Lykoi (gato-lobo)

Gato lykoi em pé sob fundo branco

Os gatos da raça lykoi fazem lembrar uma versão de Hollywood dos lobisomens. E quem não está familiarizado com estes gatos pode mesmo achar que se trata de uma invenção. No entanto, esta raça existe mesmo e nasceu de uma mutação genética em gatos de pelo curto. Nos EUA, o Lykoi, cujo nome deriva da palavra do grego antigo lykos que significa lobo, estes gatos estão na moda e são estrelas em várias redes sociais.

História da raça lykoi

A história desta raça de gatos começa nos EUA em 2010 quando Patti Thomas descobre dois gatinhos com pelo especial na ninhada de gatos sphynx. Em seguida, os dois gatinhos foram submetidos a diversos testes genéticos e de saúde para saber se o aspeto deles era sinal de alguma doença. No entanto, os testes revelaram que o aspeto dos gatos resultava de uma mutação aleatória. Patti Thomas chamou à nova raça lykoi e confiou os gatinhos a um veterinário e à sua mulher, Johnny Gobble e Brittney, que viviam no estado do Tennessee. Passado algum tempo, nasceram mais dois gatinhos, os quais ficaram ao cuidado do mesmo casal. Com estes exemplares e após diversos testes de saúde, a criação de lykois começou.

O casal Gobble sempre esteve ligado aos animais. Johnny  cria animais e cultiva plantas desde os 15 anos e Brittney tem especial interesse em fotografar animais. Nas redes sociais encontram-se inúmeras fotografias tiradas por Brittney dos seus gatos lykoi.

Aspeto: pouco ou nenhum pelo

Como a origem do nome da raça indica, o lykoi faz lembrar um lobo ou um lobisomem em forma de gato. Como mencionado acima, o aspeto invulgar destes gatos resulta de uma mutação genética. No entanto, o gene é recessivo e, por isso, ambos os pais dos gatinhos têm que ter a mutação para nascer um lykoi. Além do pelo mais escasso do que o normal, existem mesmo partes do corpo que não têm pelo, como a zona dos olhos, nariz, queixo, focinho e a parte de trás as orelhas. Outra particularidade é o nariz destes gatos que como Johnny Gobble disse parecem feitos de borracha.

Além disso, como seria de esperar, estes gatos não têm uma camada de pelo interior, visto que por causa da mutação, os folículos capilares não conseguem produzir pelo. Os folículos também não conseguem manter o crescimento do pelo equilibrado no tempo. Assim, estes gatos mudam de pelo várias vezes ao ano e nalgumas alturas eles ficam praticamente sem pelo ou mesmo carecas.

O pouco pelo do lykoi é branco (não pigmentado) e preto e a proporção varia de gato para gato, tal como a quantidade de pelo. Esta cor de pelo é conhecida como ruão, um termo usado geralmente para descrever o pelo de alguns cavalos. O lykoi é a única raça de gatos com esta cor de pelo.

Em termos de peso, as gatas lyokoi pesam entre 2 a 3 quilos, já os gatos pesam entre 3.5 e 4.5 quilos.

Gato lykoi deitado sob fundo branco

Personalidade do lykoi

O gato-lobo é por natureza muito brincalhão e extremamente curioso, mas também tem um lado calmo e tranquilo. Contrariamente aos lobisomens, estes gatos são muito amáveis e dóceis. Além disso, gostam de ter atenção por parte dos donos. A combinação destas características faz com que estes gatos, também muito inteligentes, adorem brincar com a sua família humana. Assim, numa casa onde mora um lykoi, não devem faltar brinquedos para gatos, incluindo brinquedos interativos que estimulam o lado intelectual. Se já tiver um gato ou se pretende ter dois gatos, o lykoi não se vai opor. Estes gatos geralmente dão-se muito bem com os seus pares.

John Gobble comparou estes gatos aos cães, na medida em que os lykoi são espertos e afetuosos. Outros donos partilham da mesma opinião, considerando que estes gatos estabelecem relações com os donos semelhantes às dos cães. Outra característica realçada pelos donos é a enorme lealdade do lykoi,

Saúde

Inicialmente os criadores desta raça ficaram preocupados com a saúde e resistência da pele do lykoi. No entanto, veterinários no hospital universitário do Tennessee examinaram cuidadosamente estes gatos e concluíram que a falta de pelo não tem qualquer impacto na saúde dos gatos quer geral, quer de pelo. Na verdade concluíram que estes gatos são muito saudáveis e até hoje não se conhecem doenças típicas da raça.

