Camarões de aquário

camarões de aquário

Os camarões de aquário são muito populares. O que não é de espantar, dadas as diversas espécies, cores e tamanho destes animais. Na verdade, existem espécies de camarões para qualquer aquário!

Condições de vida para os camarões de aquário

O aquário

Um aquário com volume de 20 litros é adequado para um grupo de 10 a 20 exemplares de camarões. No entanto, quanto maior o aquário, mais felizes serão os seus camarões. Em relação às condições do aquário, como por exemplo a temperatura da água, tenha em atenção as necessidades da espécie de camarão que escolher. Assim, camarões anões precisam da água do aquário a uma temperatura de 18 graus, os camarões Amano preferem viver com a água entre os 23 e os 27 graus.

Camarão vermelho no fundo do aquário

Além disso, é essencial que limpe regularmente o aquário e que verifique os parâmetros da água. Dessa forma, consegue evitar que o nível de nitrito fique demasiado elevado, o que é prejudicial para os camarões. Por fim, é importante ter diversas plantas no aquário onde estes invertebrados se possam esconder.

Alimentação dos camarões de aquário

A comida favorita destes invertebrados são as algas. Assim, os camarões dão uma ajuda preciosa a manter as algas dos aquários sob controle. Folhas de amendoeira da praia ou catappa são também uma excelente fonte de alimentação para os camarões. Além disso, estas folhas também ajudam a manter a água do aquário saudável

Os camarões não são exigentes no que se refere à sua dieta. No entanto, para lhes proporcionar uma alimentação equilibrada, pode também dar comida especial. Mas não exagere na quantidade, dê aos seus camarões o que eles podem comer em uma hora. Caso contrário, a comida fica a boiar no aquário e tornar a água suja.

Camarões e peixes: quais as melhores combinações?

Os camarões são muito mais dos que auxiliares de limpeza do aquário. Estes coloridos invertebrados surpreendem os donos com a sua vida social diversificada. Na verdade, os camarões são animais de família que precisam da companhia de outros semelhantes para se sentirem bem. Assim, para dar uma vida adequada aos seus camarões deve ter pelo menos 8 exemplares no aquário.

De acordo com Carsten Logemann, autor do livro Garnelenfibel (Guia Prático dos Camarões), a maioria das espécies de camarões convivem bem umas com as outras. Ainda assim, existem combinações mais populares e bem sucedidas que outras. Por exemplo, as combinações entre Cristal Red (Caridina logemanni) e Camarão Branco Pérola ou entre Red Cherry, (ou Red Fire) e camarão Tigre são particularmente bem sucedidas.

Também pode ter no seu aquário camarões e peixes-gato ou outros pequenos peixes pacíficos. Evite peixes maiores ou mais ativos, pois nesses casos os camarões preferem esconder-se entre as raízes ou folhas das plantas que tiver no aquário. Se escolher espécies compatíveis, vai ter um aquário cheio de cor e energia.

Camarão amarelo e camarão vermelho

Na loja online zooplus encontra todos os produtos que precisa para os seus peixes e aquário, como comida para peixes e produtos para a limpeza da água.

Os nossos artigos mais relevantes
10 min

Peixe-palhaço

Os peixe-palhaço são animais de água salgada, oriundos do Pacífico e apresentam tons que variam entre o preto, laranja, amarelo e vermelho.
10 min

Axolote

Há vários anos que o axolote mexicano está na moda como animal doméstico. O seu aspeto simpático e as suas cores fazem dele o centro das atenções. Além disso, ter um axolote é relativamente fácil.