Ponteiro laser para gatos

laserpointer für Katzen

Ponteiro laser para gatos: Um brinquedo que exige precauções

O ponteiro laser para gatos é realmente apropriado como brinquedo para estes animais? Não há uma só resposta a esta questão, já que há opiniões muito diferentes. Use a informação deste artigo para pesar os prós e os contras e tomar a sua própria decisão.

Quais os perigos da utilização de um ponteiro laser como brinquedo?

As brincadeiras com o ponteiro laser exigem a disponibilidade a um único sentido, a visão. Olfato, tato e audição, ao contrário do que se passa com a maioria dos brinquedos para gatos, não são necessários. Porém, a intervenção dos restantes sentidos é de extrema importância, pois aqui as condições coincidem com as vividas pelo animal em ambiente selvagem.

Fundamentalmente, deve ser dada preferência aos brinquedos e condições habitacionais que melhor imitem o ambiente natural dos gatos. Apenas assim o seu patudo poderá levar uma vida plena de bem-estar e felicidade.

Facto é que a brincadeira com o ponteiro laser pode nem sempre proporcionar ao animal um sentimento de realização, como a sensação de uma caçada bem-sucedida, no final da qual poderia finalmente matar a presa. O gato pode, como consequência, mostrar sinais de frustração e reagir desproporcionalmente, continuando, por exemplo, a procurar nervosamente o ponto vermelho pelo chão.

O raio laser é, além do mais, prejudicial para os olhos. Deste modo, não deve focar o olhar diretamente na luz e, acima de tudo, não permita ao gatinho fazê-lo, pois os seus olhos são bastante mais sensíveis do que os dos humanos. A estrutura dos seus olhos é bem mais delicada, principalmente para que o animal tenha uma boa visão noturna.

Tenha em conta que o laser se reflete em diversas superfícies, entre as quais pavimentos como laminado e semelhantes, podendo magoar os olhos mais sensíveis, especialmente a dos animais. No pior dos casos, o desfecho é a cegueira do gato, associada a enormes despesas médicas.

Somente aqueles que convivem mais de perto com o gatinho, e que sabem manusear corretamente o ponteiro laser para gatos, devem brincar com este objeto. De outro modo, causar danos irreparáveis à visão é uma possibilidade bem real.

Apontador de laser como brinquedo: aspetos a favor

Ao usar o brinquedo luminoso de forma consciente, controlada e limitada no tempo, o laser irá permitir-lhe levar a cabo as brincadeiras mais empolgantes com o seu patudo. No entanto, alguns gatos não sentem especial atração pelo brinquedo, possivelmente devido a experiências de caça enganadoras.

Os apontadores de laser são sinónimo de diversão. Todavia, como já enfatizamos, nós, humanos, devemos prestar particular atenção para que o feixe não aponte na direção nem do nosso olhar, nem do do animal, tendo em conta que o os últimos, como já referimos, têm uma vista muito mais sensível.

Uma lanterna pode ser tão ou mais estimulante para o gatinho e não tem os riscos do laser. Bolas, canas de brincar e semelhantes são objetos igualmente divertidos e, ao contrário da perseguição de um ponto de luz, o animal sente-se realizado, já que a presa é efetivamente “abatida”, tal na natureza. O sentimento de realização está totalmente ausente das brincadeiras com o ponteiro de laser.

É importante para o animal transmitir ao dono, de alguma forma, a proeza da matança da presa. Tendo em conta que o patudo não consegue verdadeiramente apanhar o ponto de laser, há sempre a possibilidade de lhe ser oferecida uma recompensa.

Recomendamos ainda apontar o laser para aquele que for o ponto final da cena de caça, como um objeto vermelho, a almofada do gato, por exemplo. Assim, o animal poderá “matá-lo”, experienciando o sucesso da caçada, como em ambiente selvagem, ao mesmo tempo que liberta a energia reprimida durante esta intensa atividade.

Como evitar os potenciais perigos do ponteiro de laser?

Nunca é de mais reforçar: em nenhuma circunstância deve apontar o laser na direção dos olhos do seu gatinho. Por norma, ao procurarem pela luz, os gatos focam-se no chão e não no aparelho em si. De qualquer modo, precaução e o manuseamento correto do objeto são essenciais.

Comece com o ponteiro um pouco acima do nível do chão – isto para que o gato não olhe incorretamente para o ponteiro em vez de se focar no ponto vermelho no chão. Logo que o animal esteja concentrado no ponto, é altura de o dono se instalar confortavelmente, sentando-se, por exemplo, no sofá e mantendo, assim, o seu companheiro felino de bom humor.

Por outro lado, o exercício físico é de extrema importância, não só para o pequeno felino, como também, e sobretudo, para o dono. Deste ponto de vista, é natural dizer-se que o ponteiro de laser é um objeto de conveniência, já que quem mais beneficia da sua utilização são as pessoas. Além disso, a experiência oferecida pelo laser está longe de se aproximar da caça da presa em plena natureza.

Existem ponteiros de laser seguros?

Os ponteiros de laser selecionados e disponibilizados pela zooplus são testados e considerados seguros. De acordo com as especificações dos fabricantes, o laser não magoa os olhos, desde que focado por um curto período de tempo. O baixo nível de radiação reduz as possibilidades de lesões oculares.

Apesar de tudo, é fundamental o utilizador estar ciente dos riscos e ser extremamente cauteloso no manuseamento do laser. Não nos esqueçamos que os raios laser consistem em luz fortemente concentrada.

Deve, pelo contrário, evitar a todo o custo adquirir um ponteiro laser a fornecedores de origem duvidosa, especialmente se oriundos do estrangeiro ou em leilões online, já que os objetos em causa podem não corresponder aos standards de segurança, podendo exceder os valores-limite permitidos em cem vezes.

Absolutamente desaconselhada é a aquisição de ponteiros laser que funcionam de modo aleatório. Estes objetos lançam os feixes de luz altamente concentrada ao acaso pelas divisões, representando um risco incalculável para os olhos do animal e do dono.

Que outros brinquedos são indicados para o meu gato?

Uma lanterna pode ter o mesmo efeito estimulante e sem os riscos do laser. Bolas, canas de brincar e outros brinquedos semelhantes são também sinónimo de diversão e, ao contrário do ato de caçar um ponto de luz, o gato obtém satisfação, já que pode “abater” a presa com todos os seus sentidos – tal como em ambiente selvagem. Nas brincadeiras com o laser este sentimento encontra-se totalmente ausente.

Mesmo as canas de brincar e outros brinquedos parecidos, o animal experimenta uma sensação de satisfação. E o animal precisa de uma recompensa para o seu equilíbrio mental, mesmo que apenas em forma de palavras. Além disso, os riscos para a saúde do animal são bastante reduzidos.

Os nossos artigos mais relevantes