Tonquinês

Gato tonquinês em pé sob fundo preto

Apesar da popularidade dos seus antecessores, os burmês e siameses, o tonquinês é um gato relativamente raro. Estes bonitos gatos, com um corpo delgado e musculoso e pelo curto e aveludado, têm uma personalidade muito agradável. São gatos carinhosos, sociáveis e curiosos e, por isso, uma excelente opção para famílias que podem passar bastante tempo com o seu pequeno felino.

Quem conhece bem gatos, descobre rapidamente no tonquinês diversas características do burmês e siamês. O que não é estranho, já que esta raça resulta do cruzamento de gatos destas duas raças. O tonquinês é muito animado e falador, apesar do seu miado não ser tão alto como o do burmês. É também muito carinhoso e, tal como o siames, procura ativamente a companhia dos donos. Por isso, muitas pessoas comparam o toquinês a um cão!

Aspeto: um gato atraente e exótico

O tonquinês é um gato com uma personalidade curiosa e muito carinhosa, algo que se nota imediatamente. Os olhos grandes e amendoados deste gato observam atentamente tudo o que passa à sua volta, dando a impressão que ele está sempre pronto para novas brincadeiras e aventuras. Este gato também observa cuidadosamente os donos e não tem qualquer problema em pedir atenção.

Observar estes gatos é também uma deliciosa experiência para quem admira gatos. Com um corpo musculoso, esbelto e gracioso, olhos expressivos e o pelo curto e sedoso, estes gatos são de uma beleza extraordinária. Para o seu aspeto encantador contribui também o equilíbrio entre o peso e altura, assim como a harmonia entre o tamanho da cabeça e do resto do corpo.

Os gatos desta raça são de porte médio e pesam entre 3 e 5 quilos, no entanto, as fêmeas são menores que os machos. As pernas de tamanho médio são delgadas e transmitem a sensação que estes são gatos ativos e ginastas. A bela pelagem destes gatos é curta e como fica muito rente ao corpo permite ver os contornos dos vários membros. Em termos de cores, o pelo do tonquinês pode ser azul, cor de chocolate ou lilás. No entanto, o padrão da raça também permite variantes, como vermelho, bege, malhado ou tortie.

Tipos de cores da pelagem do tonquinês

  • Vison (ou mink): A cor mais comum nesta raça, especialmente nos EUA, é o vison. Provavelmente devido ao facto que Wong Mau, a gata que deu origem às raças tonquinês e burmês ter o pelo cor de vison castanho. Nesta variante, as orelhas, assim como as extremidades da face, patas e cauda têm uma tonalidade mais escura em relação ao resto do corpo. Já os olhos dos gatos com esta variante são azul-esverdeados ou verde-azulados.
  • Sépia: os gatos sépia têm as transições das cores do pelo muito mais suaves. No entanto, a cor base do pelo varia, pode ser desde chocolate, bege ou lilás. Nestes casos, e independentemente da cor base do pelo, os olhos são sempre de cor base amarela, podendo ir até ao verde-amarelado.
  • Point: os gatos point são os que apresentam maior contraste entre a cor base do pelo no corpo e nas extremidades. Assim, as orelhas, extremidades da face, patas e cauda são bastante mais escuras que o resto do corpo. Os olhos destes gatos devem ser azuis-claros, no entanto, podem também ir de um azul muito claro até azul-mar mais intenso.

Personalidade do tonquinês

Ativo e carinhoso

Tal como os seus antepassados diretos, o tonquinês prefere estar sempre acompanhado, seja com outros gatos, seja com a sua família humana. Para estes gatos extremamente sociáveis e carinhosos, a melhor parte do dia começa quando brincam ou recebem miminhos dos donos. Nesse sentido, estes gatos que, tal como os siameses, criam laços muito fortes com os donos ao ponto dos seguirem pela casa, são muitas vezes comparados aos cães. Além disso, estes gatos também gostam de aprender alguns truques, já que nesse momento recebem não só atenção dos donos como miminhos.

Um membro ativo da família

Assim, estes gatos são ideais para famílias que têm tempo para se dedicarem a eles com brincadeiras e atividades físicas e mentais. Famílias com uma vida ocupada que passam pouco tempo em casa ou com o seu gato não devem optar por esta raça que precisa de atenção constante. No entanto, estes gatos adaptam-se bem às rotinas do dia-a-dia e não se importam de viver numa casa agitada. Por exemplo, enquanto algumas raças de gatos preferem ir fazer uma soneca quando as crianças estão a brincar, o tonquinês prefere juntar-se aos mais pequenos. Deste modo, os gatos desta raça são excelentes companheiros para famílias com crianças ou para famílias alargadas.

