Bombaim

Os Bombaim são gatos domésticos de pelo curto e bastante raros, especialmente na Europa. No entanto, estes gatos são extremamente fascinantes pois parecem uma pantera negra em tamanho pequeno. Se é um fã do grande felino preto e gostava de ter uma versão mini no seu sofá, o Bombaim é a melhor alternativa. Além disso, apesar de serem parecidos com as panteras negras, estes pequenos felinos são fofinhos e excelentes companheiros.

História e criação dos Bombaim

Nos anos 50 do século XX a criadora de gatos norte americana Nikki Horner decidiu desenvolver uma raça que fosse parecida com a pantera negra. Nikki Horner começou por cruzar um gato preto American Shorthair com um Burmês castanho escuro. No entanto, só em 1965, depois de vários cruzamentos de gatos Burmês, é que Nikki Horner conseguiu alcançar o seu objetivo. Nikki conseguiu um gato com pelo preto escuro e com olhos cor de cobre. Foi neste momento que nasceu a raça de gatos Bombaim, batizada pela própria criadora. No entanto, esta raça encantadora e amigável não foi logo reconhecida. Só em 1976 é que a Cat Fancier’s Association reconheceu a raça, seguida pela International Cat Association três anos mais tarde. No entanto, a FIFE – Federação Internacional Felina – ainda não reconheceu os Bombaim como uma raça de gatos.

Aspeto

Os Bombaim de raça pura caracterizam-se por ter pelo preto curto, liso e extremamente brilhante. Além disso não apresenta manchas brancas. De acordo com o padrão da raça estabelecido pela Cat Fancier’s Association os olhos dos Bombaim têm que ser grandes, arredondados e cor de cobre. Se com a idade a cor dos olhos do Bombaim mudar ele perde o estatuto de gato de raça pura, apesar de continuar a ser muito bonito. Conseguir gatos Bombaim com olhos cor de cobre é muito difícil. Assim, muitos destes gatos têm olhos dourados ou amarelo escuro. Apesar de estas cores de olhos também serem aceites, os gatos com olhos cor de cobre são os mais procurados.

Os belos olhos dos Bombaim estão bastante afastados. Por seu lado, as orelhas são tendencialmente pequenas, arredondadas, estão bem separadas uma da outra e inclinam-se ligeiramente para a frente. A cabeça é bastante larga e arredondada, uma herança do seu antepassado American Shorthair. Por outro lado, o focinho é relativamente curto com uma ligeira depressão nasofrontal. Por fim, a ponta do nariz é arredondada e o rinário, a área sem pelo à volta das narinas, e a zona envolvente dos olhos devem ser pretas.

O pelo característico dos Bombaim

De acordo com os padrões da raça, os Bombaim só são puros se os pelos forem preto escuro desde a raiz até à ponta. Assim, muitos criadores só consideram que o gato é um Bombaim de raça pura se o pelo for preto escuro e se na sua árvore genealógica não constar nenhum antepassado Burmês. No entanto, é muito raro encontrar Bombains que apresentem estas duas características. Pode também acontecer que os gatinhos Bombaim nasçam com pelos castanho-avermelhados. No entanto, estes desaparecem à medida que o gato cresce.

O pelo dos Bombaim é curto, fica muito próximo do corpo e é extremamente sedoso. Além disso pode considerar-se que estes gatos não têm uma subcamada de pelo. Os Bombaim têm tamanho médio e são muito musculosos e compactos. Assim, os Bombaim pesam mais do que se poderia supor à primeira vista. As gatas Bombaim podem pesar cerca de quatro quilos, enquanto os machos podem facilmente chegar aos cinco quilos. As pernas e a cauda destes gatos são de tamanho médio.

A personalidade do Bombaim

Os Bombaim são gatos sensíveis, inteligentes, brincalhões, muito carinhosos e adoram estar ao pé dos donos. Assim, estes pequenos felinos não gostam de estar muitas horas sozinhos em casa. Pelo contrário, estes gatos procuram ativamente a atenção da sua família humana e não é raro seguirem os donos para todo o lado. Quando estão com fome não hesitam em chamar os donos ao seu comedouro e depois de comer a sua ração os Bombaim gostam de se deitar ao colo dos donos. Estes gatos gostam de se sentir parte integrante da família e por isso são excelentes companheiros.

Apesar de serem muito carinhosos e gostarem muito de mimos, os Bombaim também têm muita energia e adoram brincar. No entanto não são tão ativos como outras raças de gatos. Assim, é importante que os donos os estimulem a brincar. Pode entreter o seu pequeno felino com um brinquedo, como por exemplo, uma cana de brincar. Eles adoram brincar com os donos, pois é uma forma de receberem atenção e os donos também se divertem bastante com as travessuras do seu pequeno felino.

