Como entreter um coelho

Como entreter um coelho: Em estado selvagem os coelhos estão sempre ocupados. Por isso em casa precisam de muitas brincadeiras

Em estado selvagem os coelhos estão sempre ocupados. Por isso em casa precisam de muitas brincadeiras

Quem tem um coelho vê-o frequentemente cavar, mordiscar, correr e pular. É natural, os coelhos adoram estar em movimento e explorar tudo à sua volta. Como animais de estimação, estes versáteis peludos precisam de estimulação! Neste artigo explicamos como entreter um coelho e também como fazer alguns brinquedos caseiros.

É importante manter um coelho ocupado?

Quando vivem em estado selvagem os coelhos estão sempre ocupados. Eles escavam buracos e passagens subterrâneas e brincam com os outros coelhos. E a maior parte do dia é passado à procura de comida. Mas, quando trazemos uma destas bolinhas de pelo para casa a maior parte destas atividades tornam-se desnecessárias. Por isso, é importante dar ao seu coelho oportunidades para eles se entreterem.

A estimulação física e mental dos coelhos, com brinquedos, acessórios próprios, exercícios ou pequenas sessões de treino mantém-nos em forma e saudáveis.

Como entreter um coelho: brinquedos adequados

Nas lojas para animais encontra inúmeros brinquedos para coelhos. No entanto, antes de escolher o brinquedo deve verificar com que material este é feito. Os brinquedos para coelhos devem ser de materiais naturais, como madeira ou fibras naturais, visto que os coelhos mordem tudo o que podem para desgastar os dentes. Assim, não deve dar brinquedos de plástico ou feitos com cola ou pregos ao seu coelho.Quer o seu coelho goste de andar em túneis, de subir escadas ou de brincar com bolas, a oferta é grande! Os brinquedos e acessórios de desporto para coelhos garantem que o seu orelhudo fica em forma e contente.

Os seguintes brinquedos são especialmente indicados para coelhos:

Brinquedos recomendados para coelhos

Túneis: Os coelhos adoram brincar às escondidas. Quando vivem na natureza os coelhos usam os túneis principalmente para escapar aos predadores, mas em nossas casas os túneis tornam-se uma diversão. Os túneis que pode comprar para os seus coelhos imitam as tocas naturais e por isso de certeza que eles se sentem muito bem lá dentro.
Tubos: Estes acessórios têm essencialmente a mesma função dos túneis. Ou seja, é um esconderijo onde os coelhos podem também dormir. No entanto, se o tubo for feito de casca de salgueiro ou cortiça, os orelhudos também os podem roer e assim cuidar dos seus dentes. Por fim, a superfície rugosa dos tubos é muito apreciada para fazer escaladas.
Baloiços: Para tornar a vida do seu coelho mais divertida pode comprar-lhe um baloiço. Mas atenção, não se sinta dececionado se os seus coelhos olharem com desconfiança para o novo brinquedo. É igualmente possível que algum se assuste quando o baloiço se inclinar. Não se preocupe, é muito comum que inicialmente um dos coelhos corra para brincar no baloiço enquanto o outro mantém uma distância.
Bolas: Os nossos animais de estimação, sejam cães, gatos ou coelhos, geralmente adoram brincar com bolas. Para os coelhos as bolas feitas de materiais naturais, como a madeira, vime ou ervas, são especialmente indicadas. Assim, além de brincar, o coelho também pode roer a bola e assim cuidar dos seus dentes.
Pontes e escadas: As pontes e escadas de materiais naturais são ideais para escalar, arranhar ou tratar dos dentes. Muitos destes brinquedos têm acessórios que permitem ainda mais variedade nas brincadeiras e assim o seu orelhudo pode passar horas ocupado.
Como entreter um coelho: Os coelhos adoram esconder-se! Dentro de um túnel eles sentem-se completamente protegidos e confortáveis.
Os coelhos adoram esconder-se! Dentro de um túnel eles sentem-se completamente protegidos e confortáveis.

Como entreter um coelho: combine a ração com a brincadeira

Os donos de coelhos usam muitas vezes a comida como estímulo para brincadeiras. E na verdade os coelhos reagem muito bem porque, afinal, um dos seus comportamentos naturais é a procura de comida.
Assim, em vez de pôr a ração do seu coelho simplesmente no comedouro, pode distribuí-la pela gaiola. Por exemplo, pode colocar a ração dentro de uma pequena caixa de areia, numa caixa de papelão ou no meio de feno ou palha. Pode também usar um uma bola para comida e recheá-la com bolinhas à base de legumes, feno ou palha. As melhores bolas para coelhos são as que libertam as guloseimas quando o orelhudo a empurra.

Também pode entreter o seu coelho colocando feno ou alface dentro de um tubo. Nesse caso o coelho tem que encontrar uma estratégia para conseguir chegar à comida. Em alternativa coloque algumas folhas de alface penduradas numa corda na gaiola. Assim, o orelhudo tem que se esticar para ir buscar a guloseima e mantém-se em movimento.

Para estimular mentalmente o seu coelho pode usar brinquedos de inteligência ou labirintos. Estes brinquedos são muito populares para cães e gatos, mas são igualmente adequados a coelhos.

