Gatos pretos: rejeitados e perseguidos

Ainda hoje os gatos pretos têm má reputação.

De acordo com crenças antigas, os gatos pretos trazem azar. Por isso os gatos pretos são ainda rejeitados e perseguidos por muitas pessoas. No entanto, a má reputação destes pequenos felinos é muito injusta. Pois os gatos pretos são tão amorosos como os seus pares brancos ou coloridos.

Durante anos a fio, os europeus consideraram os gatos pretos cúmplices do diabo e companheiros de bruxas. Esta antiga crença faz com que pessoas mais supersticiosas ainda considerem os pequenos felinos pretos um sinal de azar. Assim, os gatos pretos que se encontram para adoção são os que esperam mais tempo em média por uma nova casa.

Por outro lado, algumas pessoas acham que estes gatos têm um ar misterioso e místico. Mas de onde surgiram estas crenças?

Os gatos pretos trazem azar?

Sobre este tema, o escritor francês Max O’Rell afirma com humor que um gato preto trazer ou não azar depende inteiramente de estar em presença de um ser humano ou de um rato. Assim, são os ratos que têm de ter cuidado com os gatos pretos, tal como com todos os outros gatos. As pessoas não têm razões para os temer. Por outro lado, os gatos pretos não podem dizer o mesmo pois foram rejeitados e perseguidos pelos europeus durante séculos.

Os gatos pretos e as superstições

As superstições contra os gatos pretos têm uma longa tradição na Europa. Na Idade Média as pessoas associavam estes gatos a práticas de feitiçaria e magia negra. Assim, durante o período da caça às bruxas estima-se que entre 40.000 e 60.000 pessoas foram mortas por suspeita de práticas de bruxaria. É provável que um número semelhante de gatos pretos tenha também morrido com os seus donos.

Superstições antigas dizem que os gatos pretos trazem azar.

Superstições e mitos contra os gatos pretos na Europa

Em Portugal se um gato preto atravessar o caminho de uma pessoa acredita-se que é um presságio de azar. No entanto, outras culturas europeias também têm as suas superstições. Por exemplo, na Alemanha se um gato atravessar o caminho vindo do lado esquerdo é sinal de má sorte, enquanto se cruzar da direita para a esquerda é sinal de boa sorte.

Por outro lado, no Reino Unido os gatos pretos têm mais sorte. Nesta cultura os gatos pretos trazem sorte, principalmente para as mulheres. De acordo com o ditado inglês, se houver um gato preto em casa não vão faltar pretendentes para as raparigas. Na zona central do Reino Unido os gatos pretos são mesmo uma excelente prenda de casamento já que o gato traz felicidade e amor eterno ao casal.

Manchas brancas eram a salvação

Outros costumes terríveis sobreviveram durante séculos. Entre eles encontra-se a tradição de queimar gatos pretos vivos no dia de São João. Nesta altura as pessoas consideravam os gatos pretos seres demoníacos. No entanto, os gatos tinham de ser completamente pretos. Se o gato tivesse a sorte de ter mesmo uma pequenina porção de pelos brancos já não era visto como demónio. Assim, as manchas brancas salvaram a vida de muitos gatos.

Este tipo de crença levou ao quase completo desaparecimento de gatos totalmente pretos. Pois, os gatos com manchas brancas sobreviviam e passavam essa característica aos seus descendentes. Assim, hoje em dia é difícil encontrar gatos pretos que não tenham nalguma parte do corpo uma mancha branca.

O perigo do Halloween

Felizmente este tipo de rituais já não se pratica. Ainda assim, as associações proteção de animais aconselham os donos de gatos pretos a mantê-los em casa durante a noite de Halloween. Pois, existem relatos de maus tratos a gatos pretos nesta noite por parte de satanistas que os usam para rituais de magia negra.

Os gatos pretos têm menos hipóteses de serem adotados

De acordo com associações de proteção animal, os gatos pretos continuam a ser rejeitados. Assim, estes gatos ficam mais tempo nas associações à espera de um dono. Alguns inquéritos mostram que existem ainda muitas pessoas que têm preconceitos contra estes pequenos felinos, considerando-os perigosos. Existem também muitas pessoas que não acham os gatos pretos bonitos. Em suma, seja por superstição, seja por razões estéticas os gatos pretos tendem a ser rejeitados pelos europeus.

Os gatos pretos e o Instagram

Uma boa fotografia de um gato preto não é fácil de conseguir. Assim, as selfies e as fotografias do Instagram são também um obstáculo na vida destes pequenos felinos.

Medo dos gatos pretos

Algumas pessoas também dizem ter medo de gatos pretos. No geral, estes gatos parecem ser menos amigáveis e mesmo mais agressivos. No entanto não existe qualquer evidência comportamental ou científica que suporte este receio. É provável que os seres humanos tenham mais dificuldade em interpretar a expressão de um gato preto. Assim, é possível que haja mais problemas de comunicação entre os humanos e os gatos pretos, levando à rejeição, ainda que inconsciente, destes felinos.

Pequenas panteras negras

Mas felizmente pequenos felinos pretos também têm os seus fãs. A raça Bombay é uma raça de gatos totalmente pretos criada intencionalmente nos EUA. O objetivo era criar uma raça de gatos que se assemelhasse a uma pequena pantera negra. Os gatos Bombay são de tamanho médio e com pelo curto. Além disso, estes pequenos felinos têm um ar curioso e inteligente. De acordo com os padrões da raça, preto é a única cor possível para a pelagem.

O dia do gato preto

Ativistas pelos direitos dos animais em países anglófonos decidiram criar o dia do gato preto. Dessa forma os ativistas pretendem acabar com os preconceitos e mitos contra os pequenos felinos pretos.

Talvez esta ideia se espalhe pelo mundo e chegue também a Portugal. Os nossos gatos pretos iam com toda a certeza adorar a ideia.

Fontes:
https://www.tierheime-helfen.de/schwarze-tierheimtiere

Desmond Morris: Guia essencial do comportamento do gato

Os nossos artigos mais relevantes