Devon Rex

Os gatos da raça Devon Rex são raros. No entanto, dada a sua aparência fora do comum, são extremamente fáceis de identificar. O crânio é plano, as orelhas e os olhos muito grandes.

As primeiras reações aos gatos Devon Rex não foram positivas. De facto, algumas reações foram mesmo hostis. No entanto, as opiniões mudaram rapidamente por causa das características físicas muito especiais destes gatos. Além disso, o Devon Rex tem uma personalidade muito simpática e pode dizer-se que é um típico gato de família que também vive feliz num apartamento. Quem sabe um destes pequenos felinos não fará parte da sua família?

História

Esta raça de gatos com uma pelagem tão especial foi descoberta em 1960 em Buckfastleigh, Devon, Inglaterra. Quem encontrou o primeiro gato junto a uma mina de estanho desativada foi a inglesa Beryl Cox. Este pequeno felino tinha uma pelugem tricolor sobre branco. Encantada com o estranho gato, Beryl Cox tentou levá-lo para casa com a intenção de o procriar. No entanto, não conseguiu.

Mas a história não ficou por aí. Um dia, uma gata grávida entrou no seu jardim para aí ter a sua ninhada. Para espanto de Beryl Cox, no meio da ninhada estava um gato com pelo encaracolado. Encantada com o aspeto peculiar deste gatinho, Beryl adotou-o e chamou-o Kirlee. Este gato de cabeça especialmente larga e com bochechas proeminentes viria a ser o antepassado de todos os gatos Devon Rex.

O início da criação de Devon Rex

Beryl Cox entrou em contato com a primeira criadora de Cornish Rex, Sterling Webb. Kirlee cruzou então com uma gata Cornish Rex. A expectativa e curiosidade para ver os gatinhos era grande, pois, como se sabe, a natureza nem sempre se comporta como os humanos esperam. E esta vez não foi exceção. Todos os gatinhos nasceram com pelo liso! Assim, ficou claro que o Kirlee tinha um genótipo diferente. Ou seja, o Kirlee tinha o que viria a ser chamado gene 2 dos gatos Rex, e que define os Devon Rex. Por outro lado, os Cornish Rex têm o gene 1.

Concluiu-se também que o gene responsável pelo desenvolvimento do pelo encaracolado é recessivo. Assim, apesar de este gene ser sempre transmitido aos descendentes, o pelo encaracolado só se manifesta se ambos os progenitores tiverem o pelo encaracolado. Naturalmente, ao cruzar o Kirlee com uma gata de pelo liso, nenhum gatinho iria apresentar pelo encaracolado.

A associação norte-americana Governing Council of the Cat Fancy reconheceu em 1967 a raça Devon Rex. A esta seguiu-se a Féderation Internationale Féline em 1968 e a Cat Fanciers Association em 1979.

Aspeto

O pelo relativamente curto deste exótico gato vai desde frisado a encaracolado. A pelagem, por sua vez, é geralmente pouco densa no exterior, mas bastante mais densa na camada interior. Além disso, a densidade do pelo varia com a zona do corpo e com as estações do ano.

A classificação do Devon Rex como gato hipoalergénico não é consensual. No entanto, certo é que estes gatos perdem pouco pelo. Assim, têm menor probabilidade de provocar reações alérgicas nos seres humanos.

A cabeça destes gatos, com as suas orelhas grandes e crânio achatado, faz lembrar um duende. Os bigodes relativamente compridos e encaracolados também fazem parte da imagem de marca destes gatos. Por sua vez, a longa cauda dos Devon Rex é larga na base e vai-se estreitando até à ponta. Tal como o corpo, a cauda destes gatos também é coberta por pelo encaracolado. As pernas são longas e delgadas e as patas ovais. É também de salientar que a ligeira curvatura das pernas dos Devon Rex pode causar a impressão que tem as pernas arqueadas. Por fim, os Devon Rex podem apresentar qualquer cor ou padrão.

A personalidade dos Devon Rex

Um Devon Rex é um gato fiel e carinhoso, tornando-o um gato ideal para uma família. Além disso, estes gatos são brincalhões, divertidos, alegres, sociáveis e também calmos. No entanto, a sua curiosidade relativamente a tudo os rodeia é notória. A sua enorme propensão para brincar faz com que facilmente aprendam truques. Algumas características dos Devon Rex fazem lembrar os cães. Por exemplo, estes gatos são extremamente fiéis e adoram pessoas. Segundo a história, já o Kirlee apresentava comportamentos fora do comum. Por exemplo, diz-se que gostava de andar de trela como se fosse um cão.

