Sabujo Montanhês da Baviera

Escrito por Natalie Decker
Bayerischer Gebirgsschweisshund

Para os caçadores o sabujo montanhês da Baviera é um companheiro fiel e dedicado.

O sabujo montanhês da Baviera é um cão de caça que tem como principal função encontrar animais feridos ou mortos. Quando têm uma vida ativa, os cães desta raça são muito carinhosos, calmos e, por isso, excelentes companheiros numa família. No entanto, na Alemanha, onde está a grande maioria dos criadores certificados, estes patudos só são entregues a caçadores que lhes dão uma educação e estilo de vida adequados.

Aspeto do sabujo montanhês da Baviera

O sabujo montanhês da Baviera é uma raça de médio porte. Os machos medem entre 47 e 52 centímetros na cernelha e as fêmeas entre 44 e 48 centímetros. Em termos de peso, os cães desta raça variam entre 18 e 28 quilos.

Crescimento do sabujo montanhês da Baviera

Estes cães chegam à idade adulta quando têm cerca de 12 meses.

O corpo destes patudos é longo e musculoso, mostrando o seu vigor e energia. Os olhos são claros, mas sempre alerta e as orelhas, relativamente grandes, pendem lateralmente. A cauda é de inserção alta e de comprimento médio. Geralmente, o sabujo montanhês da Baviera anda com a cauda na horizontal ou na diagonal, ligeiramente inclinada para baixo.

Por fim, apesar do tamanho, a aparência destes patudos é leve e delicada.

Cores do pelo

Ao longo do tempo, os criadores do sabujo montanhês da Baviera privilegiaram cães com pelo que não sobressaísse nas florestas onde iam caçar. Assim, o pelo destes cães é castanho avermelhado, cinza avermelhado até amarelado, com zonas tigradas.

No focinho e orelhas, o sabujo montanhês da Baviera tem o pelo mais escuro. Fora isso, os cães desta raça não apresentam nenhumas manchas. Em termos de tamanho e aspeto, o pelo destes patudos é curto e liso. Além disso, o pelo fica praticamente colado ao corpo.

Sabujo montanhês da Baviera deitado na relva
Um sabujo montanhês da Baviera típico tem o pelo castanho com uma máscara escura no focinho.

Sabujo montanhês da Baviera: Um cão de caça por excelência

A FCI, Federação Cinológica Internacional, classifica o sabujo montanhês da Baviera no grupo 6 – Sabujos Farejadores e Raças semelhantes, e na secção 2 – Farejadores de Rastro de Sangue. Os cães desta seção são principalmente usados para caça grossa.

Especialista em encontrar a caça

Quando o caçador atinge um animal de grande porte, por exemplo, um veado, o sabujo montanhês da Baviera encontra o animal ferido com grande rapidez. Desse modo, com um tiro certeiro, o caçador acaba rapidamente com sofrimento do animal ferido.

Com o um faro apurado, instinto de caça e elevada motivação para descobrir a presa, estes cães são especialistas a encontrar animais feridos.

Criação

De acordo com as regras da FCI, um cão de trabalho tem que passar provas de desempenho para ser aceite como reprodutor oficial. Assim, os criadores desta raça só podem usar na criação cães que tenham aprovação nas provas de desempenho.

Personalidade: corajoso, fiel e calmo

A seleção de cães para a criação tem naturalmente impacto também na personalidade do sabujo montanhês da Baviera. Assim, os cães desta raça são, por regra, muito trabalhadores, eficientes e corajosos.

Um companheiro fiel para caçadores

Apesar de ser um cão muito focado no trabalho e muito seguro das suas capacidades, o sabujo montanhês da Baviera é muito tranquilo. Assim, pessoas com experiência no treino de cães ou na caça facilmente conseguem educar estes patudos. Por fim, estes cães adoram trabalhar com os donos e muito raramente apresentam sinais de nervosismo ou agressividade.

Com estas características, é natural que caçadores valorizem muito esta raça de cães fiéis, dedicados e com excelentes capacidades físicas.

O sabujo montanhês da Baviera é um cão de família?

Dentro do conjunto das raças de cães de caça, o sabujo montanhês da Baviera é um cão muito calmo e equilibrado. Assim, se as suas necessidades de estimulação física e mental estiverem satisfeitas, estes patudos são extremamente afetuosos e pacientes. Além disso, também não têm qualquer problema em conviver com crianças.

O ponto mais importante é garantir que estes exímios caçadores a usam regularmente o seu olfato e satisfazem o seu instinto de caça. Um cão bem disposto e equilibrado desenvolve uma boa relação com a sua família humana. No entanto, estes patudos são desconfiados na presença de estranhos.

Sabujo montanhês da Baviera a farejar o chão
As capacidades olfativas e inteligência do sabujo montanhês da Baviera tornam estes cães especialistas no rastreamento da caça.

Cães que adoram trabalhar

Um pequeno apartamento numa cidade não é de forma alguma a habitação adequada para estes cães. O sabujo montanhês da Baviera é ágil e tem muita energia e, por isso, precisa de viver numa casa grande com um jardim ou que esteja próxima de florestas ou zonas verdes. Além disso, estes patudos também não aceitam dar apenas pequenos passeios de manhã e à tarde.

