Ter um siluro num aquário é possível
Os siluros são peixes indicados para ter em aquário. No entanto, deve ter em conta que com bons cuidados e muita comida, estes peixes podem crescer bastante. Portanto, deve investir num tanque suficientemente grande.
Os siluros tendem a ocupar a parte inferior do aquário e também o fundo. Portanto, normalmente não se cruzam com outros peixes que vivam nos estratos superiores do aquário.
Sabia que?
Muitas espécies de sirulos têm longas antenas na zona da cabeça, com as quais conseguem "sondar" o substrato. É desta característica que vem o nome "sirulo antena".
Os sirulos mantêm o aquário limpo
Os sirulos não se envolvem por aí além nos acontecimentos do aquário. Porém, cuidam seriamente do seu habitat - o fundo do aquário.
Estes peixes recolhem o lixo do aquário. Ou seja, todos os restos de comida dos outros animais caem no fundo do aquário. Portanto, caem praticamente em frente à boca do sirulo. Comendo os restos, dão um importante contributo para a limpeza do tanque.
Que espécies de siluros podem ser tidos em aquários?
Os siluros-antena, os coridoras e os siluros-zebra são especialmente indicados para ter em aquário. Estas espécies são excelentes para socializar com outros peixes, pois são extremamente pacíficos.
Como é o caso de qualquer peixe, é uma boa ideia simular a estação do ano no aquário. Isto é positivo para os animais, pois o metabolismo está geneticamente habituado a mudanças. Para tal, pode simplesmente escurecer um pouco o aquário no inverno e baixar ligeiramente a temperatura.
As plantas não podem faltar
Os siluros sentem-se felizes com plantas aquáticas com crescimento denso. Pois podem esconder-se muito bem e brincar nas plantas. Entre as plantas adequadas contam-se, por exemplo, as cryptocoryne, as samambaias de Java ou as anubias.
Estas podem ser colocadas em rolos de argila. Deste modo, são facilmente integrados nas brincadeiras dos peixes. Os rolos de argila de poros largos são particularmente indicados, pois permitem às plantas criar raiz.
Os siluros querem esconder-se
Para que o siluro leve uma vida feliz e apropriada à espécie, deve introduzir possibilidades de esconderijo. Pode, por exemplo, fazê-lo com raízes velhas, tubos feitos de argila ou grutas de blocos de xisto.
Seja creativo e lembre-se que o siluro gosta de ambientes realmente escuros. Portanto, sentem necessidade de se esconder para conseguirem descansar.
Resumo: siluros em aquário
- Os siluros adoram correntes leves. Estas podem ser criadas artificialmente através de bombeamento.
- Água quente entre 20 a 30 degraus Celsius é recomendada. Pelo contrário, temperaturas mais altas não. Portanto, luz solar direta deve ser evitada.
- Os siluros gostam de se manter no fundo do aquário. Portanto, precisam de cascalho ou areia finos.
- Raízes, plantas e tubos permitem aos siluros esconder-se.
- As plantas também servem como alimento.
- Dependendo do tamanho do siluro, o aquário deve ter, no mínimo, entre 80 a 200 litros.
- Valor do pH: 5,8 até 7,8
- Grau de dureza da água: 2 até 30 °