Tetra Fantasma

características do tetra fantasma

O Tetra Fantasma: um peixe de cardume com qualidades

Os Tetra Fantasma pretos e vermelhos são especialmente conhecidos nas lojas de aquariofilia. Quase desconhecido, no entanto, é o muito mais raro Tetra Fantasma amarelo, pois este está longe de ter a popularidade dos anteriores e a sua taxa de reprodução é baixa.

A origem dos Tetra Fantasma

Os Tetra Fantasma, tal como muitos outros Tetra, são oriundos da zona central do Brasil. Os que são comercializados na Alemanha são provenientes principalmente das áreas de pesca do rio São Francisco. Alguns podem também ser nativos do Rio Guaporé mas a origem deste género não está claramente determinada.

A aparência dos Tetra Fantasma

Os Tetra Fantasma preto e vermelho têm geralmente entre 4 e 5 cm de comprimento. Outras subespécies são um pouco mais pequenas. Independentemente da cor, é possível constatar que as fêmeas são muito mais coloridas do que os machos desta espécie, têm uma aparência elegante, os seus movimentos de natação são enérgicos, mas não são demasiado agitados. Especialmente quando estão integrados no cardume, a sua forma e aparência elegantes ganham particular destaque. No entanto, mesmo quando vivem apenas em par (situação possível, mas não ideal), são sempre uma aposta ganha em qualquer aquário.

phantomsalmler

O comportamento dos Tetra Fantasma

O Tetra Fantasma é um peixe de cardume que gosta de socializar e é bem-disposto, pode facilmente prosperar em aquários com capacidade igual ou superior a 60 litros. Este peixe deve ser mantido em cardumes de tamanho médio, mas também é possível fazer criação de casal, como para efeitos de reprodução. Porém, nem todos os casais são compatíveis, pelo que se recomenda alguma atenção especial nos primeiros dias de convivência.

O Tetra Fantasma é pouco exigente em relação aos valores da água. O pH deve manter-se entre os 6 e os 7,5 e a dureza total da água poderá ir até aos 18 graus. Estes são os valores ideais para este peixe. Contudo, para efeitos de reprodução, funciona melhor se a dureza da água for mais suave. A temperatura da água pode variar entre 22 e 28 graus Celsius, o que abre muitas possibilidades de socialização com outras espécies de peixes. Pode descobrir como testar corretamente os valores da água no seu aquário.

O aquário deve ser rico em flora deixando, todavia, espaço suficiente para os peixes nadarem. Os Tetra Fantasma prosperam em águas escuras e com vegetação densa e, por isso, preferem plantas flutuantes, pois escurecem o aquário. Pode saber mais sobre este assunto através do nosso artigo “Plantas aquáticas.

Os Tetra Fantasma têm uma esperança de vida que pode chegar aos 6 anos, se viverem num ambiente adequado às suas necessidades.

phantomsalmler

A alimentação dos Tetra Fantasma

Do ponto de vista da dieta, os Tetra Fantasma também são peixes pouco exigentes. Apreciam com gosto quer alimentos congelados, quer alimentos em flocos, ou alimentos vivos.

A socialização dos Tetra Fantasma

Os Tetra Fantasma, como já mencionámos, são peixes pacíficos e bem-dispostos. São muito compatíveis com quase todas as subespécies de Tetra, assim como com a maioria dos habitantes de aquários, desde que sejam não predadores. Dão-se especialmente bem com todas as subespécies de calictídeos. No entanto, lembramos que deve ter em conta as necessidades de cada espécie para que tenham espaço satisfatório para nadar e esconderijos suficientes e, claro, evitar a sobrepopulação no aquário, já que tem implicações sérias na estabilidade da qualidade da água.

Todos os produtos relativos à temática da aquariofilia, como comida para peixesaquários ou plantas podem ser encontrados na loja online da zooplus.

Os nossos artigos mais relevantes
A maioria dos elementos da família dos ciclídeos fazem parte do grupo dos peixes ornamentais originários dos trópicos e subtrópicos.