American Curl

American Curl

American Curl

A American Curl é uma raça de gatos que capta imediatamente a nossa atenção: as suas orelhas enroladas podiam passar por um adereço de moda desenhado por um estilista contemporâneo. Relativamente à sua personalidade, os traços e a herança de gato doméstico impõem-se: são animais puros, ativos e muito focados nos humanos.

Aparência dos American Curl

Os exemplares American Curl devem o nome às suas extraordinárias orelhas enroladas: estas são de tamanho médio, largas na base, apresentam as pontas arredondadas e são bem eretas. As pontas têm tufos de pelo e apontam para o centro da cabeça. Em animais jovens, as orelhas enrolam entre os quatro e os seis dias de vida – a forma final ocorre somente alguns meses depois. A curvatura da orelha é particular, variando de animal para animal, e pode chegar, em casos extremos, aos 180º! Apesar desta característica, a audição dos gatos não é afetada, já que as suas orelhas são tão móveis quanto as dos outros animais.

A curvatura das orelhas é que determina, de acordo com os padrões da raça, a qualidade do gato: o nível 1 remete-o para a categoria dos animais de estimação; os níveis 2 e 3 indicam que podem ser admitidos como animais de criação e em competições. Idealmente, as orelhas enrolam em crescente, a larga base é dois terços direita, curvando o último terço até à pontinha. O ângulo pode variar entre os 90 e os 180º.

Esta curvatura posterior das orelhas é devida a uma mutação genética aleatória. A forma incomum da orelha é predominantemente herdada: em gatos com orelhas curvas e direitas prevalece sempre o gene responsável pelo feitio das mesmas. Caso os progenitores apresentem cada qual uma das formas, o gatinho pode tanto vir a ter orelhas enroladas como “normais” – os exemplares com esta última característica são denominados “American Curl Straight Ear”.

No entanto, as fantásticas orelhas não são a única característica desta raça – vejamos algumas outras particularidades. Os gatos American Curl são animais de porte médio. O seu pelo sedoso raramente apresenta uma camada inferior e, assim sendo, está muito junto ao corpo. A raça está disponível em diversos comprimentos de pelo, mas mesmo os exemplares de pelo comprido raramente se debatem com mudas de pelo acentuadas. São aceites para esta raça todas as cores, incluindo algumas mais exóticas como Lynx Point e variantes Smoke.

Os olhos do American Curl revelam muito acerca da sua personalidade: são amendoados e expressivos, abertos e amigáveis.

american curl grüne augen

Comportamento

Os gatos American Curl são excecionalmente afáveis. Procuram a proximidade com os donos, preferindo mesmo a companhia das crianças. Dadas estas características, são animais mais do que adequados como gatos de família! O seu temperamento terá sido moldado a partir das suas origens como gato de pelo curto: trata-se de uma raça muito ativa, recetiva e robusta. Estes inteligentes animais adoram jogos de astúcia e é comum aprenderem a recuperar objetos e a abrirem portas. A sua vivacidade mantém-se frequentemente até à terceira idade! Os American Curl são animais curiosos e seguem os donos a cada passo, embora não sejam intrusivos e comunicativos como a maioria das raças orientais.

História da raça

A história do American Curl tem início nos Estados Unidos da América, mais precisamente na Califórnia, em 1981: um gato de pelo comprido com orelhas esquisitas captou a atenção do casal Joe e Grace Ruga, fãs de gatos. A fêmea pediu um pouco de comida e mudou-se para a casa pouco tempo depois. “Shulamith” é a mãe de todos os American Curl.

A criação seletiva da raça começou em 1983 após o nascimento da primeira ninhada. Geneticistas estudaram as bases genéticas da raça em 384 gatinhos e descobriram que o gene responsável pela forma das orelhas é autossómico dominante: todos os animais com este gene têm as orelhas proeminentes. O geneticista britânico Roy Robinson foi mais longe e analisou à lupa a saúde da raça e não detetou quaisquer defeitos genéticos.

Para que se mantenha a robustez dos American Curl, gatos com orelhas direitas são também autorizados para criação, isto desde que satisfaçam os padrões de criação.

