Identificar o sexo dos coelhos This article is verified by a vet

c_1

Não é fácil saber qual o sexo dos coelhos à primeira vista

Identificar o sexo dos coelhos não é fácil visto que as fêmeas e os machos são muito parecidos. No entanto, neste artigo encontra dicas simples para identificar o sexo do seu coelho.

Identificar o sexo dos coelhos

Não é possível determinar com certeza qual o sexo do seu coelho baseando-se no tamanho ou comportamento. Assim, para saber se tem um coelho macho ou uma fêmea tem que observar atentamente os seus órgãos reprodutivos, que estão situados entre as patas traseiras.

Seguindo estas instruções consegue ver bem os órgãos reprodutivos do seu orelhudo:

  1. Pegue no seu coelho com cuidado.
  2. Vire-o de costas e de seguida deixe que ele se sente ao seu colo.
  3. Com uma mão segure-o bem pela zona do peito e incline as costas do coelho contra a sua barriga.
  4. Com a mão livre pode puxar cuidadosamente a pele da zona genital. Assim, consegue ver bem estes órgãos. No entanto, tenha muito cuidado ao puxar a pele, pois esta é uma zona sensível.

Para ter a certeza que ninguém se magoa neste processo é aconselhável ter outra pessoa a ajudá-lo. Se o seu coelho não deixar que observe corretamente os órgãos genitais deve pedir ajuda a um veterinário. Além de identificar o sexo, o exame pelo veterinário permite igualmente verificar se o orelhudo apresenta alguma mal formação genital ou outras alterações.

Qual o aspeto dos órgãos genitais das fêmeas?

Nas coelhas a vulva tem uma abertura ovalada em forma de fenda. No entanto, tal como nos coelhos, este órgão está coberto por uma pele e só pode ser observado puxando-a para cima. É por isto que muitas vezes as pessoas pensam que tem um coelho macho e não uma fêmea.

Qual o aspeto dos órgãos genitais dos machos?

O pénis dos machos é um pequeno cilindro e os testículos situam-se à direita e à esquerda. No entanto, quando se sentem assustados, os coelhos costumam contrair os testículos para dentro do abdómem. Assim, nem sempre é possível observar os testículos.

A partir de que idade é possível identificar o sexo dos coelhos?

Nos coelhos muito jovens é muito difícil identificar o sexo, pois os seus órgãos sexuais ainda não se encontram totalmente desenvolvidos. Assim, mesmo profissionais podem cometer erros ao examinar coelhos jovens. Se persistirem dúvidas em relação ao sexo do seu coelho faça uma observação mais tarde.

Por que motivo é importante saber o sexo dos coelhos?

São várias as situações em que é importante identificar o sexo do seu coelho. Quando por exemplo:

  1. Tem um coelho em casa

Se já tem um ou dois coelhos do mesmo sexo, não deve trazer outro para casa sem saber o seu sexo. Por um lado, pode acabar por ter vários coelhinhos em casa sem o desejar, pois o coelho pode cobrir a coelha. Por outro lado, dois machos podem não se dar bem e magoarem-se um ao outro.

2. Quer criar coelhos

Se quer fazer criação de coelhos precisa naturalmente de um macho e de uma fêmea. Assim, certifique-se de que leva os coelhos que quer antes de os adquirir. Em caso de dúvida deve consultar um veterinário.


Franziska G., veterinária
Franziska G.

Estudei medicina veterinária na Universidade Justus-Liebig em Gießen, onde pude ganhar alguma experiência em vários campos, como medicina para pequenos e grandes animais, medicina exótica, farmacologia, patologia e higiene alimentar. Desde então, não trabalhei apenas como autora veterinária. Também trabalhei na minha tese, que foi influenciada cientificamente. O meu objetivo é proteger melhor os animais contra patógenos bacterianos no futuro. Além do meu conhecimento, partilho as minhas próprias experiências como dono de um cão e, assim, consigo entender e dissipar medos e problemas, bem como outras questões de saúde animal.


Os nossos artigos mais relevantes