Néons This article is verified by a vet

Qualquer pessoa que alguma vez se tenha interessado por aquários e aquariofilia conhece os pequenos néons. As suas belas e apelativas cores de néon são tão únicas que chamam a atenção mesmo dos não iniciados. Embora a causa desta riqueza de cores seja desconhecida para a maioria, para eles é vital.

dois néon no aquário

O néon é um dos peixes de aquário mais conhecidos.

Comportamento dos néons: riqueza cromática protetora

Originalmente, o néon vive nas águas muito sombrias da América do Sul. No seu habitat natural, encontra-se um substrato escuro e água tingida de uma cor também escura. Para qualquer inimigo natural, seria uma brincadeira de crianças capturar esta presa luminosa, mas a natureza tem tudo planeado. As cores claras dos néons, tão raras em águas escuras, confundem os agressores.

Embora o tetra néon não se defenda dos predadores, os reflexos do cardume em que o peixe se encontra impedem o inimigo de atacar. Por outro lado, para os néons, ficar no cardume é fácil, uma vez que é muito fácil para estes peixes se encontrarem uns aos outros devido à sua luminosidade. 

Uma caraterística especial dos néons é que não brilham por si só, mas refletem a luz incidente. Isto pode ser observado muito bem num aquário. Quando a luz da manhã começa a aparecer, os néons ainda não mostraram toda a sua riqueza cromática. Isto acontece quando a luz incide. Os néons estão no seu melhor num aquário com um substrato escuro e uma iluminação fraca.

cardume de néon em aquário © inubi / stock.adobe.com
Os atacantes confundem os néon através dos reflexos.

Posse de néons

Aquário

O tamanho mínimo do aquário para manter os néons é de cerca de 60 litros. No entanto, quanto maior, melhor. A temperatura ideal da água é de 20-25 °C, a mesma que na sua floresta tropical nativa no Peru. O nível de pH deve situar-se entre 5 e 7 e a dureza da água não deve exceder 10°dH.

Devem ser colocadas muitas plantas em algumas partes do aquário, mas deve haver espaço suficiente para nadar. Para as plantas de aquário podem ser usadas plantas aquáticas de folhas finas e as plantas flutuantes para escurecer o aquário. É igualmente aconselhável utilizar um substrato escuro. 

Alimentação

Os néons podem ser alimentados com qualquer alimento vivo ou congelado encontrado no seu habitat natural, tal como artémia, larvas de mosquito e dáfnias. Podem também ser-lhes dados alimentos em flocos e pastilhas. O importante é não lhes dar sempre a mesma comida, para que a sua alimentação seja variada. 

Socialização

Os néons são peixes gregários, pelo que devem ser sempre mantidos em grupos de pelo menos dez exemplares. O tetra néon é um peixe muito pacífico e pode coexistir com outros peixes ornamentais sem problemas.

Ao escolher estes peixes, certifique-se de que eles não veem os néons como presas e consulte outros requisitos de manutenção. Alguns peixes que são adequados para viver com o néon são, por exemplo, o platy, o guppy, o peixe-gato e outras espécies de characiformes. 

Doença do neón

Esta doença é típica dos néons mas também pode ocorrer noutros peixes e nos barbos characiformes. A causa são os parasitas que se transmitem através de alimentos infestados ou roendo peixes infetados. Os peixes infetados podem ser reconhecidos por manchas esbranquiçadas que fazem com que o brilho do peixe desapareça gradualmente.

Existe também uma curvatura da coluna vertebral. Atualmente, não existe cura para esta doença. É importante colocar os peixes infetados em aquários de quarentena o mais rapidamente possível, para que não infetem outros peixes. 

Na loja online zooplus encontra tudo o que precisa para os seus peixes, tal como comida para peixes e produtos para limpeza da água, bem como as melhores marcas. 


Dra. Franziska G., Veterinária
Profilbild von Tierärztin Franziska Gütgeman mit Hund

Estudei medicina veterinária na Universidade Justus-Liebig em Gießen, onde pude ganhar alguma experiência em vários campos, como medicina para pequenos e grandes animais, medicina exótica, farmacologia, patologia e higiene alimentar. Desde então, não trabalhei apenas como autora veterinária. Também trabalhei na minha tese, que foi influenciada cientificamente. O meu objetivo é proteger melhor os animais contra patógenos bacterianos no futuro. Além do meu conhecimento, partilho as minhas próprias experiências como dono de um cão e, assim, consigo entender e dissipar medos e problemas, bem como outras questões de saúde animal.


Os nossos artigos mais relevantes
10 min

Axolote

Há vários anos que o axolote mexicano está na moda como animal doméstico. O seu aspeto simpático e as suas cores fazem dele o centro das atenções. Além disso, ter um axolote é relativamente fácil.
9 min

Peixe-palhaço

Os peixe-palhaço são animais de água salgada, oriundos do Pacífico e apresentam tons que variam entre o preto, laranja, amarelo e vermelho.