Maloclusão

Maloclusão

Maloclusão em roedores

Roedores como coelhos e porquinhos-da-índia gostam de passar o seu tempo a comer e a roer. Trata-se de um comportamento vital para estes animais, caso contrário podem surgir dolorosas maloclusões.

Roer, porque é tao importante?

Como o próprio nome indica, a ocupação principal dos roedores é precisamente 'roer', o que se deve ao facto de os dentes dos roedores crescerem ao longo de toda a vida. Assim sendo, é de extrema importância que os dentes estejam corretamente posicionados e se encontrem durante o processo de mastigação; se tal não acontecer, o problema que daí decorre é designado por maloclusão. Nos roedores, a  maloclusão tem como consequências o comprimento excessivo dos dentes, já que não se desgastam. O desalinhamento dos dentes é, nestes animais, habitualmente genético ou resultado de uma dieta desadequada e pode ser bastante doloroso. No pior dos cenários, os roedores deixam de comer. Como vemos, é essencial oferecer aos roedores os cuidados dentários apropriados.

E tudo começa na alimentação: muitos dos donos estão convencidos de que uma alimentação que integre alimentos duros é suficiente para manter os dentes dos animais a um comprimento constante. No entanto, não é a fricção dos dentes nos componentes da comida que é crucial, mas sim a fricção alinhada dos dentes.

zahnfehlstellungen bei nagetieren

Assim sendo, é essencial oferecer aos roedores feno, ramos, forragem frescos e vegetais. Estes pequenos animais precisam de consumir grandes quantidades de feno para fazer face às suas necessidades energéticas. Como consequência, os dentes são gastos e o risco de maloclusões é minimizado.

Tratamento da maloclusão

Dependendo do crescimento dos dentes, a correção da maloclusão deve ser feita em intervalos regulares de 2 a 8 semanas. Desta forma, os incisivos são desgastados ou corrigidos com alicates – em animais cooperantes nem é necessária anestesia. Em situações em que os molares sejam afetados, o animal deve ser anestesiado durante um curto espaço de tempo. Com a ajuda dos alicates de correção, as saliências são cortadas e os dentes ficam alisados à superfície.

Sinais de maloclusão nos roedores

Os sintomas abaixo podem indiciar maloclusão:

  • Recusa em comer
  • Perda de peso
  • O animal baba-se (queixo molhado)

Ao observar no seu roedor algum destes sintomas, deve dirigir-se ao médico veterinário rapidamente. Este irá examinar o animal e informá-lo acerca das possíveis hipóteses de tratamento.

Os nossos artigos mais relevantes
Descubra neste artigo como proteger o seu coelho deste parasita e também como reconhecer e tratar a doença.