Exercitar um sabujo montanhês da Baviera

Se decidir tem um sabujo montanhês da Baviera em casa, deve reservar bastante tempo para o exercitar. Não se esqueça que estes patudos precisam não apenas de exercício físico, mas também de desafios intelectuais.
Dadas as suas características, a atividade mais adequada para um sabujo montanhês da Baviera é, sem dúvida, a caça. Ao caçar, estes cães podem andar livremente na natureza e usar todas as suas capacidades para encontrar animais mortos ou feridos.

Desportos caninos

Além da caça, os cães desta raça são também excelentse praticante de desportos caninos como o mantrailing, agility e obediência. Além disso, dadas as suas excelentes capacidades em seguir pistas, estes cães também podem receber treino para participar em missões de resgate. Por fim, estes patudos não devem ser simplesmente cães de companhia, já que podem apresentar comportamentos desadequados por falta de estimulação adequada.

Alimentação e cuidados com o sabujo montanhês da Baviera

Se levar regularmente o seu sabujo montanhês da Baviera à caça tem de lhe dar uma alimentação rica em calorias e proteínas para compensar a energia que ele gasta. Esta regra também se aplica a cães jovens e às cadelas grávidas ou a amamentar. Quando os patudos ficam mais velhos, a dieta deve ser revista, visto que como se exercitam menos não precisam de tantas calorias.

Para evitar problemas no sistema digestivo, em particular a torção do estômago, não deixe o seu sabujo montanhês da Baviera fazer exercício logo a seguir às refeições. Brincadeiras e passeios ficam reservados para depois!

Cuidados com o pelo e unhas

O pelo curto e liso dos patudos desta raça não precisa de grandes cuidados. Assim, basta escovar o seu sabujo montanhês da Baviera de vez em quando na altura da troca do pelo.

No que se refere às unhas, estes patudos precisam de alguma atenção, já que o solo mais mole e macio das florestas pode não permitir o desgaste natural. Assim, verifique regularmente o tamanho das unhas do seu sabujo montanhês da Baviera e corte-as sempre que necessário, usando uma tesoura ou corta-unhas para cães.

Por fim, observe o pelo e pele do seu cão e verifique se ele não tem ferimentos ou parasitas, como carraças.

Saúde: uma raça saudável

Como as regras de reprodução e criação desta raça  são muito rígidas, estes patudos praticamente não têm doenças hereditárias. No entanto, infelizmente a displasia da anca, uma doença comum entre cães de raças grandes, também pode surgir no sabujo montanhês da Baviera. Cães com esta doença apresentam dificuldade em ficar em pé e têm uma marcha desequilibrada. O tratamento pode ser bastante complexo e caro, especialmente quando é necessário fazer uma prótese no quadril.

Qual a esperança de vida do sabujo montanhês da Baviera?

Sendo uma raça saudável, o sabujo montanhês da Baviera com os cuidados adequados vive regra geral 12 a 13 anos.

História: uma raça relativamente nova

As raízes do sabujo montanhês da Baviera remontam a meados do século 19. Nessa altura, as grandes zonas de caça foram destruídas, ao mesmo tempo as armas usadas na caça foram aprimoradas. Face a estas alterações, os caçadores procuravam cães muito seguros e com excelente capacidade de rastreamento.

Na base do desenvolvimento desta raça está o cão-farejador-de-Hanover e outras raças comuns na Idade Média. O objetivo dos criadores era ter uma raça mais leve e ágil que se adaptasse bem às condições das montanhas da Baviera. No final do século 19, o sabujo montanhês da Baviera foi oficialmente reconhecido e o clube oficial da raça surgiu em 1912 em Munique.

Comprar um sabujo montanhês da Baviera

Em primeiro lugar é importante sublinhar que na Alemanha, a criação destes patudos obedece a regras muito rígidas. Além disso, os cães só são entregues a pessoas com determinas características e estilo de vida, de forma a garantir o bem-estar dos patudos.

Um cão para pessoas experientes

Criadores sérios que são membros do clube do sabujo montanhês da Baviera de Munique só têm autorização para vender cachorros desta raça a caçadores e treinadores reconhecidos. No entanto, se se apaixonou pela raça pode sempre procurar em associações de proteção animal que acolhem cães sem donos. Os principais motivos para o abandono de patudos desta raça são o surgimento de doenças ou a pouca habilidade para a caça.

Se viver em Portugal e quiser mesmo um destes patudos conte com deslocações à Alemanha e com bastante tempo de pesquisa na internet!

Qual o preço do sabujo montanhês da Baviera?

Se comprar o seu patudo ainda cachorro a um criador reconhecido, conte com valores entre os 1.200 e 2.000 euros.


Natalie Decker
Profilbild Natalie Decker (mit Pferd)

"A vida sem um Pug é possível, mas não faz qualquer sentido," disse Loriot. Eu concordo totalmente, mas acrescento: "A vida sem um cavalo, gato ou coelho é igualmente sem sentido.". Adoro todos os animais e tenho a enorme sorte de escrever sobre a minha paixão como autora freelance. Com os meus artigos espero chamar à atenção das questões sobre o bem estar animal e dar dicas úteis a todos os amantes de animais.


Os nossos artigos mais relevantes
13 min

Yorkshire Terrier

Está a pensar adotar ou comprar um Yorkshire Terrier? Saiba qual é a sua personalidade, tipo de alimentação, cuidados de saúde e muito mais.