Tetra-cobre This article is verified by a vet

cardume de tetra-cobre a nadar em aquário

Os tetra-cobre preferem a zona central do aquário.

Só o nome já sugere que o tetra-cobre tem um aspeto impressionante – e assim o é. Leia este artigo e descubra qual o tipo de ambiente indicado para este peixe, tão popular entre os aquariófilos.

Aspeto: o brilho metálico é a imagem de marca

O tetra-cobre (Hasemania nana, Hasemania melanura ou Hemigrammus nanus) tem entre 4,5 a 5 centímetros de comprimento e pode ser reconhecido pelo sua típica cor metálica brilhante. As escamas na barriga e nos flancos iluminam-lhe o corpo lustrosamente.

Uma outra característica distintiva são as pontas brancas das barbatanas caudais. Também a barbatana anal e as barbatanas dorsais têm uma orla branca. Além disso, enquanto alguns animais contam com uma listra vertical entre prateada a preta, outros não a têm.

Ao contrário de outras espécies de peixes tetra, como o tetra cabeça de fogo, o tetra neon ou o tetra fantasma, o tetra-cobre não tem barbatana adiposa. Noutros tetras, esta barbatana está localizada entre as barbatanas dorsal e caudal.

Diferenças de género: machos vs. fêmeas

Quando mantidos adequadamente, a cor do tetra-cobre revela o sexo do peixe. Portanto, ao passo que as fêmeas têm uma tonalidade cobre, os machos são mais acobreados. À exceção disso, o aspeto dos dois sexos não apresenta diferenças.

macho tetra-cobre
Um macho tetra-cobre exibe a sua cor acobreada intensa.

O tetra-cobre é um peixe ornamental ativo. Portanto, precisa de espaço suficiente para nadar. Ao sentir-se limitado, depressa reage de forma territorial e espanta outros peixes.

Qual o tamanho indicado para o aquário?

Para um cardume composto por oito a dez peixes, precisa de um aquário com uma capacidade de, pelo menos, 54 litros de água. As dimensões mínimas indicadas para o aquário são 60 x 30 x 30 centímetros.

Plantas e configuração

A plantação no aquário deve estar disposta de modo a que as plantas aquáticas, de folhas finas, colocadas na zona inferior e de forma densa, ofereçam locais para os peixes se esconderem e desovarem. Porém, já nas zonas centrais e superiores, deve haver espaço suficiente para nadarem.

O substrato deve ser escuro. Pois os ativos tetra-cobre também apreciam um ambiente escurecido no que diz respeito à iluminação.

Quais os parâmetros da água adequados para o tetra-cobre?

A qualidade da água determina a saúde dos peixes.

  • Quanto à temperatura da água, os tetra-cobre necessitam de uma temperatura entre os 22 e os 28 °C. Porém, já num tanque de criação, a temperatura mínima é de 25 °C.
  • O valor do pH deve ser ligeiramente ácido, ou seja, entre os 6 e os 7 graus.
  • A dureza total ótima situa-se entre os 2° e os 15°.

Para evitar que o seu peixe adoeça, deve verificar regularmente os parâmetros da água.

aquário grande enriquecido com plantação
Peixes como os tetra-cobre usam as plantas do aquário para se protegerem.

Omnívoros, os tetra-cobre não são exigentes e comem quase todos os alimentos convencionais para peixes, como flocos. No entanto, comida viva é especialmente popular entre estes animais – por exemplo, pulgas-de-água ou copépodes.

Se pretende fazer criação com os seus peixes, deve apostar em comida viva, nutricionalmente rica, com mais frequência.

Os tetra-cobre são peixes de cardume. De qualquer modo, deve estar atento à proporção machos-fêmeas. Porque se a proporção de machos for demasiado superior à das fêmeas, estas depressa se sentirão importunadas.

Por norma, o tetra-cobre tem uma atitude calma perante outros peixes ornamentais.

Outros tetras, ciclídeos anões ou peixes de fundo, como as coridoras e os cascudos, são especialmente indicados para socialização. Em alguns casos, esta espécie come as crias dos camarões, como o camarão-anão.