Os Bombaim também adoram estar quentinhos. Por isso, tenha à sua disposição um lugar quentinho e aconchegante para onde ele possa ir sempre que lhe apeteça. Estes gatos gostam particularmente de se deitar ao pé do aquecedor ou no parapeito da janela quando há sol. As mantas são também muito apreciadas por estes gatos.

Bombaim: ótimos companheiros que precisam de atenção

Os Bombaim são excelentes gatos de apartamento, mas precisam de muita atenção e carinho dos donos. Por isso, quem quiser ter na família uma pequena pantera negra deve ter tempo para lhe dedicar e ele vai retribuir a atenção que lhe dá com muitos miminhos. Se tiver outros animais em casa não se preocupe com este felino pois os Bombaim são por natureza muito tolerantes e dão-se bem com outros gatos e cães. Estes gatos são também ótimos companheiros para as crianças. Assim, apesar de raros, as famílias apreciam muito os gatos desta raça como animais de companhia. Além disso, não fazem muito barulho e miam de forma baixinha e agradável.

A alimentação dos Bombaim

Os Bombaim têm tendência a ter peso a mais, especialmente se estiverem sempre em casa. Esta é também uma boa razão para brincar com o seu gato regularmente. Mas é também muito importante ter cuidado com a sua alimentação. Por exemplo, a percentagem de hidratos de carbono na ração deve ser baixa, de forma a reduzir a formação de gordura. No entanto, o mais importante é dar-lhe uma comida de boa qualidade e que a quantidade seja adequada às suas necessidades individuais.

Descubra a nossa oferta de ração light para gatos!

Cuidados

Os gatos desta raça não exigem cuidados especiais. Por exemplo, para manter o pelo preto bonito e brilhante basta passar regularmente um pano de camurça. Se quiser realçar ainda mais o brilho do pelo pode usar uma escova para gatos. Naturalmente, a alimentação tem uma grande influência sobre o brilho do pelo. É por isso importante escolher uma ração adequada de elevada qualidade. Também deve ter um arranhador em casa, assim o seu Bombaim trata das unhas e também pode marcar o território. Além disso o arranhador é bom para ele exercitar os músculos.

No entanto, para garantir que o seu pequeno felino se mantém saudável é importante levá-lo regularmente ao veterinário.

Os Bombaim não têm grande tendência a ficar doentes. Ainda assim, podem surgir doenças hereditárias como a cardiomiopatia hipertrófica, que afeta o coração. Se o seu Bombaim apresentar falta de ar ou desmaiar deve consultar imediatamente o veterinário. Infelizmente, a primeira fase desta doença costuma passar despercebida aos donos. Assim, para evitar o aparecimento desta doença é importante garantir um bom estado de saúde do seu gato. Para tal contribui, por exemplo, uma alimentação adequada.

Os gatos desta raça apresentam alguma tendência a constipar-se. Assim, deve proteger o seu Bombaim de correntes de ar e ter à sua disposição um local quente onde ele possa relaxar. A esperança média de vida dos Bombaim situa-se entre os 17 e os 20 anos e portanto pode-se dizer que estes gatos têm uma vida longa.

Escolher o criador certo

Como já mencionado, esta raça de gatos é rara na maioria dos países da Europa e Portugal não é exceção. Assim, é preciso ter especial cuidado ao escolher um criador. Gatos Bombaim que não têm pedigree ou que são anunciados como mestiços são de evitar.

Existem alguns sinais que lhe permitem identificar quais são os criadores sérios e responsáveis. Por exemplo, um criador sério faz parte de associações de criadores e os seus gatinhos têm pedigree, através do qual pode verificar quais os antepassados do seu pequeno felino. É o pedigree que lhe permite ter a certeza de que o seu gato é de raça pura. Além disso, um criador sério preocupa-se com a saúde e bem-estar dos gatinhos e por isso não os deixa ir para a sua casa nova antes das doze semanas. Nessa altura os gatinhos já estão devidamente vacinados, desparasitados e com chip. O certificado de saúde também já deve estar pronto para levar junto com o seu novo amigo.

A versão caseira da pantera negra é um gato especial e fascinante. É uma raça de gatos pela qual todos se apaixonam. Portanto, se decidiu aumentar a sua família com um destes pequenos felinos desejamos-lhe muitas felicidades e diversão!

Os nossos artigos mais relevantes
13 min

British shorthair

Os british shorthair têm uma personalidade tranquila e equilibrada o que faz deles uma raça ideal para viver em família.
10 min

Persa

Os gatos persas são das raças mais populares, antes de adotar um gato persa fique a saber: Que cuidados ter; Personalidade; Alimentação e muito mais.
11 min

Bosque da Noruega

O bosque da Noruega conquista facilmente o coração de toda a gente graças ao seu aspeto selvagem e personalidade genuína.