Gato Javanês ou Oriental Longhair

Escrito por Bärbel Edel
Gato Javanês cor de canela sobre fundo branco

O Gato Javanês pertence ao grupo de raças com pelo semi-longo. Uma característica que chama a atenção nestes gatos é a sua cauda peluda.

O Gato Javanês pertence à categoria dos gatos de pelo semi-longo. Esta raça também é conhecida como Oriental Longhair. Estes gatos distinguem-se por terem um corpo esguio, a cabeça com formato triangular, orelhas grandes e pelo muito sedoso. Assim, é fácil imaginar que o Gato Javanês é muito fofinho. Além disso, os gatos desta raça têm muita energia e são muito brincalhões.

Aspeto do Gato Javanês

Esta raça tem origem nos gatos siameses e por isso os seus representantes são de porte médio. Assim, uma fêmea pesa entre 3 e 4 quilos, enquanto o peso dos machos varia entre os 4 e os 5 quilos.

Tal como os siameses, o Gato Javanês é magro, mas com uma constituição harmoniosa e com músculos definidos. As patas traseiras são ligeiramente mais compridas do que as dianteiras e por isso as costas apontam para cima na zona da cauda.

O focinho típico do Oriental Longhair

Os gatos desta raça têm fortes parecenças com os Oriental Shorthair. Os gatos de ambas as raças têm uma cabeça triangular de onde estão implantadas as suas típicas orelhas. Além disso, o focinho é contínuo sem qualquer stop e sem o nariz arrebitado. Outras semelhanças são os olhos amendoados verde-claro. Os gatos brancos também podem ter olhos azuis. No entanto, entre estes alguns exemplares têm olhos bicolores (odd-eyed), ou seja, têm um olho azul e o outro verde.

Gato Javanês branco com fundo preto
Regra geral o Gato Javanês tem olhos verdes. No entanto, os gatos com pelo branco também podem ter olhos azuis.

Pelo do Gato Javanês

Os gatos desta raça têm pelo semi-longo muito sedoso e sem camada interior. Assim, o pelo fica junto ao corpo realçando os músculos e membros. Por outro lado, o pelo junto ao pescoço é mais longo e a cauda é bastante peluda.

O Gato Javanês pode ter várias cores sólidas, entre as quais:

  • Branco
  • Creme
  • Cor de chocolate
  • Preto
  • Bege
  • Azul (azul acinzentado)
  • Cor de canela

No entanto, muitos Gatos Javanês têm o pelo de várias cores formando padrões como por exemplo o padrão tabby. Alguns são também malhados ou tigrados. Estes pequenos felinos podem ainda ter uma marca em forma de M na testa.

Diferença entre raças de gatos de pelo longo e pelo semi-longo

Quando os gatos têm pelo longo, este além de comprido é muito macio. No entanto são poucas as raças de pelo longo, pois esta característica tem origem num gene recessivo. Assim, verdadeiros gatos de pelo longo são os Persa, British Longhair e o German Longhair. Raças como o Sagrado da Birmânia ou o Main Coon têm o pelo ligeiramente mais curto e por isso não devem ser incluídos na categoria dos gatos de pelo longo. O mesmo se passa com o Gato Javanês.

Personalidade do Gato Javanês: afável e carinhoso

Os gatos desta raça têm muita energia, são inteligentes e faladores. Assim, não costuma haver momentos de tédio nas casas onde vive um Oriental Longhair. Além disso, estes pequenos felinos são muito afetuosos e querem fazer parte de todas as atividades da sua família.

Quem tem um Javanês em casa deve ter tempo suficiente para brincar com ele e dar-lhe mimos. Estes gatos são sensíveis e facilmente se sentem ofendidos se não tiverem a atenção que precisam.

Uma atividade que pode experimentar com um destes pequenos felinos é o treino com clicker. É uma excelente forma de manter o seu gato ocupado e como se trata de uma raça muito inteligente ele rapidamente aprende novos truques.

Na loja online zooplus encontra uma enorme variedade de brinquedos para gatos e assim entreter o seu Oriental Longhair.

Gato Javanês deitado numa almofada a dormir
Os Oriental Longhair adoram miminhos!

Viver com um Gato Javanês

Se há alguma coisa que um Gato Javanês não gosta é de estar sozinho. Assim, se passa muito tempo fora de casa deve ter um companheiro para o seu pequeno felino.

O Gato Javanês encontra nos gatos da sua raça os seus melhores companheiros. Eles naturalmente sentem as mesmas necessidades e por isso dão miminhos um ao outro. Gatos de outras raças podem achar essa necessidade de proximidade excessiva e não responder bem.

