Agility para gatos

exercícios de agility para gatos

exercícios de agility para gatos

Agility: mais diversão e atividade física no dia a dia do seu gato

Tanto o exercício como os momentos de brincadeira são componentes essenciais para uma vida saudável. Caso o seu gatinho se sinta aborrecido, é certo e sabido que depressa as queixas se manifestarão. A maioria destes animais adora desafios que exercitem o corpo e a mente. Os exercícios de agility para gatos constituem uma forma fantástica de combinar desenvolvimento com brincadeira – são apelos à curiosidade natural dos gatos e podem ser feitos tanto no interior como no exterior.

O que é exatamente Agility para gatos?

Os exercícios de agility para gatos são uma forma de corridas de obstáculos com diferentes níveis de dificuldade. Os exercícios, variados e exigentes, são pensados para gatos de interior, limitados no que diz respeito ao movimento físico. Podemos compará-los a um método de treino em que os animais têm que desempenhar diversas tarefas. Praticar em casa ou numa competição, onde tempo e rigor estão em jogo, é indiferente para o animal – o mais importante é mesmo a diversão.

Os benefícios de Agility para gatos

Os gatos são animais curiosos. Os imaginativos programas de treino fortalecem o corpo, mantêm o animal ágil e encorajam a aprendizagem. A verdade é que também os gatinhos precisam de atividade física e de exercícios de agilidade mental para se manterem em forma. Os programas de treino ativam o cérebro e o corpo e contribuem para o estreitamento de laços entre o animal e o dono – a sua relação torna-se mais próxima e harmoniosa.

Como treinar o seu gato em Agility

Ao montar um percurso de agility dê asas à sua imaginação, que apenas deve ser limitada de acordo com o espaço que tem disponível. Pode integrar no percurso diferentes brinquedos e acessórios, como escadas, túneis e obstáculos, e ainda slaloms. As lojas para animais domésticos têm disponíveis numerosos brinquedos, equipamento de treino e obstáculos. Uma outra hipótese é criar você mesmo os obstáculos. Poderá ainda querer mostrar as aprendizagens que o animal já fez – para tal, inscreva o gatinho numa competição (estas integram geralmente os concursos de beleza para gatos). De forma a não desorientar o animal, seja gentil durante os treinos.

katzentunnel

Quais os acessórios que melhor se adequam à prática de Agility?

Para os treinos de agility qualquer brinquedo se pode considerar adequado. Os túneis em nylon e os cubos são perfeitos para o animal se esconder, brincar e caçar. Com velcro poderá aumentar o espaço de brincadeira. Pequenas aberturas na lateral acrescentam mais variedade à brincadeira. Bolas, ratos de brincar, guizos e, basicamente, qualquer objeto que se mova e faça barulho é adequado.

Os brinquedos podem ser feitos de peluche ou de plástico. Penas, cordas ou tranças de plástico são outros acessórios populares. E é claro que uma guloseima é essencial após cada treino. Outros excelentes brinquedos de inteligência são os obstáculos e os balancés, que o gatinho usará para treinar o seu equilíbrio. Pneus e canas com penas contribuem para a coordenação e montam-se rapidamente.

Os clickers têm também um papel importante na educação de cães e gatos. Assim que é feito o clique, é oferecida a recompensa. Logo que o animal esteja condicionado para este comportamento, o clicker será sinónimo de recompensa imediata. O target stick será utilizado após o clique. Num clicker associado ao target stick, o animal aprende a seguir o stick com o nariz. Caso o gatinho toque a bola com o nariz, clique e ofereça-lhe a guloseima.

Como recompensar o seu gato adequadamente

Depois do gatinho ter efetuado a corrida de obstáculos com distinção deve presenteá-lo com uma recompensa e as guloseimas são as mais apreciadas. Os snacks de frango zoolove, com 100% de carne de frango, são um bom exemplo. O tubo reutilizável é perfeito para levar em viagem. Os snacks são produzidos a partir de um cuidadoso e complexo processo de liofilização; além disso, não contêm aditivos e são recomendados por veterinários e por criadores. Tão ou mais deliciosos são os Cosma Snackies, disponíveis nos sabores de carne ou de peixe, e totalmente apropriados às preferências de sabor dos gatos. Também são isentos de conservantes, corantes e aromatizantes e estão disponíveis em práticos tubos, mantendo-se, assim, frescos e saborosos. Além de frango, existem igualmente as variedades de pato, vaca e atum.

Os nossos artigos mais relevantes
Os exercícios de agility para gatos são uma forma de corridas de obstáculos com diferentes níveis de dificuldade.