Como funciona audição dos gatos?

O sentido de audição dos gatos é extremamente sensível, ultrapassando em grande medida a capacidade dos humanos. Naturalmente, os gatos tiram partido desta vantagem quando caçam. E já que as presas dos gatos comunicam através de sons muito agudos e baixos, a sensibilidade auditiva é de extrema importância para os nossos patudos.

Por que é tão especial a audição dos gatos?

A audição e a localização dos sons pelos gatos são significativamente mais apuradas do que as dos humanos. A faixa de frequência de um animal adulto situa-se entre os 50 000 hertz, conseguindo os gatos mais jovens ouvir frequências até aos 100 000 hertz; nós, por outro lado, não ouvimos frequências acima dos 20 000 hertz. Além disso, este número declina bastante entre as pessoas mais velhas – situação que é fácil de detetar quando não ouvem, por exemplo, apitos de alta frequência para cães ou sons dos morcegos. O campo auditivo de um cão ronda os 40 000 hertz, ou seja, a sua audição é um pouco menos sensível em comparação com a dos gatos.

Os gatos também estão em vantagem em relação a nós em termos de intensidade sonora. Conseguem aperceber-se de um som apenas audível para as pessoas a apenas 1/1000 da intensidade do som. Para que a amálgama de ruídos de fundo não os distraia, os gatos filtram os sons que são importantes para si: os ratos emitem constantemente um pequeno barulho para se manterem em contacto com os seus semelhantes. E os gatos têm a capacidade de identificar este som a uma distância de até 20 metros. À medida que envelhecem, também a audição dos gatos se deteriora, embora se mantenha suficientemente boa para substituir, em conjunto com o tato, o sentido da visão. Portanto, para os gatos ser cego não significa ser desorientado.

As orelhas dos gatos estão equipadas com tantos músculos que se movem de forma independente, ou seja, direcionam-se diretamente para a fonte do ruído. Esta orientação das orelhas é feita de modo automático, por reflexo.

E que cuidados podem ter os donos?

Aperceberem-se do mais pequeno som é crucial para a técnica de caça dos gatos. Apesar de a maioria dos gatos domésticos não ter de caçar para sobreviver, o seu sentido de audição é, ainda assim, muito sensível. Registam ultrassons bem antes de nós nos apercebermos de que algo diferente está a acontecer. E mesmo enquanto dormem, os seus ouvidos estão sempre prontos para o registo de ruídos fora do comum.

Como consequência deste excelente sentido, os gatos detestam música alta e gritos. Estes animais têm a capacidade de ouvir sons estridentes vindos de aparelhos eletrónicos, como a televisão, sons esses que nós, humanos, não conseguimos captar. Portanto, ao usar tais aparelhos tenha em consideração o seu gatinho, pois mesmo que os sons não nos perturbem, podem ser bastante desconfortáveis para os nossos companheiros de quatro patas. Assim sendo, não se surpreenda se o animal se procurar resguardar enquanto o dono aspira a casa ou usa a batedeira.

Pode encontrar tudo aquilo de que o seu gato necessita na loja online da zooplus, desde produtos de higiene, a comida húmida e brinquedos.

Os nossos artigos mais relevantes
Tanto o pelo como a pele têm importantes funções protetoras e revelam de imediato quando o seu gato tem algum problema de saúde.