Agility para roedores

Agility para roedores

Agility para roedores

O conceito de agility não se aplica apenas aos cães e aos gatos, os roedores também podem dedicar-se a esta atividade, que estimula a confiança e as capacidades de todos os envolvidos.

Agility para roedores

A maioria dos donos de cães está familiarizado com o termo “agility”. Trata-se de um desporto para pessoas e animais e o objetivo é que os animais completem um percurso de obstáculos num tempo determinado e sem erros. Inicialmente, os roedores devem ser aliciados com guloseimas. Logo que tenham finalizado as pequenas tarefas sem erros, são recompensados com guloseimas e mimos. A agility anima o quotidiano dos animais mais pequenos e permite que se mantenham em forma. Dependendo do tamanho e peso do roedor, pequenas caixas de cartão, restos de madeira, rolos de cartão do papel higiénico e sacos de papel podem ser transformados em verdadeiros parques de diversão.

Na agility para roedores devem ter-se alguns tópicos em conta:

  • O animal apenas deve praticar esta modalidade se essa for a sua vontade – nunca deve ser forçado;
  • Em animais doentes, a agility não deve ser usada como uma forma de evitar que os problemas de saúde piorem;
  • Humanos e animais devem já ter uma relação de confiança, que certamente será aprofundada ao longo dos exercícios;
  • Para que se habituem, os roedores devem ser lentamente introduzidos aos obstáculos.

Construa você mesmo os obstáculos

Com alguma imaginação e habilidade poderá você mesmo construir os obstáculos para a atividade. Com algum esforço, uma toalha de mesa pode transformar-se numa rede para furões, ao passo que o cartão do rolo de papel higiénico pode tornar-se num túnel para ratos, degus e hamsters. Uma pequena placa de madeira pode ser convertida numa rampa e um pau fino de madeira num obstáculo para coelhos.

Durante o trabalho de criação destes acessórios deve certificar-se de que não usa colas tóxicas, remove restos de madeira que possam conter resíduos de tinta e também agulhas ou pregos que possam estar na madeira ou no cartão. Estes elementos podem ser fatais para os pequenos roedores. De qualquer forma, construa obstáculos e abrigos resistentes o suficiente para evitar que se possam tornar perigosos para o seu animal de estimação. Por uma questão de segurança, o animal só deve brincar supervisionado!

Os nossos artigos mais relevantes
Saiba quais as raças de coelhos mais indicadas para o Kaninhop...