Mudanças na alimentação dos gatos

O mercado da comida para gatos oferece uma enorme variedade de opções para aqueles que partilham o seu lar com um destes felinos. Estão disponíveis inúmeras marcas e que apresentam categorias de qualidade, sabores e variedades distintas, tanto de comida húmida como de ração. Optar pela comida mais apropriada perante tamanha diversidade de produtos pode ser um verdadeiro desafio para os donos. E qual a quantidade de que o animal precisa? Além disto, existem outras opções dietéticas, como a dieta BARF ou a comida preparada em casa. E verdade seja dita, a indústria alimentar está constantemente a crescer. Não é surpreendente, então, que os donos queiram fazer mudanças na alimentação dos gatos ou experimentar novos produtos. Se o seu patudo tiver desenvolvido uma intolerânca alimentar ou, por razões médicas, tiver que seguir uma alimentação especial, é inevitável proceder a mudanças na dieta.

Porém, é frequente os gatos serem bastante seletivos e terem tendência para se fixar em determinado tipo de comida, recusando qualquer outro. Habituá-los a um alimento diferente não é tarefa fácil. Por este motivo, a mudança deve ser feita cuidadosamente. O objetivo é permitir que o animal se habitue ao novo sabor e que a transição não irrite o seu sistema gastrointestinal. E esta será a única forma de evitar a recusa total da comida!

Como proceder à mudança da alimentação?

Até que o seu gato se habitue à nova comida é necessária alguma paciência. Assim, uma mudança na alimentação é um processo que requer entre oito a dez dias. A ideia é misturar uma porção cada vez maior da nova comida com a comida habitual: no primeiro dia, o comedouro deve conter, no mínimo, 80% do alimento familiar e não mais do que 20% do novo. Gradualmente, a cada dia, vá adicionando uma percentagem maior do alimento novo até que a comida habitual tenha sido totalmente substituída.

O meu gato não aceita a comida nova – o que fazer?

Infelizmente, existem gatos que recusam até o mais pequeno pedaço da nova comida. E aqui é permitido fazer batota! Para tornar a novidade mais apetecível para o seu patudo, são vários os truques que pode usar. Óleo de salmão ou gordura bovina em pó são iguarias bastante apreciadas pela maioria dos gatos – disfarce o sabor da comida nova ou da mistura das duas ao deitar um pouco do óleo ou do pó e verá como rapidamente o animal se esquecerá dos sabores estranhos.

Quando a mudança na alimentação é bem-sucedida!

O seu patudo está rendido às novas iguarias? Parabéns – dominou a exigente tarefa das mudanças na dieta! Vá alternando entre duas ou três marcas e variedades. Deste modo, sentir-se-á mais seguro em relação à opção que tomou, ao mesmo tempo que se livra das exigências de exclusividade do animal. Quantas mais marcas e tipos de comida o seu gato conhecer, menos provável é que se limite à ingestão de um alimento em específico e que recuse outros.

Não se esqueça: encontra na loja para gatos da zooplus tanto comida húmida como ração e ainda suplementos alimentares. Além da descrição detalhada de cada produto, pode verificar a lista completa de ingredientes para que possa escolher a comida ideal para o seu gato.

Os nossos artigos mais relevantes

Os gatos podem beber leite?

Os gatos adoram beber leite é um facto, no entanto, fique a saber neste artigo se é realmente recomendado dar leite aos seus gatinhos.