Naturalmente, como os gatos de todas as raças, os lykoi devem ser vacinados e desparasitados. E não se esqueça de levar o seu pequeno felino ao veterinário para um exame geral todos os anos.

Se o seu gatinho está a chegar a casa, leia o nosso artigo A chegada de um novo gato.

Alimentação do lykoi

Os lykoi não têm necessidades nutricionais especiais e, por isso, a sua alimentação segue as regras normais para qualquer gato. A comida húmida tem uma percentagem elevada de líquido, cerca de 80%, ou seja, este tipo de alimentação mantém os gatos hidratados naturalmente. Este é um aspeto muito importante para manter o seu gato saudável, e especialmente para o bom funcionamento dos rins.

No entanto, a ração é também uma forma adequada de alimentar o seu gato. Contudo, com um teor de humidade de apenas 8% este tipo de comida não fornece a quantidade de líquidos suficiente. Assim, ao dar ração ao seu gato deve controlar a quantidade de água que ele ingere diariamente. Em alternativa, pode também dar alternadamente ração e comida húmida ao seu gato.

Seja qual for a sua escolha, o importante é dar uma dieta de elevada qualidade. Para saber qual a melhor comida verifique os ingredientes e a percentagem de carne. Lembre-se que nem sempre a comida mais cara é a melhor. Além disso, tenha sempre água fresca disponível para o seu gato. Para incentivar o seu gato a beber mais água experimente uma fonte, que geralmente desperta mais a atenção dos pequenos felinos do que os bebedouros tradicionais.

Outras dietas para gatos

Existem outros tipos de dietas para gatos, nomeadamente a dieta BARF ou a comida feita em casa. Se escolher dar um destes tipos de alimentação seu gato é essencial dar-lhe carne de qualidade. Além disso, é importante ter conhecimentos sólidos sobre as necessidades nutricionais dos gatos de forma a evitar que eles fiquem com alguma deficiência de vitaminas, minerais ou outras.

Os snacks para gatos são uma excelente forma de recompensar ou mimar o seu pequeno felino. No entanto, nunca devem ser dados como prato principal. Estas guloseimas não são nutricionalmente equilibradas e por isso dadas em excesso causam obesidade nos gatos.

Gato lykoi a levantar-se sob fundo branco

Comprar um Lykoi

O lykoi é um gato muito especial e por isso o seu preço não é para todas as carteiras. Se for comprar um gato desta raça conte com um valor à volta dos 1.800 euros. Além disso, existem ainda muito poucos criadores de lykoi na Europa. Nos EUA, existem mais criadores, mas ainda assim, existem apenas cerca de 30 criadores registados desta raça no mundo.

De acordo com os estudos genéticos realizados a gatos lykoi, a mutação não está localizada não gene krt71, como se passa com os gatos das raças devon rex e sphynx. Para manter o aspeto de lobo destes gatos, os criadores procuram gatos pretos domésticos para aumentar a variabilidade genética da raça.

Para escolher o criador certo do seu gatinho lykoi siga as regras básicas que se aplicam a criadores de qualquer raça de gatos. Assim, procure um criador que esteja inscrito numa associação de criadores reconhecida oficialmente. Em seguida, visite a casa do criador para conhecer os gatinhos. Nessa altura preste atenção à forma como vivem os gatinhos e progenitores e verifique se os gatinhos são ativos e curiosos.

Quando for buscar o seu gatinho certifique-se que este foi desparasitado e vacinado e que tem mais de 12 semanas de idade. Um criador sério e responsável não entrega os seus gatinhos demasiado jovens aos novos donos, pois sabe que a convivência com a mãe e os irmãos é essencial para uma vida equilibrada no futuro.

Independentemente de ter um lykoi ou adotar o seu gato a uma associação de proteção de animais, desejamos que tenha uma vida muito animada e feliz com o seu gato que será sempre o mais especial de todos!

Visite a nossa loja de comida e acessórios para gatos. Verá que encontra aqui tudo o que precisa!

Os nossos artigos mais relevantes
11 min

Persa

Os gatos persas são das raças mais populares, antes de adotar um gato persa fique a saber: Que cuidados ter; Personalidade; Alimentação e muito mais.
3 min

Siamês

Aos siameses costumam chamar-se “cão em corpo de gato“, tendo em conta que se deixam treinar, até certo ponto, pelas pessoas.