10 dicas para ajudar ouriços selvagens que aparecem no jardim

Como posso saber se um ouriço precisa de ajuda?

Nem todos os ouriços selvagens precisam de ajuda. No outono, estes animais andam à procura de comida e estão a começar a construir o seu ninho. Assim, não se espante se vir mais ouriços nesses meses. No entanto, alguns destes animais precisam de ajuda, independentemente da estação do ano. Se se deparar com um ouriço que pareça estar ferido ou doente deve agir imediatamente. E o mesmo se aplica a ouriços juvenis que tenham ficado para trás.

Para saber se os juvenis precisam ou não de ajuda deve observar atentamente o ninho. Se a mãe ouriço não aparecer em duas horas, deve levar os juvenis para um local seguro. Um sinal claro que um ouriço precisa de ajuda independentemente da idade é não entrar em hibernação. Assim, se no início do inverno se deparar com ouriços, deve ajudá-los. Pode igualmente adotar algumas medidas para tornar a vida de todos os ouriços mais fácil. Para o ajudar compilamos 10 dicas.

Ajudar ouriços selvagens:

1. Faça com que os ouriços se sintam bem vindos ao seu jardim

Abra pequenos túneis para que os ouriços possam entrar no seu jardim sem problemas.

2. Ajude-os a prepararem-se para a hibernação

Os ouriços precisam de material para fazer os ninhos e de um abrigo para se prepararem para a hibernação. Assim, deixe folhas, raminhos e madeira num canto, de forma a que os ouriços possam retirá-los facilmente e fazer o seu ninho. Pode também construir pequenas casinhas ou abrigos para os ouriços. No entanto, em Portugal só costumam hibernar os ouriços que vivem em zonas frias de maior altitude.

3. Deixe-lhes comida

Dar comida é algo que só deve fazer no outono. Só nesta altura é que os ouriços devem ter comida a mais disponível, pois, caso contrário eles podem atrasar a hibernação. Se os ouriços não encontrarem mais comida no início do inverno, eles entram naturalmente em hibernação. Mas enquanto houver comida disponível eles mantêm-se acordados. Para os alimentar pode dar comida húmida para gatos, carne de aves cozida ou ovos mexidos, sem temperos, azeite ou óleo.

4. Ponha água fresca à sua disposição

Pode colocar água fresca ao lado da comida. No entanto, em situação alguma devem os ouriços beber leite. Estes animais têm intolerância à lactose e se ingerirem leite podem ter sérios problemas digestivos.

5. Tenha muita atenção ao cuidar do seu jardim

Antes de cortar a relva ou varrer as folhas, deve certificar-se que não há nenhum ninho de ouriços nessa zona. Não se esqueça, que os ouriços gostam de se esconder no meio das folhas, bocados de madeira e locais semelhantes.

6. Verifique regularmente chaminés, buracos e passagens de ar

Faça uma vistoria regular aos buracos e passagens de ar. Os ouriços podem cair ou ficar presos nesses locais com alguma facilidade. Caso encontre um ouriço retire-o cuidadosamente usando uma luva. Pode colocar pequenas placas de madeira nesses locais, com o intuito de permitir que os ouriços possam sair sozinhos.

7. Lagos e piscinas no jardim devem ser à prova de ouriços

Os ouriços afogam-se facilmente em lagos ou piscinas. Assim, é importante adotar medidas preventivas. Por exemplo, pode fixar placas de madeira na borda do lago ou piscina para que os ouriços consigam sair sozinhos da água.

8. Evite usar produtos químicos no jardim

A principal fonte de alimentação dos ouriços são os insetos. Deste modo, ao utilizar inseticidas está a privar os ouriços de parte da sua alimentação. Por outro lado, estes produtos, se ingeridos podem causar a morte dos ouriços. Nesse sentido, privilegie o uso de pesticidas naturais.

9. Tenha cuidado ao conduzir

Como já foi mencionado, os ouriços estão particularmente ativos nos meses do outono e é comum vê-los a travessar estradas. Visto que estes animais são notívagos, é fundamental ter cuidados redobrados quando conduzir ao entardecer ou à noite para não os atropelar. Caso não consiga travar, tente que o ouriço passe entre as rodas do carro. Em princípio, a distância entre a estrada e o carro é suficiente para o ouriço passar.

10. Em caso de necessidade leve o ouriço a um veterinário ou centro de tratamento

Se encontrar um ouriço malnutrido ou doente, deve agir rapidamente. Em primeiro lugar leve o ouriço para sua casa, dê-lhe comida e mantenha-o quente. Depois, se ele tiver parasitas visíveis, retire-os com uma pinça. Por fim, leve-o o mais rápido possível a um veterinário ou a um centro de tratamento.

Os nossos artigos mais relevantes

Constipação nos coelhos

Nos coelhos, os sintomas de constipação podem estar associados a várias doenças, saiba identificar se são inofensivas ou podem ser perigosas.

Coccidiose nos coelhos

Descubra neste artigo como proteger o seu coelho deste parasita e também como reconhecer e tratar a doença.