Tetra negro This article is verified by a vet

peixes tetra negro a nadarem em aquário

Os tetra negro são peixes de aquário muito calmos e extremamente populares.

Robusto, fácil de manter e bonito: o tetra negro é especialmente popular junto de aquariófilos principiantes. Leia este artigo e fique a saber o que torna esta espécie de peixe tão especial.

Qual o aspeto do tetra negro?

O tetra negro (Gymnocorymbus ternetzi) é um peixe ornamental de água doce que mede, no máximo, 5,5 centímetros. As barbatanas anais fazem lembrar um manto negro, sendo essa a origem do seu nome. O corpo do tetra negro é estreito e o dorso é bem elevado.

O tetra negro existe em que cores?

O prateado é a cor base da forma selvagem, embora desvaneça com a idade. No entanto, existem espécies que apresentam outras variações de cor e outros formatos de barbatana.

Esta espécie de peixe é preta na parte traseira. Além disso, também as suas barbatanas anais, adiposas e dorsais são negras. Conta ainda com duas listras verticais pretas na zona frontal.

Atenção: existem também variantes em rosa-dourado (tetra negro albino) ou com barbatanas mais compridas (tetra negro de véu).

Diferenças entre machos e fêmeas

É possível determinar o género através de duas características. Por um lado, as fêmeas costumam ser maiores do que os machos (até cinco centímetros).

A barbatana dorsal dos machos é, por norma, ligeiramente mais pontiaguda do que a das fêmeas.

Comportamento: habitantes de aquário tranquilos e simples

Os tetra negro são considerados bons nadadores e gostam de se mexer. Além disso, são pacíficos em relação a outros membros da sua espécie (raramente ocorrem lutas).

Tal como outros tetras (por exemplo, os tetra-cobre ou os tetra neon), o tetra negro leva a vida como peixe de cardume. Isto significa que estes peixes vivem em grupos de, pelo menos, 10 exemplares.

Que peixes podem ser tidos com o tetra negro?

O tetra negro preenche todos os requisitos para ser tido num tanque comunitário com outros peixes de carácter pacífico.

Desde os acará disco, siluros e ciclídeo anão cacatua, passando pelos peixe-zebra, guppy e outras espécies de tetras – os tetra negro dão-se bem com muitas espécies de peixes.

Atenção: Seja cauteloso com jovens camarões, pois serão comidos pelos peixes.

Cuidar adequadamente do tetra negro

Tratando-se de um peixe fácil de cuidar, o tetra negro é indicado para principiantes que optem por um aquário comunitário. Porém, deve considerar as necessidades individuais desta espécie de peixe para ter a certeza de que o animal é feliz e saudável a longo prazo.

Tamanho do aquário

Portanto, para que o seu peixe, que adora nadar, tenha espaço suficiente, o aquário deve ter, no mínimo, 112 litros de água. Em relação ao comprimento, 80 centímetros é o recomendável.

Parâmetros de água ideais

No que diz respeito aos parâmetros de água no aquário, os tetra negros são geralmente robustos.

Portanto, são estes os parâmetros adequados no aquário:

  • Dureza da água: idealmente até 10° de dureza geral, eventualmente 5 até 20°
  • Valor de pH: 6 até 8
  • Temperatura: 20 até 28 °C

Plantação e substrato

Os tetra negro adoram esconderijos, pelo que o aquário deve ter algumas zonas com vegetação densa, mas solta. Plante algumas plantas flutuantes para proteger estes tetras, que tanto gostam da sombra, da luz intensa.

Relativamente ao substrato, recomenda-se usar um substrato escuro.

Alimentação: o que comem os tetra negro?

Tratando-se de uma espécie omnívora, pode alimentar os seus tetra negro com comida seca convencional para tetras.

Para adicionar variedade à dieta, pode também oferecer comida viva ou comida congelada (por exemplo, artémias, larvas de mosquito ou camarões de água salgada).

