Molly negro

Este peixe, negro como a noite e com um brilho aveludado, é muito popular entre aquariofilistas experientes e principiantes. O belo molly negro é tão pacífico e robusto que enriquece qualquer aquário. No entanto, este peixe de água doce gosta de calor e reage de forma muito sensível às mudanças de temperatura.

dois peixes molly negro no meio de plantas aquáticas

História do molly negro

É raro encontrar peixes na natureza que sejam completamente negros da cabeça às barbatanas. O molly negro não é uma espécie natural, mas sim uma forma de criação de molly, um peixe selvagem de cor verde-prateada. O molly selvagem pertence aos poecilídeos e habita águas doces de fluxo lento da América Central até à Colômbia e à Venezuela. A forma totalmente negra do molly, descoberto em 1909, foi criada com sucesso pela primeira vez nos anos 1930 nos EUA. Foi depois exportado para a Europa e para outras partes do mundo. Atualmente, é um dos peixes ornamentais mais populares para os aquários de água doce. Graças à sua elegante camada de escamas pretas e ao seu caráter pacífico, é um must em qualquer aquário.

Aspeto

Com um comprimento de 4-6 centímetros, as primeiras formas de reprodução do molly negro importado dos EUA eram pequenas em comparação e tinham uma barbatana dorsal curta, plana e ligeiramente quadrada. Na sequência de numerosos cruzamentos, como por exemplo com o molly vela, surgiram outras variantes com grandes diferenças de cor, tamanho, forma das barbatanas e proporções do corpo. 

Macho ou fêmea?

A forma mais famosa do molly negro é, sem dúvida, a variante totalmente negra com cabeça pontiaguda e boca pequena. Estes populares peixes ornamentais podem medir entre 6 e 10 centímetros, consoante a ascendência, sendo as fêmeas ligeiramente maiores e mais redondas. Os machos distinguem-se ainda pela barbatana anal modificada, o gonopódio e o tamanho maior da barbatana dorsal.

Outras formas de molly negro

Para além do molly negro aqui descrito, existem outros mollys prateados, malhados e dálmata. Recentemente, tornaram-se populares os cruzamentos com o molly dourado ou empoeirado dourado, que têm uma barbatana caudal amarelada e olhos mais claros. Um pouco menos comuns são os mollys meia-noite, que são mollys negros descendentes do molly vela com uma borda vermelha numa barbatana caudal muito grande.

A popularidade do molly negro não se deve apenas ao seu belo manto escamoso negro, mas também ao seu caráter pacífico, que o torna um habitante sociável do aquário. Embora este peixe ornamental não seja gregário, deve viver em grupos. Gosta de nadar e dá variedade a qualquer aquário. Outra vantagem para este peixe que adora plantas é o facto de ter a reputação de ser um devorador de algas. Estes peixes animados estão constantemente a bicar as plantas e os objetos decorativos com a sua boquinha pontiaguda. 

Reprodução do molly negro

O molly negro é muito prolífico. Após um estro laborioso, os machos fecundam as fêmeas com o gonopódio, a barbatana anal modificada. Várias vezes ao ano, as fêmeas dão à luz entre 30 a 80 alevins completamente formados após um período de gestação de cerca de quatro semanas, durante o qual o seu corpo sofre uma deformação. Os animados minimollys negros exploram o ambiente logo que nascem e procuram refúgio na vegetação exuberante. Os juvenis são já muito robustos, pelo que muitos deles sobrevivem às primeiras semanas críticas. Ao contrário de outras espécies mais agressivas, os adultos raramente perseguem os juvenis.

A vida no aquário

Manter o molly negro é muito fácil. Estes peixes não só toleram muitos outros peixes de água doce, como também diferentes habitats e tipos de alimentação. No entanto, é imperativo que estas condições se mantenham sempre as mesmas, uma vez que os molly negros são muito sensíveis a alterações da temperatura da água, da acidez ou do valor do pH. Tal como muitas outras formas de criação intensiva, não toleram águas muito duras ou suaves. Além disso, uma acidez excessiva deixa-os em pedaços. Uma temperatura da água de 26-28 graus é a melhor para eles, mas, se necessário, podem suportar temperaturas mais baixas (pelo menos de 24 graus) e um pouco mais altas (máximo de 30 graus). O importante é que a temperatura escolhida se mantenha estável. 

Descubra a nossa seleção de comida para peixes. 

Qual o aquário ideal para o molly negro?

Outra razão pela qual o molly negro é um dos peixes ornamentais mais populares é o facto de poder ser mantido em pequenos aquários a partir de 60 centímetros de comprimento, ou seja, 54 litros. Naturalmente, quanto mais espaço tiver, melhor. Recomenda-se a utilização de cascalho como substrato. Além disso, devem ser plantadas muitas plantas de crescimento rápido para proporcionar esconderijos suficientes. As folhas das plantas devem chegar até ao topo do aquário, pois o molly negro move-se principalmente na região média e superior. É também uma boa ideia colocar pedras para formar pequenas grutas para que as fêmeas se possam refugiar dos machos demasiado pesados. As raízes e outros objetos de madeira devem ser evitados porque o teor de tanino pode acidificar a água, algo que o molly negro não tolera bem. 

Quantos mollys negros se podem manter num aquário? 

Se o aquário for montado conforme descrito acima e se a temperatura e a qualidade da água forem adequadas, os seus mollys negros já se podem instalar. Compre um grupo de cinco ou seis exemplares, pois, apesar de não serem peixes gregários, precisam de congéneres para se sentirem bem. Se tiver um pequeno aquário de 54-60 litros, é aconselhável ter um macho e quatro ou cinco fêmeas. A presença de vários machos num espaço demasiado limitado pode causar problemas, pois tendem a lutar uns com os outros. Nos grandes aquários é possível manter vários machos, mas as fêmeas têm de ser maioritárias. Por cada macho adicional, devem ser adicionados cerca de 30 litros de água ao volume total. Assim, num aquário de 200 litros deve haver um máximo de cinco ou seis machos com um número correspondente de fêmeas. 