Os gato desta raça também se dão muito bem com crianças e por isso são ótimos gatos de família. No entanto, dada a sua necessidade de exercício e energia nem sempre o Oriental Longhair é a melhor escolha para pessoas de idade.

Em termos de vivencia, estes gatos vivem bem como gatos de apartamento, mas também podem sair sozinhos. Como qualquer gato de apartamento, também estes gostam de ter acesso a um espaço ao ar livre, como uma varanda ou um jardim. Naturalmente, ambos os espaços devem estar devidamente protegidos para impedir acidentes ou fugas.

Em conclusão, desde que tenha tempo suficiente para brincadeiras e miminhos é muito fácil viver com um Gato Javanês. Em termos de cuidados basta escová-lo uma vez por semana. No entanto, se quiser pode escová-lo com mais frequência, ele de certeza que vai gostar dos seus cuidados.

Saúde: uma raça muito saudável

O Gato Javanês é uma raça muito robusta em termos de saúde e não apresenta doenças hereditárias associadas. O ponto fraco desta raça é a baixa tolerância ao frio devido à ausência de uma subcamada de pelo.

No entanto, tal como qualquer outro gato, o seu Oriental Longhair deve ir ao veterinário pelo menos uma vez por ano. Além disso, vacine-o contra as principais doenças dos gatos e fale com o seu veterinário sobre a desparasitação.

Com os cuidados adequados, a esperança média de vida destes pequenos felinos é de 15 anos.

Onde posso encontrar um Gato Javanês?

Descobriu que o Oriental Longhair é o gato dos seus sonhos? Então comece por procurar um criador. Esta raça também é conhecida como OLH ou Mandarin.

Uma vez encontrado um criador, em primeiro lugar certifique-se que está em presença de uma pessoa séria e responsável. Quando visitar o criador observe bem os gatinhos e também os pais. Verifique se todos os pequenos felinos vivem em condições adequadas e se têm um ar saudável. Por exemplo, gatos saudáveis são ativos e interagem uns com os outros. Assim, tente vê-los numa altura em que não estão a dormir.

Os gatos não devem ser retirados à mãe antes das 12 semanas de idade. Além disso, os gatinhos devem estar vacinados, desparasitados e com chip antes de serem entregues aos novos donos. O gato deve ter igualmente registo oficial. Se estas condições não se verificarem é aconselhável procurar outro criador.

Por vezes encontram-se na internet anúncios de Gato Javanês para vender. No entanto, estes supostos criadores muitas vezes não seguem os procedimentos de criação adequados e por isso não é uma boa alternativa.

Qual o valor de um Gato Javanês?

Criadores sérios desta raça pedem um valor de cerca de 1.000 euros por gatinho.

Pode também visitar associações protetoras de animais que acolhem gatos para adoção. Não é raro encontrar aí gatos de raça à espera de uma família. Esta é uma alternativa muito mais económica, já que geralmente as associações podem cobrar apenas uma pequena contribuição para cuidados de saúde. Além disso, está também a dar um bom futuro a um gatinho!

História do Gato Javanês

Contrariamente ao que o nome indica, os gatos desta raça nada têm a ver com a ilha de Java na Indonésia. Esta raça surgiu quando criadores norte-americanos tentavam criar uma variante dos Siameses com pelo mais curto. Destas tentativas surgiram duas raças chamadas Orientais com pelo mais longo: a Balinês, com zonas com pelo escuro, e o Gato Javanês, com pelo monocromático ou com padrão.

A Associação de criadores de gatos norte-americana The Cat Fancier’s Association (CFA) reconheceu em 1979 a raça Gato Javanês. Outras associações consideram que os gatos desta raça são variantes da raça Balinês.

Conclusão: Gato Javanês um excelente companheiro

Quem resolver ter um destes gatos na família fez uma excelente escolha. Estes pequenos felinos são extremamente bonitos e carinhosos. No entanto, para viverem felizes precisam que a sua família tenha tempo para eles.


Bärbel Edel
Bärbel Edel

I am a journalist, love animals and have already researched the relationship between humans and dogs during my folklore studies. A few years ago I adopted a tomcat from the Munich animal shelter. Elvis was the reason to start my cat blog "Lieblingskatze" and also to deal with animals in a journalistic way. With my articles I would like to help people understand their pets better.


Os nossos artigos mais relevantes
10 min

Persa

Os gatos persas são das raças mais populares, antes de adotar um gato persa fique a saber: Que cuidados ter; Personalidade; Alimentação e muito mais.
11 min

Bosque da Noruega

O bosque da Noruega conquista facilmente o coração de toda a gente graças ao seu aspeto selvagem e personalidade genuína.