idoso?