O nascimento de gatos

Nascimento de gatinhos

Depois de nascerem, os gatinhos precisam de descansar e de muitos mimos da mãe gata

Se a sua gata está grávida os meses que se seguem vão se excitantes. No entanto, a chegada iminente de gatinhos traz muitas perguntas, especialmente se a sua gata vai ser mãe pela primeira vez. Para que se possa preparar para o nascimento de gatos reunimos algumas informações importantes sobre este tema.

Quanto tempo dura a gravidez das gatas?

A gravidez das gatas dura cerca de nove semanas, ou seja, entre 61 e 72 dias. Caso a sua gata esteja grávida há 72 dias sem dar à luz, deve levá-la ao veterinário rapidamente.

Durante a gravidez as gatas tendem a fazer pouco mais do que visitar o seu comedouro. A alimentação é essencial nesta fase, pois as gatas comem por si e pelos gatinhos que estão a chegar. O peso da mãe gata aumenta e ela torna-se bem mais redonda, especialmente na zona da barriga.

Nasciemnto de gatinhos

Devo levar a minha gata ao veterinário antes do nascimento dos gatinhos?

Quando se aperceber que a sua gata está grávida deve levá-la ao veterinário. Durante a consulta o veterinário verifica se está tudo bem com a mãe e com os gatinhos.

A partir do 24º dia de gravidez é possível monitorizar a atividade cardíaca dos gatinhos. E para saber quantos gatinhos tem a nova ninhada o veterinário pode fazer um exame por raio X a partir do 43º dia de gravidez. As ninhadas das gatas têm em média 3 a 6 gatinhos. No entanto, na primeira gravidez a ninhada pode ser mais pequena.

Cuidados a ter durante o parto

A grande maioria das gatas dá à luz sem ajuda e felizmente os problemas durante o parto são raros. Assim, certifique-se que a sua gata está confortável, observe-a calmamente e dê-lhe privacidade. É muito importante que nada stresse a mãe gata antes e depois do parto.

Prepare também um local confortável para a altura do parto. Por exemplo, uma caixa de papelão com uma almofada ou manta. No entanto, muitas gatas preferem dar à luz no roupeiro ou no cesto da roupa.

Outros preparativos importantes

  • Tenha o número do veterinário à mão. Mais vale prevenir!
  • Deve ter uma balança preparada para verificar o peso dos gatinhos.
  • Faça um registo do processo de parto anotando as horas dos vários momentos e também o peso dos gatinhos. No caso de surgirem complicações este registo vai ajudar o veterinário.
  • Tenha uma toalha limpa à mão para limpar os gatinhos caso seja necessário. Em circunstâncias normais a própria gata trata disso.
  • Compre alguns biberons e leite especial para gatinhos. Pois por vezes a mãe gata não tem leite suficiente para alimentar todos os gatinhos.
  • É aconselhável ter também uma manta ou almofada térmica onde os gatinhos possam dormir quentinhos e confortáveis.

Como posso saber que o parto está quase?

Quando as gatas estão prestes a parir dão alguns sinais. Os mais importantes são:

  • Desconforto e agitação: nos dias imediatamente anteriores ao parto, a gata fica mais agitada. Por exemplo, mexe-se ou mia com mais frequência. Além disso, as gatas também costumam lavar-se mais.
  • Perda de apetite: As gatas comem pouco ou quase nada antes do parto. Por outro lado, bebem mais água.
  • Procura de um lugar seguro: A mãe gata procura ativamente um local calmo e protegido para dar à luz os seus bebés.
  • A mãe gata começa a produzir leite.
  • A gata deita-se de lado e a respiração fica ofegante.

Quando notar estes sinais deve ficar em casa. Assim, por um lado pode acalmar a sua gata e por outro pode ajudá-la em caso de complicações.

Nascimento de gatos: Como se processa o parto?

