Os coelhos são animais extremamente sociáveis, pelo que nunca devem ser mantidos individualmente. Para serem felizes, precisam da companhia de outros animais da mesma espécie para brincar e se aninharem.
Entretanto, provou-se que os seguintes grupos funcionam bastante bem:
- um macho castrado com uma a três fêmeas castradas
- dois machos castrados com duas a quatro fêmeas castradas
- um pequeno grupo de machos castrados
Pelo contrário, os grupos exclusivamente de fêmeas não são recomendados. Na verdade, é nestes casos que ocorrem muitas das agressões entre coelhos.
Coelhos teddy e outros animais domésticos
Mediante certas condições, os seus coelhos teddy podem coabitar com cães ou gatos. Mas não espere que desenvolvam uma grande amizade. Assim sendo, jogue pelo seguro e não deixe os coelhos sozinhos com o seu cão ou gato.
Os coelhos são muitas vezes tidos com porquinhos-da-índia. Infelizmente, estas espécies pouco têm em comum e não se entendem muito bem. Os mal-entendidos e as agressões são inevitáveis. Portanto, o melhor é ter coelhos teddy e porquinhos-da-índia separados.
Os coelhos anões também precisam de espaço
Até os coelhos de raças pequenas precisam de bastante espaço para saltar e correr. Portanto, atividades regulares ou uma vedação grande são obrigatórios.
Os seguintes acessórios fazem parte do equipamento básico de qualquer gaiola ou parque para coelhos:
Para que os seus patudos se sintam confortáveis e se mantenham saudáveis, as gaiolas ou parques devem ser limpos com regularidade.
Na loja online da zooplus encontra uma enorme seleção de gaiolas ou coelheiras e vedações. Além disto, encontra ainda tocas e túneis para os coelhos se esconderem.
Ter coelhos teddy no exterior
Ao contrário de outras raças de coelhos, os teddy não podem ser tidos no exterior independentemente das condições meteorológicas. Na verdade, o seu pelo comprido e fino não é suficiente para os proteger das baixas temperaturas e da humidade. Além disto, o pelo faz risco em algumas zonas, deixando o frio penetrar diretamente na pele.
Então, ao tê-los no exterior certifique-se de que o cercado está protegido do vento. Deve estar parcialmente coberto para proteger os animais do sol e da chuva.
Cuidado: os coelhos são muito férteis
As fêmeas atingem a maturidade sexual aos três meses e podem ter ninhadas várias vezes por ano. Nascem entre três a quatro bebés por ninhada.
Então, para que os seus coelhos teddy não se multipliquem literalmente como coelhos, deve necessariamente castrá-los. E além de impedir gravidezes indesejadas, a castração tem outras vantagens. De facto, os machos castrados envolvem-se menos em lutas de hierarquia e territoriais.
Devo também castrar as fêmeas?
Embora não seja uma necessidade, é também aconselhável castrar as fêmeas. Na verdade, os veterinários descobriram que fêmeas não castradas tendem a ter dolorosas infeções uterinas e tumores. Portanto, deve poupar os seus patudos a estas queixas graves.
Sabia que? Os machos conseguem mantêm-se férteis nas quatro a seis semanas após a castração.