Opte por ter uma recompensa sempre à mão ou, se pretender, apenas em determinadas situações, isto é, conhecendo o animal saberá em que circunstâncias este se irá sentar. Este método é designado “Capturing” - comportamentos do dia a dia que são desejados são reforçados positivamente. “Senta!” é um excelente ponto de partida para futuros truques!
No que diz respeito aos gatos, um dos truques mais populares consiste em 'dar a patinha'. Mas como tornar este gesto atraente para o gatinho? Obedecer ao comando “Senta!” é meio caminho andado para o sucesso, pois o animal encontra-se já na posição desejada. Com o animal sentado à sua frente, coloque uma mão rente ao chão e recompense qualquer interesse na mão com um sinal sonoro e uma guloseima.
O próximo passo consiste em intensificar o farejar do gatinho relativamente à mão; depois de o patudo a cheirar, com segurança, por diversas vezes, aumentamos o grau de dificuldade: uma nova recompensa só existirá se o gato o imitar – para tal, mantenha a mão paralela ao chão em frente ao animal. Ao aperceber-se de que não obtém nenhuma guloseima, mais cedo ou mais tarde irá tocar-lhe na mão com a pata – e agora é o momento certo para o reforço positivo! Aumente o grau de dificuldade e recompense o gato se este der a patinha rapidamente, isto é, 2 ou 3 segundos depois de colocar a mão à sua frente; depois, erga a mão lentamente. Quando o patudo dominar esta sequência, experimente introduzir uma ordem.
Para o famoso “Dá cá mais cinco!” é essencial que o gatinho domine os truques anteriores, sentar e dar a patinha. Para o tão desejado high five são necessários apenas alguns passos: a partir do 'dar a patinha', eleve cada vez mais a mão até atingir a posição high five. Recompense o seu companheiro de treino a cada etapa através de um sinal sonoro e de uma guloseima. Caso o animal esteja irritado, dê um passo atrás até ao clássico 'dar a patinha' antes de prosseguirem. Quando o gatinho dominar o truque, experimente apresentar uma ordem – ou opte pelo método mais simples e utilize a mão estendida como tal.
Existem várias possibilidades para ensinar o seu gatinho a deitar-se. Experimente, por exemplo, pegar numa guloseima e lentamente aproximá-la do chão, segurando-a. Inicialmente, ofereça o snack aos primeiros sinais que indicam que o animal se deve deitar, atraindo-o sempre para esta posição. Como é habitual, fortaleça o comportamento desejado através de um sinal sonoro e quando o animal tiver assimilado o truque pode introduzir uma ordem – aqui o gesto da mão rente ao chão parece ser bastante eficaz. Como alternativa pode usar o método “Capturing” (recorde o ponto “Senta!”), caso, por exemplo, saiba que o seu companheiro peludo se irá juntar a si no sofá para um momento de descontração.