Tal como acontece nos seres humanos, o trabalho de parto pode demorar algum tempo. Durante o trabalho de parto a respiração da gata torna-se rápida. Além disso, ela pode ronronar e exigir a proximidade dos donos. Muitas gatas não querem estar sozinhas nesta fase. Assim, se for esse o caso da sua gata, fale calmamente com ela e faça-lhe festinhas.

Geralmente o primeiro gatinho nasce duas horas após o começo do trabalho de parto. Quando a gata começa a comprimir a barriga repetidamente é sinal de que o gatinho está quase a nascer. O nascimento de cada gatinho é muito rápido. No entanto, pode-se passar cerca de uma hora entre o nascimento de cada um deles. Durante esse intervalo a mãe gata aproveita para descansar.

Limpeza dos gatinhos

Assim que o gatinho nasce a mãe remove o saco amniótico, corta o cordão umbilical e limpa seu bebé lambendo-o. Este processo é muito importante, pois a língua áspera da gata ajuda a estimular a respiração dos gatinhos.

Se a sua gata está exausta ou não inicia este processo sozinha, deve ajudá-la. Assim, coloque o gatinho de bruços e passe uma toalha suavemente no sentido contrário ao do crescimento do pelo. O objetivo é estimular a sua respiração.

Muitas gatas comem a placenta depois do parto. Não se espante, este comportamento é perfeitamente natural. Entre outras razões este comportamento ajuda a proteger os gatos de predadores.

Nascimento de gatinhos
Logo a seguir ao nascimento dos gatos, a mãe gata lava os seus bebés

Como saber se o parto está a correr bem?

As gatas costumam fazer o parto completamente sozinhas e por isso raramente precisam de ajuda. Assim, quando a sua gata estiver em trabalho de parto e a dar à luz basta ir observando o que se passa. Não intervenha no processo a não ser que seja necessário pois a sua interferência pode causar ansiedade à gata.

No entanto, em algumas situações é mesmo necessário chamar o veterinário. Por exemplo:

  • A gata faz pressão na barriga há duas horas e ainda não nasceu nenhum gatinho
  • Já pode ver o gatinho, mas apesar da pressão da mãe ele não nasce.
  • Está a demorar muito tempo para nascer o outro gatinho. Este intervalo não deve ser superior a uma hora e meia.
  • O líquido amniótico cheira muito mal.
  • A gata continua a pressionar a barriga apesar de terem nascido todos os gatos
  • A mãe gata fica apática e tem uma hemorragia forte.
  • A gata fica muito agitada depois do parto, treme muito ou recusa-se a comer.
  • Nota uma secreção com sangue ou acastanhada com mau cheiro a sair as maminhas da gata.
  • Os gatinhos parecem fracos, sem vida, não bebem leite e quase não aumentam de peso.
Nascimento de gatinhos
A primeira refeição dos gatinhos acontece logo a seguir ao nascimento

Depois do nascimento dos gatos

Logo a seguir ao parto, os gatinhos procuram as maminhas da mãe para beberem leite. Esta primeira refeição é absolutamente essencial para os gatinhos pois é através do leite que recebem os anticorpos necessários para fortalecer o seu sistema imunitário. No entanto, este processo de fortalecimento só é plenamente conseguido se os gatinhos receberem os anticorpos nas primeiras horas após o nascimento. Além disso, os gatinhos também recebem os nutrientes que precisam através do leite materno.

Muitas gatas levam os seus bebés para outro local depois do parto. Trata-se de um comportamento instintivo com o objetivo de proteger os gatinhos. Não se preocupe e deixe a mãe escolher o melhor local para os seus bebés.

Os nossos artigos mais relevantes
7 min

O meu gato espirra: porquê e o que posso fazer?

Por espirro entende-se um reflexo involuntário que provoca a saída maciça de ar pelo nariz e pela boca. O objetivo deste mecanismo é a remoção do trato respiratório de corpos estranhos, como por exemplo, poeiras. Os gatos espirram frequentemente e as causas são muito variadas.