Peixe-zebra (Danio rerio) This article is verified by a vet

Peixe-zebra num fundo escuro.

Com o seu padrão listrado característico, o Peixe-zebra é uma estrela em qualquer aquário.

Quer montar o seu aquário e está à procura de peixes bonitos e simples de cuidar? Então, o Peixe-zebra é uma excelente escolha! Descubra aqui por que motivo o Peixe-zebra (Danio rerio) é um dos peixes de aquário mais populares do mundo.

Aspeto do Peixe-zebra

Podemos adivinhar o aspeto destes peixes pelo seu nome. Com até 5 centímetros de comprimento, um corpo alongado com listas longitudinais azuis e pretas, este peixe faz lembrar uma zebra. Além disso, as listas prolongam-se até à barbatana caudal e também estão presentes na barbatana anal. Por fim, o Peixe-zebra também se distingue por ter apenas uma barbatana dorsal e por ter a boca claramente direcionada para cima.

Camuflagem

Contrariamente ao resto do corpo, as cores das barbatanas dorsais e peitorais têm cores mais esbatidas e assim chamam menos à atenção. Da mesma forma, as cores da barriga e dorso são mais discretas, variando entre amarelo-claro e cor de azeitona.

Esta combinação de cores dá ao Peixe-Zebra a possibilidade de passar despercebido aos predadores. Por exemplo, predadores que estiverem por baixo deste peixe não se conseguem aperceber da sua presença, pois a barriga amarelada confunde-se com a claridade. Por outro lado, visto de cima o Peixe-zebra confunde-se com o fundo da água por ter o dorso esverdeado.

Peixe-zebra: distinguir machos e fêmeas

O dimorfismo sexual destes peixes é mais notório na boca. Ou seja, as fêmeas têm a boca mais larga e pálida em comparação com os machos. Além disso, os machos costumam ser mais pequenos do que as fêmeas. No entanto, estas diferenças não são muito evidentes à primeira vista. Assim, é preciso alguma experiência para conseguir identificar com certeza os machos e fêmeas de Peixe-zebra.

Peixe-zebra e Peixe-zebra leopardo

O Peixe-zebra também pode ter um padrão pontilhado em vez das listas. Nesse caso, trata-se de um Peixe-zebra leopardo. A alteração nas cores das escamas deve-se provavelmente a uma mutação. Inicialmente, biólogos e outros cientistas diferenciavam duas espécies de acordo com o padrão das escamas. No entanto, através de estudos genéticos verificou-se que apesar de o aspeto diferente estes peixes pertencem à mesma espécie.

Peixe-zebra leopardo num aquário.
O elegante Peixe-zebra leopardo costuma ser o centro das atenções no aquário.

Cuidados a ter com o Peixe-zebra

Estes peixes são bastante sociais e ativos e na natureza vivem em comunidade. Assim, o Peixe-zebra é uma espécie de cardume. Esta característica não deve ser esquecida se tiver um destes peixes no aquário. Na verdade, o Peixe-zebra só se sente seguro e confortável se tiver companhia de membros da própria espécie. Assim, deve ter um grupo de pelo menos 10 Peixes-zebra no seu aquário.

Deve também ter cuidados com a água e o ambiente geral o aquário. Encontre abaixo algumas dicas:

1. O aquário ideal

O aquário dos seus Peixes-Zebra deve ter uma capacidade mínima de 80 litros. Lembre-se que estes peixes são excelentes nadadores que adoram nadar na parte superior do aquário. No entanto, cubra o aquário, pois estes ativos peixes também gostam de saltar.

Por outro lado, estes peixes também gostam de descansar e relaxar. Assim, coloque também várias plantas no fundo do aquário.

2. A qualidade da água

A qualidade da água do aquário tem um grande impacto na saúde dos peixes. Assim, para os seus Peixes-zebra terem as melhores condições possíveis tenha em atenção dos seguintes parâmetros da água:

  • Dureza da água: inferior a 2.0° dH (graus alemães), ou seja, água macia
  • Valor do pH: 6 a 7
  • Temperatura da água: 18 a 26 °C

Alimentação do Peixe-zebra

O Peixe-zebra não é exigente e isso também se verifica na sua alimentação. Assim, pode dar a tradicional comida seca para peixes, comida congelada ou comida viva, como larvas de mosquito.

Na loja online zooplus encontra com certeza a comida para peixes ideal!

