No seu habitat natural, é difícil ver gatos selvagens. Pois têm sentidos bem apurados, sentem a aproximação das pessoas e, normalmente, evitam encontros. Portanto, raramente se cruzam com quem possa ir a passear. Para observar estes animais selvagens, precisam de muita paciência ou de câmaras para ver animais selvagens. Estes equipamentos são aceites pelos tímidos animais e não os fazem fugir.
Inteligentes gatos selvagens
O cérebro do gato selvagem europeu é maior do que o do gato doméstico. Deste modo, os biológos assumem que a sua inteligência e capacidade intelectual é correspondentemente maior.
Predadores eficazes
Tal como os nossos gatos domésticos, o gato selvagem europeu persegue as suas presas. Aproxima-se discretamente da presa, sem esta dar conta, e abate-a com um salto. Habitualmente, matam as presas com uma dentada no pescoço.
Os seus afiados dentes de predador e as suas compridas e muito afiadas garras dão aos gatos selvagens uma surpreendente capacidade de defesa, em relação ao seu tamanho. Além disso, os seus sentidos apurados permitem-lhe obter toda a informação de que precisam para caçar. São, portanto, um modelo de sucesso de predador.
Qual o tamanho do território de um gato selvagem europeu?
O tamanho do território de um gato depende da oferta de presas nesse local. Então, em zonas de oferta abundante de comida, 2 a 3 quilómetros quadrados são suficientes para um gato selvagem se alimentar a si e a potenciais gatinhos.
Mas em zonas onde há poucas presas, o território pode estender-se a mais de 10 quilómetros quadrados. Isto significa que o animal tem de esforçar bastante mais e cobrir distâncias maiores para serem bem-sucedidos na caça.
Os machos caçam em territórios mais abrangentes do que as fêmeas. É um facto que tem sobretudo que ver com a reivindicação de território em relação a outros gatos. O gato selvagem europeu é solitário e percorre os seus territórios sem companhia.