Neon Cardinal This article is verified by a vet

Paracheirodon axelrodi, red neon, aquarium flock.

O Cardinal sente-se mais feliz em cardume e entre as plantas.

Neon Cardinal, Tetra Cardinal ou simplesmente Cardinal, este peixe de cores vibrantes é o encanto de qualquer aquário. Neste artigo explicamos tudo sobre esta popular espécie de peixes, incluindo os cuidados a ter com o aquário ou o tipo de alimentação.

Aspeto: Vermelho e Azul

Em termos de tamanho, o Cardinal atinge entre 4 a 5 centímetros de comprimento. No que se refere às suas cores, estes peixes apresentam duas listas de cores brilhantes: uma azul superior e uma longa lista vermelha na zona lateral. Já a zona do abdómen tem escamas prateadas. Por fim, as barbatanas são praticamente transparentes.

Atenção: Contrariamente ao Neon Cardinal, a lista vermelha do Tetra Neon não acompanha todo o corpo do peixe. Ou seja, desde a cabeça até meio do corpo, a lista inferior é prateada, tornando-se a partir daí vermelha. Por outro lado, a lista vermelha do Tetra Azul é quase impercetível, enquanto a outra lista é de um azul forte.

Machos e fêmeas

É muito difícil distinguir os Cardinais fêmeas dos machos. A única diferença observável é a largura, já que as fêmeas costumam ser mais roliças. No entanto, só com muita experiência é que se consegue perceber a diferença e assim identificar o sexo dos peixes.

Cardinal em aquário
Vermelhos por baixo, azuis por cima: estas são as cores típicas dos Cardinais

Manutenção: O aquário para o Cardinal

O Tetra Cardinal é um dos mais populares peixes de aquário, pois além do seu aspeto fascinante é uma espécie muito fácil de tratar. No entanto, existem alguns aspetos a ter em conta relativamente ao aquário, que deve ter uma capacidade mínima de 60 litros.

Devido a ser uma espécie de peixes originária da América do Sul, deve observar os seguintes parâmetros da água:

  • Dureza: de 3 até 12 °dGH
  • Valor do pH: de 5,0 até 6,5
  • Temperatura: de 23 até 27 °C

Plantas para o seu aquário

Como o Cardinal gosta de viver em ambientes mais escuros, escolha plantas de crescimento denso para o seu aquário. Assim, plantas flutuantes e plantas altas, como por exemplo a Hydrocotyle leucocephala, ou pennywort brasileiro da água são uma boa escolha.

Além disso pode colocar algumas raízes para criar mais esconderijos. No entanto, tenha em atenção que os peixes precisam de espaço para nadar, especialmente na zona média do aquário.

Aquário de água doce com peixes cardinal
Os peixes Tetra Cardinal adora esconder-se no aquário.

O Cardinal é um peixe de cardume?

O Neon Cardinal é uma espécie de peixe muito sociável e ativo. E naturalmente, sendo um peixe de cardume adora a companhia de outros cardinais e também de outros peixes pacíficos. Assim, lembre-se que deve ter um pequeno cardume de Cardinais, com pelo menos 6 a 10 peixes. No entanto, quantos mais exemplares melhor, desde de que o tamanho do aquário seja adequado.

Que espécies de peixes se dão bem com o Cardinal?

Em termos de convivência com outras espécies não coloque peixes predadores grandes no aquário. Visto que os predadores facilmente veem nos Cardinais um excelente almoço. Assim, escolha espécies como o Rasbora harlequim, Corydoras arcuatus, Ciclídeo-borboleta ou Ramirezi Azul.

Também os camarões adultos costumam dar-se bem com pequenos peixes de aquário. No entanto, após o período de incubação os camarões devem ser mantidos num aquário à parte até serem maiores.

Alimentação do Tetra Cardinal

O Tetra Cardinal não é nada exigente no que se refere à alimentação. Assim, pode dar comida convencional (flocos), mas estes peixes também comem comida congelada e comida viva. Em termos de comida viva pode dar, por exemplo, larvas de mosquito ou pulgas de água.

