Exame aos ouvidos
Há um pré-requisito para este tipo de treino. Portanto, o cão deve dominar o comando "senta" com facilidade e ser capaz de o manter durante um bocado. Em alternativa, pode praticar os exames aos ouvidos com o comando "apoiar o queixo sobre a toalha". No entanto, a maioria dos cães aprende a ordem "senta" mais depressa.
Passo 1
Enquanto o patudo se mantém sentado, movimente a sua mão até à orelha. Se se mantiver quieto, recompense-o. Mas se estremecer, não há recompensa. Quando isso acontecer, faça uma pequena pausa. Deixe o animal desempenhar uma tarefa em que seja bom e recompense-o por isso.
Quando estiver relaxado, mande-o sentar novamente. Volte a aproximar a sua mão da orelha mas, desta vez, recompense-o antes se se mantiver descontraído. Assim, vai-se aproximando da orelha aos poucos.
Passo 2
Se o patudo tolerar a aproximação à orelha, pode pôr a mão em cima dela. Se isto funcionar, recompense-o de imediato. De seguida, aumente o tempo até conseguir tocar a orelha durante um minuto.
No entanto, se cão estremecer, volte ao passo 1. É importante mostrar ao seu cão que respeita os seus desejos e oferecer-lhe muitas recompensas quando exibe o comportamento desejado. Deste modo, vai ganhando confiança.
Passo 3
Se já consegue tocar na orelha do seu patudo e este se mantém totalmente descontraído, pode lentamente começar a examinar ou a cuidar do ouvido. Mais uma vez: se o animal coopera dê-lhe muitas recompensas. No entanto, se virar a cabeça ou se desviar, pare com as recompensas. Mas não o force a fazer nada.
Importante: treine o cão em sítios diferentes, mas use sempre a mesma superfície (tapete de banho ou semelhante). O objetivo é, então, alcançar a generalização. Afinal, não quer que o patudo só lhe obedeça na sala de estar.
À medida que o treino progride, os "examinadores" também devem ir mudando. Se trabalhar com um clicker ou outro marcador, é importante reforçar positivamente o animal antes de cada recompensa.