Esta espécie de tetras não precisa de muito para se reproduzir. É assim que a reprodução funciona:

  • Quando uma das fêmeas está pronta para acasalar, procura a proximidade do parceiro macho.
  • Acena com a cabeça para afastar tetras-cobre que estejam a perturbar.
  • Até ao momento do acasalmento, o par orbita em redor um do outro.
  • De seguida, nadam até ao local da desova, onde a fêmea deposita entre 10 a 30 ovos.
  • A ninhada incuba passados cerca de dois dias e, inicialmente, alimentam-se de infusório e comida em pó.

Fazer criação

Se pretende fazer criação ativa com os seus peixes, também pode colocar um par que esteja pronto para acasalar num tanque para desova. Tendo em conta que o tetra-cobre é um ladrão de desova, deve equipar o tanque com plantação suficiente e uma grelha. No entanto, é recomendável retirar os progenitores do tanque depois da desova.

Com uma esperança de vida de cerca de dez anos, os tetra-cobre chegam muitas vezes a viver mais do que algumas raças de cães. Em geral, esta espécie de peixes pode adoecer com as doenças típicas dos peixes que acometem frequentemente peixes ornamentais mantidos em aquários.

Além de fascinantes cidades com milhões de habitantes, o Brasil também é sinónimo de florestas tropicais, uma grande diversidade de espécies e natureza selvagem. O tetra-cobre também se sente em casa em pequenos rios e ribeiros em redor do Rio São Francisco e do Rio Purus.

Têm preferência por águas de corrente rápida e sentem-se igualmente confortáveis em rios de águas brancas e negras. Água limpa com água de elevada qualidade é um aspeto importante para estes peixes.

Os tetra-cobre chegaram à Europa na década de 1930, como membros dos verdadeiros tetras. Atualmente, são uma das espécies mais procuradas para aquários ornamentais devido à sua beleza e ao facto de não exigirem muitos cuidados.

Compra: quanto custa um tetra-cobre?

Os tetra-cobre são bastante populares e baratos. Um exemplar custa entre um a dois euros. Portanto, é possível comprar um cardume com um orçamento baixo.

Pode arranjar estes peixes em qualquer loja de animais bem equipada com uma secção de aquariofilia ou online.

No entanto, não subestime as despesas correntes com comida ou eletricidade para o aquário. Além disso, verifique o estado de saúde dos peixes no momento da compra. Podemos adiantar que a cor intensa dos animais indica que estão a ser mantidos e alimentados de forma adequada.

Close up de um tetra-cobre e das suas barbatanas
O tetra-cobre não tem barbatana adiposa.

Conclusão: serão os tetra-cobre indicados para o meu aquário?

Tendo em conta que este belo peixe de cardume é muito pouco exigente em termos de manutenção e alimentação, é indicado tanto para principiantes como para especialistas em aquariofilia.

No entanto, o seu aquário deve satisfazer os requisitos recomendados. Pois só assim os animais se sentirão confortáveis e não entram em guerras territoriais com outros peixes.

Felizmente, não é preciso muito esforço para montar um aquário apropriado à espécie e no qual o seu tetra-cobre brilhará.


Franziska G., Veterinária
Profilbild von Tierärztin Franziska Gütgeman mit Hund

Estudei medicina veterinária na Universidade Justus-Liebig em Gießen, onde pude ganhar alguma experiência em vários campos, como medicina para pequenos e grandes animais, medicina exótica, farmacologia, patologia e higiene alimentar. Desde então, não trabalhei apenas como autora veterinária. Também trabalhei na minha tese, que foi influenciada cientificamente. O meu objetivo é proteger melhor os animais contra patógenos bacterianos no futuro. Além do meu conhecimento, partilho as minhas próprias experiências como dono de um cão e, assim, consigo entender e dissipar medos e problemas, bem como outras questões de saúde animal.


Os nossos artigos mais relevantes
10 min

Peixe-palhaço

Os peixe-palhaço são animais de água salgada, oriundos do Pacífico e apresentam tons que variam entre o preto, laranja, amarelo e vermelho.
10 min

Axolote

Há vários anos que o axolote mexicano está na moda como animal doméstico. O seu aspeto simpático e as suas cores fazem dele o centro das atenções. Além disso, ter um axolote é relativamente fácil.