Socorro, o meu gato arranha o sofá!

Para evitar que o seu gato arranha o sofá compre um ou vários arranhadores

São várias as razões que podem levar o seu gato a arranhar a mobília.

Se tem um gato em casa é provável que já se tenha confrontado com a mobília arranhada. E para alguns donos este comportamento, apesar de normal nos gatos, causa desespero. No entanto, com um arranhador adequado e alguns truques pode evitar este problema. Descubra neste artigo o que pode fazer se o seu gato arranha o sofá!

Por que razão o meu gato arranha o sofá?

Marcas de arranhões no sofá ou nos pés da mesa indicam a presença de um gato. Mas afinal por que razão os gatos gostam de destruir os móveis da casa?

Cuidados com as unhas

Um motivo para os gatos arranharem os móveis é necessitarem de desgastar as unhas. Para conseguirem apanhar as presas com sucesso os gatos precisam de manter as unhas afiadas. E para tal a parte exterior das unhas deve ser removida regularmente. Ao arranhar os móveis os gatos conseguem manter as unhas no tamanho correto, bem afiadas e limpas.

Quando vivem no exterior, os gatos frequentemente afiam as unhas nos troncos das arvores. Por exemplo, eles gostam muito de ramos inclinados ou verticais onde se podem esticar. Mas às vezes eles também afiam as unhas em troncos deitados. Nos locais preferidos dos gatos para afiar as unhas é comum encontrar pedacinhos das unhas.

Assim, os gatos de apartamento que não têm arranhadores disponíveis têm de encontrar uma alternativa. Nesse caso os sofás, tapetes, móveis de madeira são geralmente os eleitos pelos gatos para cuidar das suas unhas. Lembre-se que se o seu gato arranha o sofá é porque não encontra uma alternativa melhor para resolver o seu problema. Ele não quer irritar os donos!

Os gatos que passeiam sozinhos afiam as unhas nos troncos das árvores.

Os arranhões são uma mensagem

Os arranhões de um gato são também uma forma de dar informações a outros gatos. Por exemplo, deixar arranhões numa determinada área o gato informa que aquele território é seu. E além dos arranhões os gatos também marcam o território com odores. As almofadas e os dedos das patas dos gatos têm glândulas que deixam odores por onde passam.

Visto que o arranhar é um meio de comunicação essencial para os gatos, é comum que eles arranhem alguns móveis, mesmo que tenham um excelente arranhador à disposição.

Arranhar para aliviar o stress

Por fim, se o seu gato arranha o sofá pode ser um sinal que está entediado ou ansioso. A boa notícia é que é muito fácil animar o seu pequeno felino. Por exemplo, aumente o tempo de brincadeiras ou estimule o seu gato a fazer exercícios como agility. Geralmente os gatos suficientemente estimulados ficam relaxados e não sentem necessidade de arranhar os móveis.

Uma outra situação que pode estimular o comportamento de arranhar é se o seu gato se sentir observado por outros gatos. Nesse caso, trata-se de uma reação natural, em que o gato quer transmitir aos outros que é mais forte.

O meu gato arranha o sofá: o que fazer?

Em primeiro lugar não castigue o seu gato mesmo que ele tenha acabado de destruir o seu sofá novo. Com truques e algum treino consegue ter todos os seus móveis em segurança.

  • Dê várias alternativas ao seu gato. Por exemplo, distribua pela casa postes e arranhadores de tamanhos e formatos diferentes.
  • Torne mais difícil o acesso aos móveis ou locais que o seu gato gosta de arranhar. Por exemplo, coloque uma estante ou um vaso de flores em frente à decoração de parede.
  • Instale um arranhador de parede perto de uma zona particularmente atrativa para o seu gato.
  • Os gatos acham a fita cola de dupla face particularmente desagradável. Cole-a nas zonas que ele gosta de arranhar.
  • Se tem mais de um gato em casa e as arranhadelas resultam de disputas territoriais entre eles, a melhor solução é procurar um especialista em comportamento animal.
© julia_104 / stock.adobe.com

O seu gato arranha o sofá? Um arranhador é a solução!

Para que o seu gato possa manter o seu comportamento natural precisa de um arranhador. Este produto é particularmente importante para os gatos de apartamento.

Os arranhadores mais comuns no mercado consistem num poste de madeira revestido a corda de sisal. No topo, os arranhadores costumam ter uma plataforma e por vezes outras ao longo do poste.

Além dos mais conhecidos arranhadores de chão também existem os arranhadores de teto. Estes arranhadores são altos e fixam-se ao teto. Existem arranhadores especialmente grandes que têm vários postes, assim como plataformas e nichos. Este tipo de acessório é especialmente útil, pois permite que o seu gato trate das suas unhas, brinque e descanse com todo o conforto.

Os gatos adoram ver o que se passa do alto e de controlar o que se passa à sua volta. Assim, o local ideal para o arranhador é na divisão em que a família passa mais tempo. Além disso, se puder ficar perto de uma janela tanto melhor, pois o movimento do exterior é uma distração adicional para os gatos.

A qualidade do arranhador é importante

Ao comprar o arranhador do seu pequeno felino tenha em atenção a qualidade. Um arranhador tem que ser estável e não pode tombar enquanto o gato anda a brincar. Além isso, nos arranhadores baratos as coberturas das plataformas são geralmente fixadas com agrafos que podem magoar os gatos.

Alguns arranhadores vêm com brinquedos pendurados, como por exemplo bolas de peluche. Retire estes brinquedos cortando a corda que os prende. Caso contrário o seu gato pode enroscar-se na corda solta durante as brincadeiras e magoar-se a sério.

Também é importante ter em atenção o tamanho. O arranhador deve ser alto o suficiente para que o seu gato se estique completamente quando estiver a afiar as unhas. Por fim, não se espante se o seu gato ignorar o arranhador quando o levar para casa. Às vezes os gatos precisam de algum tempo para se habituarem a novos objetos. Mas não se preocupe, ele vai acabar por descobrir a utilidade do arranhador e usá-lo para afiar as unhas, brincar e dormir!

Os nossos artigos mais relevantes