Apodrecimento das barbatanas This article is verified by a vet

Peixe dourado com sintomas do apodrecimento das barbatanas

Barbatanas esfarrapadas ou com manchas brancas são sinais do apodrecimento das barbatanas

O apodrecimento das barbatanas é uma doença dolorosa para os peixes que pode abrir a porta a outras doenças. Descubra neste artigo como proteger os seus peixes desta doença.

Quais os peixes que podem ter apodrecimento das barbatanas?

Nem todas as espécies de peixe desenvolvem esta doença. No entanto, grande parte dos peixes ornamentais, por exemplo, os Guppy, peixes dourados, acará-disco ou peixes betta, podem apanhar esta doença que causa um enorme desconforto.

Como identificar o apodrecimento das barbatanas nos peixes

Se os seus peixes viverem em condições adequadas e se não tiverem doenças, eles dificilmente apanham infeções causadas por bactérias. No entanto, se o sistema imunitário dos peixes estiver enfraquecido, infeções e outras doenças podem surgir.

Se os seus peixes de aquário apanharem a doença do apodrecimento das barbatanas os sintomas são:

  • O peixe roça-se nos objetos e paredes do aquário com frequência
  • As barbatanas perdem cor e começam a desfiar ou mesmo a ficar com pequenos buracos
  • A base das barbatanas fica vermelha, enquanto as bordas ficam esbranquiçadas
  • Devido ao desconforto, os peixes nadam principalmente no fundo do aquário
  • O peixe come menos e movimenta-se de forma errática e descontrolada.

As barbatanas afetadas causam dores fortes aos peixes e com o passar do tempo as bactérias acabam por atingir todo o corpo. Se a doença surgir na forma súbita, em poucos dias a infeção espalha-se por todo o corpo causando a morte ao peixe. Por outro lado, se a doença for crónica, é possível que com o devido tratamento os tecidos afetados das barbatanas recuperem.

Diagnóstico do apodrecimento das barbatanas

O aparecimento recorrente de pequenas manchas brancas nas barbatanas é um sinal típico desta doença. Geralmente, os veterinários reconhecem a doença apenas por observação dos sintomas, no entanto, pode ser feito um teste para confirmar a presença da bactéria. O teste pode ser feito passando um cotonete na barbatana ou então através de uma amostra da água do aquário para posterior análise laboratorial.

Tratamento

Quanto mais cedo o veterinário identificar a doença, maior a possibilidade de cura. Durante o tratamento os peixes doentes têm que ficar num aquário separado, onde recebem os medicamentos necessários.

Os medicamentos para o tratamento do apodrecimento das barbatanas são líquidos e colocam-se na água. Estes medicamentos não só reduzem a percentagem de bactérias no aquário, como também favorecem a cicatrização dos tecidos afetados. Geralmente o veterinário também dá indicações para colocar vitaminas na água e assim fortalecer o sistema imunitário dos peixes doentes.

Por fim, além dos medicamentos, deve também falar com o seu veterinário sobre as condições de vida dos peixes e como as pode melhorar.

Prognóstico

Quando a doença surge na forma aguda, as hipóteses de cura são muito baixas. Nesse caso, os peixes geralmente morrem em poucos dias. Já a forma crónica desta doença tem um bom prognóstico, desde que detetada precocemente. No entanto, a partir do momento em que as barbatanas apresentam vários buracos ou se caírem, o veterinário não consegue fazer nada.

Aquário circular com um peixe dourado. Aquários pequenos ou com muitos peixes causam stress, o que pode levar ao aparecimento do apodrecimento das barbatanas.
Aquários pequenos ou com muitos peixes causam stress, o que pode levar ao aparecimento do apodrecimento das barbatanas.

Causas do apodrecimento das barbatanas

O apodrecimento das barbatanas é uma doença infeciosa, ou seja, causada por bactérias. Esta doença manifesta-se quando os peixes estão infetados por bactérias do tipo aeromonas ou pseudomonas e ao mesmo tempo com o sistema imunitário enfraquecido. A infeção faz com que o tecido das barbatanas fique inflamado e morra.

O stress é uma das principais causas de um sistema imunitário enfraquecido. As seguintes situações causam stress aos peixes:

  • Os peixes viverem num espaço demasiado pequeno (sobrelotação do aquário)
  • Água do aquário desadequada devido a falta de limpeza
  • Pouca comida disponível
  • Nível de nitritos na água do aquário estar demasiado elevado
  • Nível de oxigénio na água muito baixo
  • Os peixes já apresentam outras doenças causadas, por exemplo, por fungos

Importante: os peixes doentes não infetam os outros. As bactérias causadoras do apodrecimento das barbatanas já existem na água do aquário e simplesmente instalam-se na pele dos peixes.

Como proteger os seus peixes do apodrecimento das barbatanas

Para proteger os seus coloridos amigos do apodrecimento das barbatanas, a primeira coisa a fazer é evitar expô-los a situações de stress.

Além disso, dê comida de elevado valor nutritivo e limpe regularmente o aquário. Mantenha também os parâmetros da água do aquário sobre controle. Para tal encontra diversos produtos e equipamentos em lojas da especialidade. Por fim, outra medida preventiva importante é colocar os recém chegados num aquário à parte de quarentena.


Franziska G., veterinária
Profilbild von Tierärztin Franziska Gütgeman mit Hund

Estudei medicina veterinária na Universidade Justus-Liebig em Gießen, onde pude ganhar alguma experiência em vários campos, como medicina para pequenos e grandes animais, medicina exótica, farmacologia, patologia e higiene alimentar. Desde então, não trabalhei apenas como autora veterinária. Também trabalhei na minha tese, que foi influenciada cientificamente. O meu objetivo é proteger melhor os animais contra patógenos bacterianos no futuro. Além do meu conhecimento, partilho as minhas próprias experiências como dono de um cão e, assim, consigo entender e dissipar medos e problemas, bem como outras questões de saúde animal.


Os nossos artigos mais relevantes