Comportamento: Espécies de peixes que convivem bem com o Peixe-zebra

Sendo uma espécie de peixe sociável e pacifico, o Peixe-zebra adora a companhia de exemplares da sua espécie. No entanto, estes peixes também podem explorar o aquário sozinhos ou em pequenos grupos.

No que se refere à convivência com outras espécies, o Peixe-zebra não levanta preocupações. Por exemplo, peixes da família Badidae ou barbos sumatranos partilham sem problemas o aquário com o Peixe-zebra.

Criação: a reprodução do Peixe-zebra

Os Peixes-zebra são extremamente populares entre os aquaristas. E por sorte, estes peixes são extremamente fáceis de criar. Na verdade, o único cuidado que precisa de ter é remover os progenitores do aquário de reprodução após a desova, pois o Peixe-zebra come os recém nascidos.

Durante a fase de reprodução estes peixes precisam de comida com elevado valor nutritivo, por exemplo, comida viva. Além disso deve ter também musgo de Java no aquário, uma planta também de fácil manutenção. Geralmente as fêmeas põem os ovos nas primeiras horas do dia e os peixes eclodem em cerca de 2 dias. A alimentação dos alevins, ou seja, peixes recém-nascidos que já absorveram o saco vitelino, deve ser à base de infusórios ou água verde.

Saúde: Quais as doenças mais comuns no Peixe-zebra?

O Peixe-zebra faz parte da subfamília Danionidae e como tal estes peixes são suscetíveis a várias doenças típicas dos peixes. Assim, podem apanhar por exemplo micoses ou a doença do néon, causada pelo parasita Pleistophora hyphessobryconis.

Existem também casos de peixes que nascem com alterações nas guelras. Nessas situações a esperança de vida é bastante mais baixa. Este problema identifica-se por observação, visto que as guelras ficam inchadas e avermelhadas.

Por fim, um Peixe-zebra saudável tem uma esperança de vida de aproximadamente 6 anos.

Adquirir um Peixe-zebra

Regra geral as lojas especializadas em aquários têm sempre este popular peixe à disposição. O valor unitário varia entre 1 a 3 euros, ou seja, esta é uma das espécies de peixes ornamentais mais em conta. No entanto, o valor de um Peixe-zebra leopardo pode ser ligeiramente mais alto.

Qual a origem dos Peixes-zebra?

Estes peixes ativos são originários dos rios afluentes do Ganges que passam pela India Oriental e Paquistão. No entanto, também se encontram em outras regiões da Ásia, como por exemplo, no Bangladesh, Myanmar ou Nepal.

Em estado selvagem, o Peixe-Zebra prefere águas calmas que fluem lentamente, como as águas dos campos de arroz.

Conclusão: O Peixe-zebra adequado para o meu aquário?

Se escolher ter Peixes-zebra no seu aquário tem poucas hipóteses de cometer erros. Ou seja, basta ter em atenção os aspetos relacionados com a manutenção do aquário e dar uma alimentação adequada aos seus peixes para eles serem felizes. Além disso, como estes peixes se reproduzem com facilidade e frequência, pode também fazer criação sem grandes esforços.

Assim, estes bonitos peixes são excelentes habitantes de aquário, mesmo para quem não tem experiência com estes animais.


Franziska G., veterinária
Profilbild von Tierärztin Franziska Gütgeman mit Hund

Estudei medicina veterinária na Universidade Justus-Liebig em Gießen, onde pude ganhar alguma experiência em vários campos, como medicina para pequenos e grandes animais, medicina exótica, farmacologia, patologia e higiene alimentar. Desde então, não trabalhei apenas como autora veterinária. Também trabalhei na minha tese, que foi influenciada cientificamente. O meu objetivo é proteger melhor os animais contra patógenos bacterianos no futuro. Além do meu conhecimento, partilho as minhas próprias experiências como dono de um cão e, assim, consigo entender e dissipar medos e problemas, bem como outras questões de saúde animal.


Os nossos artigos mais relevantes
10 min

Peixe-palhaço

Os peixe-palhaço são animais de água salgada, oriundos do Pacífico e apresentam tons que variam entre o preto, laranja, amarelo e vermelho.
5 min

Ciclídeos

A maioria dos elementos da família dos ciclídeos fazem parte do grupo dos peixes ornamentais originários dos trópicos e subtrópicos.