Gato tonquinês deitado sob fundo branco

História do tonquinês

A história desta raça é muito parecida com a história da raça de gatos burmês, já que ambas as raças descendem da gata Wong Mau. Quando viajou com a marinha até a atual Myanmar, o médico norte-americano Joseph C. Thompson encontrou uma gata com pelo incomum e resolveu levá-la consigo para sua casa em São Francisco. Inicialmente este médico pensou que Wong Mau era uma gata siamesa, visto que o pelo nas extremidades era mais escuro do que o pelo do resto do corpo. No entanto, ao cruzar a sua gata com um gato siames, nem todos os gatinhos nasceram com o pelo típico dos siameses. Na verdade, vários gatinhos tinham uma pelagem semelhante aos burmes, siameses e ao tonquinses.

Wong Mau – a mãe de todos os gatos tonquinês

Como se veio a perceber, Wong Mau não era siamesa, mas antes uma representante de uma raça de gatos especial. Nos EUA, a criação começou por se focar no desenvolvimento de gatos que vieram a constituir a raça burmês. Contudo, no Canadá a atenção dos criadores virou-se para a variante tonquinês, onde esta raça se desenvolveu inicialmente com o nome siamês dourado. Em 1965, a raça tonquinês foi reconhecida oficialmente no Canadá. No entanto, nos EUA e na Europa não é consensual que o tonquinês seja uma raça independente. Por exemplo, associações como a World Cat Federation (WCF) e The International Cat Association (TICA) reconhecem o tonquinês, mas tal não acontece com a FIFé (Fédération Internationale Féline).

Criação do tonquinês

A criação do tonquinês não é fácil, visto que as ninhadas de gatos tonquinês incluem sempre gatos siameses ou burmeses. No entanto, ao cruzar um siamês com um burmês este problema não se põe, visto que todos os gatinhos são tonquinêses. Mas este cruzamento para o desenvolvimento da raça só é permitido para a primeira geração. A partir daí os criadores só podem cruzar tonquinêses, o que tem sempre resultados imprevisíveis no que se refere à raça dos gatinhos.

Comprar um tonquinês

Para quem vive em Portugal encontrar um criador da raça tonquinês é uma tarefa complexa, visto que na Europa existem muito poucos criadores. Assim, tenha muito cuidado com anúncios na internet a oferecer gatinhos tonquinês, pois é muito provável que se trate de publicidade enganosa ou que esteja perante um criador de vão de escada. Com a oferta reduzida de gatos desta raça, criadores pouco sério aproveitam-se da situação para ganhar dinheiro fácil e rápido. É de sublinhar que estes criadores não se preocupam em manter a raça ou com a saúde e condições de vida dos seus gatinhos.

A importância de um criador sério

Assim, para ter a certeza que tem um gato de raça saudável e com uma personalidade equilibrada, não prescinda de um criador devidamente reconhecido. Um bom criador tem cuidados com a saúde dos progenitores e naturalmente dos gatinhos. Além disso, um criador sério mantém os gatinhos junto da mãe e dos irmãos e integra os pequeninos na vida familiar. Dessa forma, a vida dos gatinhos começa da melhor forma e eles ficam preparados para viver harmoniosamente numa família. Quando for buscar o seu gatinho ele deve ter pelo menos 12 semanas de vida e deve estar devidamente desparasitado, vacinado e com chip.

Se encontrar muitos obstáculos para comprar o seu tonquinês, pode sempre visitar uma associação de proteção de animais, onde muitos gatinhos esperam ansiosamente por uma família.

Saúde e higiene dos gatos tonquinês

Os verdadeiros tonquinêses são muito saudáveis, visto que não se conhecem doenças típicas da raça. Assim, estes pequenos felinos vivem entre 15 e 18 anos.

No entanto, para que o seu gato tenha uma vida longa, saudável e feliz deve ter alguns cuidados. Por exemplo, leve o seu gato regularmente ao veterinário quer para as vacinas e desparasitação, quer para fazer um exame geral à saúde. As visitas ao veterinário são essenciais para detetar precocemente alguma doença, visto que os gatos só apresentam sintomas claros quando a doença já está em estado avançado. Além disso, observe as orelhas e dentes do seu pequeno felino e se notar alguma alteração procure o seu veterinário.

