Tratamento: como se trata a prisão de ventre nos gatos?
O tratamento da obstipação depende sempre da causa subjacente. Em casos leves, medidas simples são, muitas vezes, suficientes. A primeira coisa a fazer é esvaziar o intestino das fezes endurecidas, isto é, estimular os movimentos intestinais.
Se, por exemplo, uma alimentação pobre em fibra ou a falta de líquidos forem o motivo para a prisão de ventre, laxantes ou um pequeno clister são úteis para o gato.
Importante: não tente administrar ao seu gato um clister comprado na farmácia. Nem todos os medicamentos adequados para humanos são seguros para gatos.
O que tem efeito laxante nos gatos?
Se o estado geral do seu gato for bastante positivo, pode tentar alguns remédios caseiros para estimular o movimento intestinal. Leite, psílio ou farelo de trigo são alimentos adequados.
A parafina líquida administrada através da boca funciona com um lubrificante e facilita a defecação. No entanto, só deve administrado com o consentimento do veterinário e, idealmente, por um especialista. Pois se o gato a engolir, pode causar pneumonia grave.
O que pode fazer o veterinário em caso de obstipação grave?
Se as fezes já estiverem muito endurecidas ou se já existirem grandes quantidades de fezes duras no intestino do gato, pode ser necessária uma irrigação do cólon sob anestesia. Com uma massagem adicional da prisão de ventre, o intestino é esvaziado manualmente.
Além disso, o veterinário recorre a infusões, analgésicos e antieméticos (medicamentos para evitar o vómito).
Na presença de um bloqueio intestinal, a cirurgia é a única opção. Este procedimento deve ser feito o mais depressa possível para evitar a morte de grandes secções do intestino.