Castração dos coelhos This article is verified by a vet

A castração nos coelhos impede a reprodução descontrolada

De acordo com o seu desenvolvimento, os coelhos tornam-se férteis entre as 12 e as 15 semanas.

Numa castração o veterinário remove os órgãos reprodutores. No caso dos coelhos, são removidos os testículos, enquanto nas coelhas removem-se os ovários, as trompas de Falópio e o útero. Neste artigo explicamos quais as vantagens da castração dos coelhos e como ocorre a operação.

Castração dos coelhos: procedimento

Em seguida descrevemos os passos da castração em coelhos:

  1. Na véspera da operação

    Tal como as pessoas, muitos dos nossos animais de estimação deve estar em jejum para fazer uma operação. No entanto, este não é o caso dos coelhos, visto que o funcionamento do sistema digestivo destes orelhudos depende da ingestão regular de comida.

  2. A preparação

    No dia da operação o veterinário faz um exame geral da condição do orelhudo. Assim, o veterinário verifica por exemplo estado do coração e dos pulmões. Se não for detetado nenhum problema o médico administra a anestesia através de uma injeção ou por inalação.
    Em seguida o veterinário rapa o pelo e desinfeta a zona da incisão cirúrgica.

  3. A operação

    Para remover os testículos o veterinário faz uma incisão de forma a alcançá-los e retirá-los. Por fim fecha o corte através de sutura.

    Este procedimento é ligeiramente mais complexo e demorado nas fêmeas. O veterinário tem que abrir a zona abdominal e retirar os órgãos reprodutores. Além disso, é preciso suturar os vasos e artérias. Por fim, o veterinário cose a incisão para facilitar a cicatrização. É importante que a coelha não retire os pontos com os seus dentes afiados.

    Para evitar que o orelhudo sinta dores ou que se desenvolvam infeções, o veterinário prescreve analgésicos e antibióticos.

  4. O acordar

    Quando a ferida cirúrgica é suturada regra geral o coelho ainda está anestesiado. E ainda precisa de esperar algum tempo até o seu orelhudo acordar. Não se preocupe se ele parecer algo atordoado quando acordar, é uma reação totalmente normal. Prepare um local confortável onde ele possa recuperar e mantenha-o debaixo de olho. No entanto, os coelhos só recuperam totalmente da anestesia passadas 24 horas.

  5. Isolamento após a castração

    Se o seu coelho já estava sexualmente maduro na altura da castração deve mantê-lo separado dos outros coelhos durante 6 semanas. O isolamento é muito importante, pois apesar de o veterinário ter removido os testículos, o seu coelho ainda pode fertilizar as suas coelhas. Isto deve-se ao facto de poderem estar espermatozoides no canal deferente que não foi removido.

  6. Acompanhamento veterinário

    São precisos alguns dias para os pontos caírem. Se tal não acontecer ou se a ferida infetar deve levar o seu coelho ao veterinário. No entanto, complicações graves são muito raras.

Castração de um coelho macho.

Vantagem da castração dos coelhos

A castração dos coelhos tem três vantagens importantes:

  • Impede o aparecimento indesejado de coelhinhos
  • Permite que os coelhos vivam calmamente uns com os outros
  • Impede o aparecimento de algumas doenças como doenças uterinas.

Prevenção de reprodução descontrolada e lutas territoriais

Os coelhos têm vários períodos férteis ao longo do ano. Além disso, cada ninhada tem entre 6 e 8 coelhinhos. Assim, se não quer ter várias ninhadas de coelhinhos por ano a castração é a melhor solução.
A castração é também aconselhada se tiver dois machos em casa. Sem a castração é muito provável que um dia eles lutem pelo território ou pelas fêmeas e que se magoem com gravidade.

Prevenção de doenças

A remoção dos órgãos reprodutores das coelhas impede, por exemplo, a formação e desenvolvimento de cistos nos ovários. Estes cistos podem ter várias consequências, incluindo gravidezes fantasma, aumento de ansiedade e agressividade.

Sabe-se também que as coelhas não castradas tem um elevado risco de desenvolver tumores uterinos, como por exemplo adenocarcinoma do útero. As coelhas não castradas também são mais suscetíveis a piómetras (infeções de útero).

Castração dos coelhos: o momento certo

De acordo com a raça, os coelhos atingem a maturidade com cerca de 3 meses. Assim, nalgumas raças, os coelhos podem reproduzir-se a partir das 12 semanas de vida, outras a partir das 15 semanas.
Por vezes não é fácil determinar a idade dos coelhos. Descubra a melhor forma de saber que idade tem o seu coelho no nosso artigo.

Se tem um coelho pode fazer uma castração precoce, ou seja, antes de ele atingir a maturidade sexual, ou tardia, quando ele já se poder reproduzir. A castração precoce dos machos é mais difícil para os veterinários porque os órgãos reprodutores do coelho ainda são muito pequenos. Assim, geralmente os veterinários aconselham a castração tardia.

A grande vantagem da castração precoce é que o seu coelho não precisa de ficar isolado dos outros, pois nunca chegou a produzir espermatozoides. Além disso, ele nunca vai apresentar comportamentos sexuais, como por exemplo marcar o território.

Quer saber qual o sexo do seu coelho? Leia o nosso artigo Identificar o sexo dos coelhos.

A castração dos coelhos pode ser feita antes ou depois da maturidade sexual
O veterinário examina o coelho antes da operação.

Qual o preço da castração dos coelhos?

Em conclusão, se pretende ter coelhos em casa deve ter em consideração os custos da castração deles. A castração das coelhas é mais cara comparativamente à dos coelhos dado ser uma intervenção mais complexa e demorada. Assim, deve esperar valores entre os 60€ e os 150€, tendo em consideração os medicamentos e cuidados no pós-operatório.

Os nossos artigos mais relevantes