Resumo das recomendações de criação do molly negro 

Especialmente os principiantes na aquariofilia podem ficar sobrecarregados com a quantidade de informação sobre o molly negro. Mas não se preocupe, porque manter este peixe é muito simples se tiver algumas coisas em mente. Eis as exigências mais importantes em matéria de posse do peixe molly negro: 

  • Tamanho do aquário: 54 litros no mínimo (60 centímetros de comprimento do bordo) 
  • Temperatura da água: 24-28 °C 
  • Valor do pH: 7-8 
  • Dureza total: 11-30 °dH 
  • Número de peixes: Num pequeno aquário de 60 centímetros, um macho e quatro ou cinco fêmeas. Em aquários maiores, o grupo pode ser maior (sempre com uma maioria de fêmeas). 
  • Substrato: Cascalho 
  • Plantas: O molly negro prefere as plantas arbustivas e altas, por isso é melhor plantar plantas de crescimento rápido. O rabo de raposa e a Hygrophila são muito fáceis de cuidar e dão-se muito bem. 
  • Alimentação: Comida vegetal em flocos; ocasionalmente, complementado com larvas de mosquito. 
  • Socialização: Com muitas espécies de peixes de água doce com as mesmas exigências no que respeita ao ambiente e ao facto de serem pacíficos. Por exemplo, corydoras, guppies ou platys. 

Alimentação

O que come o molly negro?

Este peixe é também muito fácil de cuidar em termos de alimentação, pois prefere uma dieta vegetal. Como ele ingere os alimentos principalmente à superfície, dê-lhe flocos leves com uma percentagem elevada ou total de vegetais que não se afundem rapidamente. De vez em quando, também gosta de comer alimentos vivos ou congelados, como larvas de mosquito. Além disso, pode também alimentá-lo com alimentos à base de algas. O importante é não alimentar demasiado os peixes. O excesso de alimento não só prejudica os animais, como também pode desequilibrar todo o ecossistema do aquário. 

Quanto tempo vive o molly negro?

Com bons cuidados, o molly negro pode viver entre três a cinco anos. Embora a sua esperança de vida seja mais curta do que a dos molly selvagens (como a maioria das formas de criação), é mais longa do que a de outros peixes de água doce mais propensos a doenças. Este peixe é muito resistente às doenças, mas, evidentemente, não está livre de todas elas. Deve ser feita uma menção especial à doença da mancha branca. Como o nome indica, esta infestação carateriza-se pelo aparecimento de manchas brancas nas barbatanas ou na pele. Se a doença for detetada precocemente, pode ser combatida aumentando a temperatura da água e adicionando sal. Se isto não ajudar, existem muitos remédios nas lojas de animais. 

O que devo fazer se um peixe ficar doente?

Se um peixe adoecer, é necessário não só tratar a patologia em si, mas também detetar e combater as causas. A origem de um sistema imunitário enfraquecido e, consequentemente, de uma doença pode ser um valor de pH desfavorável, uma dureza incorreta ou uma temperatura demasiado baixa. O molly negro mostra muitas vezes o seu desconforto perante as más condições, ficando agitado. Se detetar este comportamento, deve atuar. Ao tomar as medidas necessárias, tenha sempre em conta todos os peixes do aquário e as suas necessidades. Outras espécies devem tolerar, por exemplo, uma adição de sal ou um aumento da temperatura. 

Com que frequência é que o aquário precisa de ser limpo?

É claro que nem sempre é necessário esperar até que os peixes estejam desconfortáveis. Uma limpeza regular e um controlo do teor de água ajudam a manter o aquário em boas condições. Mude cerca de 10-30% da água uma vez por semana e 30-50% a cada duas ou três semanas. A nova água deve ter a mesma temperatura que a água existente, de forma a não expor os peixes a mudanças de temperatura. Limpe o filtro regularmente e mantenha as paredes e os objetos limpos. Também deve verificar frequentemente a qualidade da água com tiras de teste ou um medidor digital. Isto assegurará que o clima do aquário é o correto. As plantas altas e de crescimento rápido, como o molly negro gosta, ajudam a manter o equilíbrio do aquário.

Com que peixes ornamentais é que o molly negro se dá bem? 

O molly negro é um peixe extremamente pacífico que pode facilmente misturar-se com a maioria das espécies. O importante é que todas elas tenham as mesmas exigências em termos de água, luz, temperatura e plantas. Além disso, se possível, diferentes espécies devem habitar diferentes regiões aquáticas. A este respeito, o siluro-europeu ou as gambas filtradoras, que vivem no solo, são muito adequados. Também pode ser perfeitamente combinado com outros peixes de água doce, como os famosos platies, guppies, caracinídeos, escalares ou peixes betta. Com peixes grandes e muito dinâmicos, como os ciclídeos, pode ser mais complicado, porque os molly negros tendem a tornar-se reservados. 

Os nossos artigos mais relevantes
10 min

Axolote

Há vários anos que o axolote mexicano está na moda como animal doméstico. O seu aspeto simpático e as suas cores fazem dele o centro das atenções. Além disso, ter um axolote é relativamente fácil.
9 min

Peixe-palhaço

Os peixe-palhaço são animais de água salgada, oriundos do Pacífico e apresentam tons que variam entre o preto, laranja, amarelo e vermelho.