Os Devon Rex são também bastante possessivos. Assim, quem tiver a sorte de partilhar a casa com um destes pequenos felinos vai rapidamente descobrir que ele o segue para todos os sítios. Por exemplo, vai encontrá-lo à mesa enquanto come, na sua cama quando dorme ou no seu ombro enquanto trabalha. Estes gatos adoram partilhar todos os aspetos da vida do seu dono. Assim, nunca estará sozinho, nem quando limpa a casa. Os Devon Rex são também conversadores, o que os torna excelentes companheiros.

Crianças também não são um problema para os Devon Rex. De facto, as crianças e estes gatos tornam-se geralmente grandes amigos. As brincadeiras são sempre bem-vindas, especialmente com as pessoas a quem o Devon Rex está mais ligado. Estes gatos são conhecidos pela sua energia e propensão para fazer palhaçadas. Assim, é aconselhável ter um arranhador onde ele possa trepar e brincar. Apesar de tudo isto, os Devon Rex são gatos independentes e que se entretêm bem sozinhos.

Alimentação dos Devon Rex

Em primeiro lugar, é muito importante que tenha água potável disponível para o seu gato em vários locais da casa. Além disso, o bebedouro não deve estar perto do comedouro. Pois em estado selvagem, os gatos comem e bebem em momentos distintos para a que resíduos de carne não contaminem a água. É também aconselhável ter uma fonte, pois este equipamento incentiva o seu gato a beber água. A ingestão regular de água é muito importante para prevenir infeções urinárias e para que os rins funcionem de forma saudável.

Os gatos Devon Rex têm uma certa propensão para desenvolver cáries e problemas nas gengivas à medida que crescem. Assim, é aconselhável escolher um tipo de alimentação que ajude a prevenir esta situação, como por exemplo, ração seca. A prevenção de doenças da boca é muito importante pois estas doenças podem afetar outros órgãos e originar doenças graves, como doenças renais.

Uma alimentação adequada deve conter também gordura de elevada qualidade. Se tiver alguma dúvida, consulte o seu veterinário, que é a pessoa mais competente para o aconselhar.

Apesar de óbvio para muitas pessoas, vale a pena frisar que comida para cães não deve ser dada a gatos. A comida para cães não é concebida para as necessidades dos gatos e nunca deve ser dada a gatos.

É provável que o seu Devon Rex o tente convencer a dar-lhe comida com frequência. No entanto, não ceda à pressão. Pelo contrário, dê ao seu pequeno felino apenas as quantidades recomendadas. Assim impede que ele ganhe peso a mais e que desenvolva doenças associadas. No entanto, os Devon Rex são gatos ativos, com um bom metabolismo e por isso conseguem queimar algumas calorias excessivas.

Cuidados

Os cuidados de que este gato com aspeto de duende precisa são muito simples. O mais importante para estes gatos é viver com uma família alegre e que o mime. No entanto, para que não venha a ter problemas de saúde é importante ter em consideração algumas especificidades desta raça.

Quando o escovar tenha cuidado para não arrancar pelos. Assim, a melhor escolha para tratar do pelo do seu pequeno felino é uma escova macia. Esta escova permite que o escove mais do que uma vez por semana. Desta forma, além de manter o pelo brilhante e sedoso, estimula a circulação sanguínea e fortalece o vínculo que tem com o seu gato.

Os Devon Rex não têm pelos nas orelhas e por isso não as lavam. Assim, é aconselhável que limpe regulamente os canais auditivos do seu pequeno felino.

É também muito importante ter em conta que a pelagem fina que cobre o corpo dos Devon Rex não os protege dos raios solares. Por isso, estes gatos têm propensão para sofrerem queimaduras solares.

Escolher o criador certo

Se procura um Devon Rex, o primeiro passo é visitar associações de recolha de animais. Apesar de estes gatos serem algo raros, é sempre possível que um tenha sido entregue para adoção.

Se preferir adquirir o seu pequeno felino a um criador, procure uma pessoa responsável. É simples identificar um criador de gatos sério, pois este pode sempre fornecer a árvore genealógica do seu futuro companheiro. Os gatos de criadores responsáveis são também seguidos por um veterinário. Assim, ao adquirir o seu Devon Rex, este deverá estar vacinado, desparasitado e com chip.

O seu novo amigo está a chegar! E independentemente de o adotar através de uma associação ou de o adquirir a um criador, vai de certeza ser muito feliz, com este gato engraçado e fiel.

Os nossos artigos mais relevantes

Persa

Os gatos persas são das raças mais populares, antes de adotar um gato persa fique a saber: Que cuidados ter; Personalidade; Alimentação e muito mais.

British shorthair

Os british shorthair têm uma personalidade tranquila e equilibrada o que faz deles uma raça ideal para viver em família.

Bosque da Noruega

O bosque da Noruega conquista facilmente o coração de toda a gente graças ao seu aspeto selvagem e personalidade genuína.