Em estado selvagem estes peixes comem pequenos invertebrados, sobretudo pequenos insetos. Por este motivo, as partículas de comida não podem ser muito grandes.

Saúde: O Cardinal é um peixe sensível?

A esperança de vida do Cardinal é relativamente longa, pois estes peixes podem viver 10 anos. Naturalmente, o tempo de vida depende da qualidade de vida que proporciona aos seus peixes.

Em termos de doenças, estes peixes são considerados muito saudáveis e robustos. No entanto, podem apanhar as doenças típicas de peixes, a que outras espécies estão igualmente sujeitas.

Qual o valor dos peixes Tetra Cardinal

Se quer ter esta espécie no seu aquário, pense logo que vai comprar um pequeno cardume. O valor pedido por estes peixes é baixo comparativamente a outras espécies, cerca de 1.5 € por exemplar. No entanto, o valor geralmente baixa se comprar vários indivíduos.

Encontra esta espécie facilmente, em lojas de aquariofilia ou mesmo em lojas de animais que também tenham peixes. Ao comprar peixes Tetra Cardinal lembre-se que além do investimento inicial no seu cardume, vai também ter despesas regulares com comida, cuidados de saúde e com a manutenção do aquário.

Herkunft: Woher stammt der kleine Süßwasserfisch?

Die wenig Licht durchfluteten Ufergebiete der südamerikanischen Flüsse sind der natürliche Lebensraum des Roten Neons. So kommt er in den Flüssen Rio Negro (Brasilien) oder Orinoco (Kolumbien) vor.

Der zu den Salmlern zählende Zierfisch lebt dort in mit Huminstoffen angereichertem Wasser. Ein Grund dafür, dass dieses braun gefärbt ist. Auch im Aquarium freuen sich die Fische über Huminstoffe, da diese als natürliche Puffer den Säuregrad (pH-Wert) des Aquarienwassers positiv beeinflussen.

Bilhete de Identidade do Cardinal

  • Outras designações: Tetra Cardinal; nomes em latim: Cheirodon axelrodi, Hyphessobrycon cardinalis ou Paracheirodon axelrodi
  • Tamanho: 4-5 cm
  • Zona ocupada no aquário: meio até ao fundo
  • Companhia: peixe de cardume, precisa de 6 a 10 companheiros no mínimo
  • Convivência: possível, idealmente com peixes que vivam noutras zonas do aquário
  • Aquário: Água doce com capacidade mínima de 60 litros
  • Temperatura da água: 23-27 °C
  • Dureza da água: água mole, valor de pH entre 5,0-6,5
  • Alimentação: Comida seca, congelada ou viva
  • Grau de dificuldade: iniciante

Franziska G., veterinária
Profilbild von Tierärztin Franziska Gütgeman mit Hund

Estudei medicina veterinária na Universidade Justus-Liebig em Gießen, onde pude ganhar alguma experiência em vários campos, como medicina para pequenos e grandes animais, medicina exótica, farmacologia, patologia e higiene alimentar. Desde então, não trabalhei apenas como autora veterinária. Também trabalhei na minha tese, que foi influenciada cientificamente. O meu objetivo é proteger melhor os animais contra patógenos bacterianos no futuro. Além do meu conhecimento, partilho as minhas próprias experiências como dono de um cão e, assim, consigo entender e dissipar medos e problemas, bem como outras questões de saúde animal.


Os nossos artigos mais relevantes
10 min

Peixe-palhaço

Os peixe-palhaço são animais de água salgada, oriundos do Pacífico e apresentam tons que variam entre o preto, laranja, amarelo e vermelho.
5 min

Ciclídeos

A maioria dos elementos da família dos ciclídeos fazem parte do grupo dos peixes ornamentais originários dos trópicos e subtrópicos.