Em relação aos cuidados com o pelo, o tonquinês é pouco exigente. Para manter o pelo bonito e brilhante basta passar uma escova macia ou uma toalha húmida algumas vezes por semana.

Alimentação do tonquinês

Além dos cuidados de saúde e higiene, é absolutamente essencial dar uma alimentação adequada ao seu gato para o manter saudável.

No entanto, a oferta de comida para gatos é enorme e vários donos questionam-se qual é a melhor escolha. Além disso, há sempre a questão se é melhor dar comida húmida ou ração. A decisão sobre o tipo de alimentação depende antes de mais de si e das preferências do seu gato, ou seja, o que pode ser a escolha mais acertada para um gato pode não ser para outro.

Por exemplo, um gato que sai à rua sozinho é normalmente mais ativo do que um gato de apartamento e, por isso, precisa de uma alimentação com mais calorias. Outras características, como a idade ou o peso são também determinantes para escolher o tipo de alimentação para um gato.

Por fim, as rotinas dos donos também têm influência nesta escolha. Enquanto alguns donos têm tempo para preparar em casa a comida do seu pequeno felino, outros prefere comprar a comida embalada e pronta a servir!

Visite a nossa loja e conheça a nossa oferta de ração para gatos de elevada qualidade.

Gato tonquinês deitado numa manta

Necessidades nutricionais dos gatos

Em primeiro lugar: a melhor alternativa para o seu gato não é necessariamente a mais cara. Mais importante do que o preço, a marca ou se escolhe comida húmida, ração ou uma dieta BARF, o importante é que o seu gato ingira os nutrientes necessários.

Assim, antes de mais pense no que o seu gato precisa. Tem um gato ativo? Ele ainda é jovem ou já está na fase sénior? Se tiver dúvidas ou se o seu gato apresentar algum problema no sistema gastrointestinal, o melhor é falar com o seu veterinário, que é a pessoa que melhor o pode aconselhar.

Ainda assim, existem características gerais da comida para gatos que deve ter em conta. Por exemplo, os gatos são animais carnívoros e, por isso, a carne deve ser o ingrediente principal da dieta dos gatos. Além disso, estes animais não devem de ingerir cereais, como, por exemplo, trigo, aveia, centeio, cevada ou milho visto que o seu sistema digestivo não está preparado para os digerir. Assim, verifique na embalagem da comida para gatos os ingredientes e prefira a que tiver uma percentagem de carne entre os 60 e 70% e que tenha cerca de 20 a 30% de fruta e vegetais.

O tonquinês é o gato certo para a minha família?

É indiscutível que o tonquinês é um gato único, que com os seus enormes e expressivos olhos chama a atenção até de quem não tem grande interesse em gatos. A sua personalidade amável, carinhosa e curiosa encanta quem deseja ter um gato na família. No entanto, antes de começar a procurar um criador sério pense se tem tempo e estilo de vida para estes gatos.

Sair à rua e ter vários gatos

Em primeiro lugar, não se esqueça que estes gatos não gostam de estar sozinhos. O tonquinês é um gato que precisa de ter companhia e participar nas rotinas da sua família para ser feliz. Além disso, precisam de sentir que têm atenção por parte dos donos, seja através de miminhos ou brincadeiras. Assim, estes gatos não precisam de sair à rua para serem felizes, ou seja, são adequados para viver num apartamento numa cidade. No entanto, se viver no campo ou num local onde seja seguro ele sair, o tonquinês também não vai rejeitar completamente essa ideia.

Se viver num apartamento, deve ter acessórios para o seu gato brincar e fazer exercício. Por exemplo, é essencial ter em casa brinquedos para gatos variados e um arranhador. Além disso, para que o seu tonquinês não fique sozinho em casa, considere ter um segundo gato.

Se tem uma vida calma ou uma família que tem tempo para dedicar ao seu gato, o tonquinês é o gato perfeito. E se for a sua escolha, vai ver que os seus dias vão ser sempre divertidos e cheios de alegria.

Os nossos artigos mais relevantes
3 min

Siamês

Aos siameses costumam chamar-se “cão em corpo de gato“, tendo em conta que se deixam treinar, até certo ponto, pelas pessoas.
11 min

Persa

Os gatos persas são das raças mais populares, antes de adotar um gato persa fique a saber: Que cuidados ter; Personalidade; Alimentação e muito mais.