Anubias

Escrito por Jana Schubert
selective focus of an Anubias Barteri leaf with blurred backgrou

A anubias tem folhas grandes e grossas de um verde intenso.

A anubias torna sempre o aquário mais bonito, com folhas grandes e escuras, estas plantas enchem o aquário de um verde forte e vivo. Visto que esta planta é muito fácil de manter, é natural que seja uma das plantas mais populares entre quem tem aquários.

Como identificar uma anubias?

A anubias é uma planta da grande família de plantas araceae. À medida que cresce, esta planta desenvolve folhas largas e espessas que compõem muito bem a decoração dos aquários, visto que criam a sensação de uma pequena floresta.

Plantas de crescimento lento

O crescimento destas plantas é lento, ainda que consistente e regular. Além disso, não se espalha por todo o aquário. Assim, ao colocar uma destas plantas no seu aquário sabe que ela não vai dominar o espaço aquático em pouco tempo. A partir do momento em que achar que a anubias está a ficar demasiado grande, basta retirar-lhe uma parte.

Qual o tamanho de uma anubias?

Estas não são plantas que cresçam muito em altura, de facto, elas atingem em média 20 centímetros. No entanto, devido às suas características próprias, elas gostam de se espalhar na horizontal, por isso, para que a planta cresça saudável e forte tenha uma parte do fundo do aquário livre. E assim, com anubias no aquário terá passado algum tempo um belo tapete verde a cobrir o fundo.

Os peixes gostam de comer anubias?

A maioria dos peixes perciformes não mostra interesse nas anubias. Assim, estas plantas rasteiras sobrevivem muito bem na companhia deste tipo de peixes.

Anubias num aquário © DEBABRATA / stock.adobe.com
As anubias encaixam-se perfeitamente em aquários com plantas variadas

Planear a decoração do aquário: Quanto tempo demora uma anubias a crescer?

Se está a começar a montar o seu aquário, lembre-se que a anubias é de crescimento lento. Assim, podem passar algumas semanas até a planta atingir o aspeto desejado e ter um aquário verdejante.

Dica: Para ter um aquário bonito mais rapidamente, além da anubias coloque também plantas de crescimento rápido, como por exemplo a Gymnocoronis spilanthoides ou espécies de Vallisneria.

Anubias é uma planta muito fácil de cuidar

Esta planta de folhas largas não é exigente no se refere aos parâmetros da água ou à quantidade de luz, de tal forma que a ela vive e cresce em quase todas as condições. Assim, é comum encontrar estas plantas em aquários para dar um ambiente mais colorido.

Cuidado com o rizoma

A anubias desenvolve um rizoma além das raízes. O rizoma é um tipo de caule geralmente subterrâneo que se desenvolve geralmente na horizontal. Além disso, o rizoma apoia-se na decoração do aquário, como em pedaços de madeira ou peças de plástico. Sendo uma parte vital para a sobrevivência da planta, não deve ferir ou cortar o rizoma.

Cuidados com a anubias

Como mencionado acima esta planta é muito fácil de cuidar. No entanto, tal como acontece com qualquer outra planta de aquário, deve remover as partes mortas. Em termos de temperatura, estas plantas vivem particularmente bem quando a água está entre os 22 e os 26 graus. Por fim, relativamente à concentração de CO₂, a que está naturalmente presenta na água é suficiente e portanto, não precisa de tomar cuidados adicionais com este parâmetro.

O que favorece o crescimento da anubias?

Estas plantas de verde forte crescem bem em quase todas as superfícies devido ao rizoma. Assim, basta colocar a planta no local desejado e deixar que ela cresça. Numa fase inicial pode prendê-la ao solo com fios finos para a sustentar. Poucos dias depois, verá que o rizoma está já preso ao solo. No entanto, sendo uma planta de crescimento lento, as raízes demoram um pouco mais a crescer.

Atenção:

Ao colocar a planta no solo do aquário enterre apenas as raízes e nunca o rizoma. Caso contrário a anubias terá grande dificuldade em sobreviver.

Reprodução

De acordo com alguns relatos, lesões no rizoma da anubias causa a libertação de cristais de oxalato de cálcio, que é tóxico para algumas espécies de invertebrados, como os camarões anões.

Assim, para evitar qualquer problema para os habitantes do aquário, se quiser multiplicar a sua planta em primeiro lugar retire-a da água. Em seguida divida-a. Por fim, antes de a colocar novamente no aquário, lave-a bem com água da torneira.

Doenças da anubias: sintomas

A anubias é, regra geral, uma planta muito saudável e robusta. No entanto, existe uma doença que a afeta recorrentemente, a necrose. Nesse caso, as folhas ficam moles e acabam por apodrecer.

Necrose

O apodrecimento das folhas desta planta está geralmente, relacionado com problemas no rizoma, que podem acontecer de várias formas:

  • O rizoma da anubias foi danificado durante o transporte? Se for o caso, a planta pode perder a capacidade de se alimentar, o que pode levar à sua morte.
  • Ao colocar a sua anubias no aquário, cobriu o rizoma com areia ou pedras? Nesse caso é provável que o rizoma se tenha ferido.

Perda de folhas

Por vezes, uma anubias transplantada para um aquário perde as folhas. Esta situação não requer atenção especial desde que o rizoma não esteja ferido. A queda das folhas é uma consequência natural da alteração do ambiente e assim que a anubias esteja adaptada ao aquário, ela cresce normalmente.

Onde comprar anubias para o aquário?

Visto que se trata de uma planta muito popular, encontra esta planta em qualquer loja de animais com seção de aquários. Além disso, como esta planta se reproduz com facilidade, muitos aquaristas vendem, trocam ou dão exemplares.

Numa loja, as anubias custam entre 8 e 15 euros, dependendo do tamanho da planta.

Origem da anubias

Esta planta é originária da zona ocidental e central de África, sendo comum em países como a Nigéria, Camarões e Bioco, uma ilha da Guiné Equatorial. Esta planta cresce naturalmente em rios e margens de lagos deste países.


Jana Schubert
Profilbild von zooplus Magazin Autorin Jana Schubert

Desde criança que sempre preferi brincar com o nosso gato persa do que com o meu ursinho de peluche. Mais tarde e depois de muita insistência, os meus pais deixaram-me adotar um cavalo. Tenho imensos momentos inesquecíveis com os meus animais de estimação, apesar de alguns momentos mais difíceis. Ainda assim, não imagino a minha vida sem eles. Os animais tocam-me de uma forma única e mesmo quando escrevo sinto a magia deles, espero que também a sintam!


Os nossos artigos mais relevantes
5 min

Plantas de aquário

No aquário, as plantas são muito mais do que um elemento decorativo – mantêm a água limpa e fornecem oxigénio às outras plantas e animais.
8 min

Musgo de Java

O musgo de Java é muito popular visto que é fácil de cuidar e torna os aquários de água doce muito bonitos e vistosos.