É graças ao cruzamento com gatos domésticos que a American Curl é uma raça tão saudável. Para que tal se mantenha, a criação responsável é uma conduta imperativa. Um criador profissional olha para os seus gatos como membros da família e responsabiliza-se pelos animais e pela sua descendência. Considera atentamente o acasalamento, pesando na sua decisão a genética individual e a saúde do gato. Um ambiente e uma nutrição adequadas são importantes, mas pesam na carteira... Ainda assim, um criador de confiança não entrega os animais ao seu novo lar antes da 12.ª semana de vida. A verdade é que os gatinhos precisam de cerca de três meses para aprenderem tudo o que necessitam para sobreviver com a mãe e os irmãos! Esta é uma fase excitante e cansativa, não só para o criador, mas também para a mamã gata! E para que esta possa socializar o suficiente cada um dos gatinhos, a distância entre cada ninhada deve ser bem espaçada. Com frequência, o que faz mais sentido financeiramente nem sempre é o melhor para os animais envolvidos! Todo o cuidado é pouco: esteja atento aos chamados “multiplicadores” – estes disponibilizam “gatos de raça sem documentação a preços razoáveis”.

O preço de um American Curl depende da sua linhagem e da curvatura das orelhas: como já vimos, o nível 1 remete-o para a categoria dos animais domésticos, sendo estes exemplares vendidos a pessoas sem ambições de criação. Gatos com orelhas enroladas de 2.º e 3.º níveis são admitidos como animais para criação e exibições.

american curl kitten cremefarbe

Saúde e cuidados

Embora seja descrita como uma raça robusta, o facto é que as orelhas curvadas para trás dos American Curl conduzem a alguns problemas de saúde. Um canal auditivo estreito pode conduzir a um aumento da produção de cera e do risco de infeção. O exame regular das orelhas e ouvidos é a melhor precaução! O excesso de cera pode ser facilmente removido com um lenço suave e levemente húmido. Deve ter muito cuidado para não introduzir corpos estranhos diretamente no canal auditivo.

O American Curl está disponível nas variedades de pelo curto e comprido. Devido à reduzida camada de pelo inferior, a sedosa pelagem de ambas as variantes da raça cai pouco. A escovagem regular auxilia na mudança do pelo, mas deve ser limitada a algumas sessões por semana.

Tal como todas as outras raças de gatos, os American Curl devem ser vistos regularmente por um médico veterinário. Este poderá elaborar um mapa de vacinação e manter debaixo de olho a higiene dentária do animal.

Alimentos de elevada qualidade e repletos de proteínas saudáveis constituem os melhores cuidados nutricionais para os American Curl. Os gatos conseguem utilizar a energia dos hidratos de carbono apenas até certo ponto, pois como carnívoros obtêm os nutrientes necessários e as proteínas de carne de alta qualidade.

grau american curl im grass

Alimentação do American curl

Como já mencionado, os melhores cuidados alimentares que pode oferecer a um American Curl são alimentos de grande qualidade e ricos em proteínas saudáveis. A presa natural do gato, o rato, é composta por cerca de 85% de carne, contando apenas com 5% de ingredientes de origem vegetal, encontrados no tubo digestivo. Novamente, apenas uma pequena parte dos hidratos de carbono é utilizada pelos gatos, pois tratam-se de animais carnívoros e recebem os nutrientes e as proteínas requeridas pelo organismo de carne de excelente qualidade.

A comida ideal para o seu gatinho de raça pura deve ser composta por uma elevada percentagem de carne. Ao atentar no rótulo das embalagens de comida há uma coisa que deve ter sempre presente: de acordo com as normas alimentares, a lista dos ingredientes é apresentada em ordem decrescente de importância; ou seja, em primeiro lugar deve figurar a carne. Muitos alimentos contêm também produtos derivados, inofensivos per se. Porém, o termo “carne e derivados de origem animal” pode remeter para órgãos como o fígado e o baço ou mesmo pelos e cornos – aqui todo o cuidado é pouco! Também os cereais devem ser oferecidos em pequenas quantidades; idealmente, devem figurar nos últimos lugares da lista de ingredientes.

Intensificadores de sabor e conservantes podem causar alergias. Infelizmente, são aditivos encontrados em quase todos os alimentos disponíveis no mercado. É uma grande vantagem se a comida predileta do seu American Curl for isenta de aditivos! O açúcar não tem lugar na comida para gatos. Embora estes animais não sejam suscetíveis ao aparecimento de cáries, os açúcares adicionados sobrecarregam os rins e podem, a longo prazo, contribuir para o desenvolvimento de diabetes.

Não entre em pânico e acredite que não é uma tarefa impossível: a observação atenta e detalhada dos rótulos das embalagens permitir-lhe-á encontrar o alimento mais indicado para o seu American Curl!

Os nossos artigos mais relevantes
O bosque da Noruega conquista facilmente o coração de toda a gente graças ao seu aspeto selvagem e personalidade genuína.
Os gatos persas são das raças mais populares, antes de adotar um gato persa fique a saber...
Os british shorthair têm uma personalidade tranquila e equilibrada o que faz deles uma raça ideal para viver em família.