Acessórios da gaiola

Para que o seu coelho não se sinta entediado tem que equipar adequadamente a sua gaiola. É essencial que o tamanho da gaiola permita que o orelhudo pule e corra, mas também que tenha espaço para esconderijos. Assim, numa gaiola de tamanho adequado pode construir vários pisos usando escadas, ninhos, túneis e pontes.

É também essencial que o coelho tenha um local seguro para dormir e observar o que se passa ao seu redor. Assim, uma pequena casinha de madeira com telhado plano é um acessório crucial. Também pode criar um recanto especial para o seu coelho esticando um pano numa ponta e criando uma espécie de tenda.

DIY: Brinquedos caseiros para coelhos

São muitos os brinquedos que pode fazer para o seu coelho. E muitos são tão simples que as crianças também podem ajudar. Assim pode passar tardes muito divertidas com as crianças e depois com os seus coelhos também.

Brinquedos caseiros para coelhos

  • Caixa de escavação: os coelhos adoram cavar e mexer na terra. E facilmente pode transformar uma caixa de sapatos ou uma caixa de papelão numa fantástica caixa de escavação para o seu coelho. Basta encher a caixa com areia, terra, palha e lenços de papel.
  • Rolo de comida: este é um brinquedo extra simples. Basta um rolo de papel higiénico, um bocadinho de feno ou palha e o rolo de comida está pronto. Se quiser pode fazer alguns buracos no rolo para o seu orelhudo tirar a comida pelos lados também.
  • Árvore de comida: Com um ramo grosso pode fazer a sua própria árvore de comida. Em primeiro lugar, serre o ramo na parte inferior mais larga. Em seguida aparafuse a parte serrada a uma placa de madeira. Por fim, faça buracos no ramo a alturas diferentes. Agora só tem de colocar algumas guloseimas nos buraquinhos e o brinquedo está pronto.
  • Percurso de obstáculos: ramos de árvores de fruta não tratados não são adequados para os coelhos mordiscarem. No entanto estes ramos podem ser usados para decorar as gaiolas dos coelhos. Com os ramos e algumas pedrinhas pode fazer pequenas pilhas que são excelentes obstáculos para escalar, saltar ou mesmo para o seu orelhudo se esconder.
  • Tendas: Com alguma habilidade e criatividade pode usar ramos de árvores de fruto para construir uma tenda para o seu coelho. Use de preferência ramos de macieiras, pereiras ou hastes de arbustos de mirtilo ou groselha. Em seguida faça uma estrutura com os ramos e cubra com um pano. O seu coelho vai adorar a sua tenda onde pode ir relaxar sempre que quiser.
Os ramos não servem apenas para decorar a gaiola dos coelhos. Sendo materiais naturais os coelhos podem usar os ramos para mordiscar ou afiar as suas unhas e assim manterem-se ocupados.

Como entreter um coelho: treino com clicker

Será que os coelhos também aprendem alguns truques? Claro que sim. Para treinar o seu coelho, uma boa alternativa é usar um clicker e algumas guloseimas, como por exemplo uns bocadinhos de maçã ou de cenoura. Assim consegue ensinar o seu orelhudo a ficar em pé nas patas de trás, a buscar algo ou a saltar obstáculos.

O treino dos coelhos deve ser gradual, ou seja, comece por exercícios muito simples e vá aumentando o grau de dificuldade. É também muito importante estar atento aos sinais do seu orelhudo. Assim, se ele se mostrar assustado ou desinteressado pare o treino.

Na primeira fase do treino pode distribuir as guloseimas na gaiola. Quando ele se aproximar de uma guloseima clique. É importante clicar antes de ele comer o seu snack, pois só assim ele vai associar o som à recompensa.

Para o treinar a saltar obstáculos ou a ficar em pé deve colocar as guloseimas de forma que o orelhudo tenha que fazer algo para as alcançar. Por exemplo, passar dentro de um túnel ou esticar-se para cima. Assim que o coelho estiver quase a alcançar a guloseima aperte o botão do clicker.

Passado algum tempo e com alguma paciência o seu coelho vai apresentar o comportamento desejado mesmo sem guloseimas. Nessa altura, basta o som do clicker.

Como entreter um coelho: a importância de estar acompanhado

A melhor gaiola do mundo, espaçosa e cheia de brinquedos, é inútil se o coelho não a desfrutar plenamente. Lembre-se que em estado selvagem os coelhos vivem em grupo e por isso em nossas casas devem viver com pelo menos um companheiro. E a companhia de um ser humano nunca pode substituir a companhia de outro coelho. Assim, os coelhos precisam viver em grupo para poderem disfrutar de todos os seus cuidados e atenção.

Conclusão

As necessidades e comportamentos instintivos dos coelhos devem ser respeitados mesmo quando são animais de estimação. E pode dar ao seu coelho tudo o que ele precisa com uma gaiola espaçosa e com acessórios variados. Assim o seu orelhudo mantém-se ocupado e saudável em termos físicos e emocionais. E não se esqueça que os coelhos não gostam de viver sozinhos!

Os nossos artigos mais relevantes
3 min

Agility para roedores

Tal como os cães e gatos, os roedores também podem dedicar-se à pratica de agility para estimular a sua confiança e capacidades.
8 min

Kaninhop

Saiba quais as raças de coelhos mais indicadas para o Kaninhop, como ensinar o seu coelho e o que deve ter atenção para que se divirtam em segurança.