Mudar de casa com um aquário

mudança_1

Quem tem peixes em casa já pensou, com certeza, como seria mudar de casa com um aquário. Existem naturalmente alguns cuidados especiais a ter se tiver que mudar de casa por questões pessoais ou profissionais. Para saber qual a melhor forma de levar os seus peixes e o aquário para uma nova casa leia este artigo.

A água da sua nova casa

Um aspeto fundamental para quem tem aquários e vai mudar de local de residência é saber qual a qualidade da água na nova casa. Para isso, pode informar-se junto da empresa de água ou ver na internet quais as características da água da sua nova casa. Pode também fazer testes caseiros. É muito importante conhecer a qualidade da água da torneira que usa para encher o aquário, pois peixes mais sensíveis podem ressentir-se se a nova água for muito diferente. Lembre-se que os parâmetros da água de abastecimento público variam muito de acordo com o local onde vive. Tudo depende da origem e do tipo de tratamento da água, assim, mesmo que mude para o concelho ao lado, verifique sempre a qualidade da água da sua nova casa.

Mudar de casa com um aquário: equilibrar a água

Se tiver acesso à água da torneira da zona da sua nova casa use-a para trocar a água do seu aquário antes de se mudar. A regra é introduzir o novo tipo de água gradualmente no aquário para os peixes se irem habituando. Assim, uma ou duas vezes por semana coloque 20 a 30% de água “nova” no aquário.

Se a sua nova casa for muito distante ou se o seu aquário for muito grande para fazer a mudança gradual antes de se mudar seja criativo. Por exemplo, pode levar água da sua casa em recipientes seguros para a água e sem qualquer resíduo. Na sua nova casa, o aquário deve ter pelo menos 50% do tipo de água que os peixes conhecem. Dessa forma a alteração não é tão radical e os peixes vão-se habituando. Se usa água dessalinizada a tarefa é bastante mais simples, visto que devido a este processo de tratamento os valores da água são bastante constantes.

Para manter a água do seu aquário sempre limpa e saudável veja os produtos de tratamento de água de qualidade que temos à sua disposição na nossa loja.

Transportar o aquário

Os aquários e especialmente os grandes devem ser sempre transportados vazios, ou seja, naturalmente sem os peixes e a água, mas também sem o revestimento do fundo. As pedrinhas do fundo fazem uma enorme pressão sobre o fundo do aquário durante o transporte e também dificultam o trabalho de quem está a fazer a mudança. Assim, guarde esse revestimento dentro de latas ou caixas durante a mudança.

Importante, não lave o aquário, visto que as bactérias que vivem no fundo do aquário são essenciais para o equilíbrio do ecossistema do aquário. Uma vez vazio, é relativamente simples transportar o aquário. No entanto, é aconselhável proteger, pelo menos, as bordas do aquário com espuma. Por fim, durante o transporte, o aquário deve ir nivelado para evitar colocar demasiada tensão nos vidros.

Mudar de casa com um aquário: peixe dentro de saco de plástico

Mudar de casa com um aquário: peixes e plantas

Leve os peixes e plantas consigo no carro. Nunca os envie no camião de transporte dos seus bens. Se a sua nova casa for relativamente próxima, os peixes pequenos e as plantas podem ser transportados em sacos de plástico de tamanho adequado cheios de água. No entanto, deixe sempre uma quantidade de ar suficiente acima da superfície da água.

Se a mudança for longa, leve os seus peixes e plantas em recipientes de esferovite, visto que estas embalagens mantêm a temperatura constante.

Mas se durante a viagem houver alterações significativas de temperatura leve água morna ou fria, de acordo com a situação, num recipiente separado. Tempere a água dos peixes e plantas regularmente durante a viagem.

Viagens realmente longas

Se mudar para uma casa realmente distante pode ser necessário tomar medidas adicionais. Por exemplo, os peixes consomem naturalmente o oxigénio da água e o movimento do carro também faz libertar oxigénio. Assim, pode ser preciso adicionar oxigénio na água. Para isso, faça um furo na tampa do recipiente de transporte e coloque uma mangueira de ar. Em seguida, sele o furo com silicone. Encontra no mercado bombas de ar que podem ser ligadas ao isqueiro do carro ou, se tiver alguma paciência e jeito pode fazer uma bomba de ar caseira. Faça também um segundo furo na tampa do recipiente para o excesso de ar poder sair. Por fim, para evitar vazamento pode colar um pequeno pedaço de mangueira nesse pequeno segundo furo.

Para evitar que a água do transporte fique demasiado suja, não alimente os peixes na noite/dia anterior à mudança. Depois de chegar à sua nova casa, os peixes devem ter algum tempo para recuperar. Assim, espere algumas horas antes de os alimentar.

Descubra a nossa oferta de comida para peixes de alta qualidade!

Os nossos artigos mais relevantes