Saúde: qual a esperança de vida do tetra negro?

A esperança média de vida desta espécie de tetra em ambiente selvagem oscila entre um a dois anos e meio. Em aquário, o tetra negro vive normalmente mais tempo, entre seis a dez anos.

Os tetra negro são animais robustos?

Embora estes populares peixes sejam conhecidos por serem muito robustos podendo aguentar, até certo ponto, flutuações na qualidade da água os animais podem sofrer das típicas doenças dos peixes. Estas são as principais:

Criação: como se reproduzem os tetra negro?

Se pretende fazer criação de tetras negro, vai precisar de um tanque de reprodução com cerca de 30 litros de capacidade. Equipe o reservatório com musgo de Java e selecione os seguintes parâmetros: temperatura entre 24 a 28°C e dureza da água abaixo dos 10 °.

Depois, ponha pelo menos um macho e uma fêmea nesse reservatório. Os tetra negro largam esperma e põem ovos em água aberta (ou em partes de plantas) – podem pôr até 500 ovos.

Da desova à criação

Tendo em conta que os tetra negro são predadores de desova, deve definitivamente voltar a pôr os progenitores no aquário normal depois da desova. Passados alguns dias, os ovos incubam. Após cinco dias, o saco vitelino é consumido, pelo que, a partir desse momento, deve alimentar os peixes com naúplios de artémia frescos. Depois disso, a comida em pó é adequada.

O habitat natural dos tetras

O tetra negro vive, em ambiente selvagem, em rios da América do Sul, especialmente na Argentina, Bolívia e Paraguai.

Basicamente, estes peixes preferem as águas correntes e sombreadas dos rios Guaporé, Paraguay e Parana.

tetra negro a nadar em aquário © juancajuarez / stock.adobe.com
Tendo em conta que os tetra negro adoram esconderijos, o seu aquário deve incluir algumas áreas com vegetação densa.

Compra: quanto custa um tetra negro?

Devido à sua grande popularidade, pode encontrar esta espécie de peixe em qualqier loja de animais com uma secção de aquariofilia.

Relativamente a preços, pode esperar entre dois a quatro euros por exemplar.

Bilhete de identidade do tetra negro

Nome: Tetra negro (Gymnocorymbus ternetzi)
Comprimento: Máximo 5,5 cm
Esperança média de vida: Até 12 anos
Manutenção: Em grupo (mais do que 10 animais)
Socialização: Possível com muitos tipos de peixe
Aquário: Aquário comunitário
Temperatura da água: 20 até 28 °C
Parâmetros de água Valor de pH entre 6,0 até 8, dureza da água de 5 até 10°
Comida: Comida seca e comida viva
Nível de dificuldade: Fácil

Fontes:


Franziska G., Veterinária
Profilbild von Tierärztin Franziska Gütgeman mit Hund

Estudei medicina veterinária na Universidade Justus-Liebig em Gießen, onde pude ganhar alguma experiência em vários campos, como medicina para pequenos e grandes animais, medicina exótica, farmacologia, patologia e higiene alimentar. Desde então, não trabalhei apenas como autora veterinária. Também trabalhei na minha tese, que foi influenciada cientificamente. O meu objetivo é proteger melhor os animais contra patógenos bacterianos no futuro. Além do meu conhecimento, partilho as minhas próprias experiências como dono de um cão e, assim, consigo entender e dissipar medos e problemas, bem como outras questões de saúde animal.


Os nossos artigos mais relevantes
9 min

Peixe-palhaço

Os peixe-palhaço são animais de água salgada, oriundos do Pacífico e apresentam tons que variam entre o preto, laranja, amarelo e vermelho.
10 min

Axolote

Há vários anos que o axolote mexicano está na moda como animal doméstico. O seu aspeto simpático e as suas cores fazem dele o centro das atenções. Além disso, ter um axolote é relativamente fácil.