Obesidade nos gatos: Dicas para melhorar a sua saúde

Entre 44 e 60 % dos gatos domésticos têm peso a mais. Esses valores variam dependendo dos estudos que são feitos e do país, mas o mais importante a reter é que o número de gatos com excesso de peso está a aumentar de ano para ano.

As razões? Às vezes é a comida ou as guloseimas com que mimamos os nossos tarecos, outras vezes a causa são doenças graves. A crise provocada pelo Coronavírus, nomeadamente os confinamentos, também contribuem para isso. 71% dos veterinários afirmam que a pandemia está a afetar o comportamento alimentar dos animais de estimação. Por isso, gostaríamos de partilhar consigo mais informações sobre o tema da obesidade em gatos e mostrar-lhe o que pode fazer a respeito disso.

Será que o meu gato está com excesso de peso?

Se suspeita que o seu gato está com peso a mais ou mesmo obeso, consulte o veterinário. No entanto, em apenas alguns passos simples, você também pode fazer uma avaliação inicial.

  • Como reconhecer o excesso de peso em gatos

    Coloque as mãos, sem apertar, no dorso do gato e mova-as lentamente para trás e para a frente. Se as costelas são fáceis de sentir, está tudo bem. Se tiver que pressionar um pouco para sentir as costelas, nesse caso é muito provável que o seu gato esteja com peso a mais.

    A silhueta do seu felpudo também lhe dará a indicação clara se o seu gato está com peso a mais: se a cintura dele não for facilmente reconhecível e se o gato parecer gordo, no geral, então provavelmente ele está com um problema de peso.

A comida certa para gatos com excesso de peso

gato com excesso de peso

Qual é a diferença entre comida dietética e comida light?

A comida dietética refere-se a alimentos especialmente adaptados para animais que sofrem de doenças. Este tipo de alimentação deve ser prescrito por um veterinário. Por exemplo, há comida dietética específica para gatos com diabetes ou com problemas renais. A comida dietética, portanto, não é necessariamente adequada para perda de peso.

Já quando falamos em comida light, estamos a referir-nos a alimentação pobre em calorias. Esta deve ser a primeira escolha se o seu gato é obeso e se precisa de perder peso.

Mais comida light para gatos

Exercício para combater o excesso de peso nos gatos

exercício para gatos obesos

Não muito de uma vez só: aumente a intensidade da atividade física lentamente

A regra básica é: não sobrecarregue o seu gato ou a si próprio. Perder peso é um processo que não acontece da noite para o dia.

Portanto, é importante que ambos se divirtam a fazer exercício. Por exemplo, incentive o seu gato a brincar a jogos de caça. Bastam apenas alguns minutos para começar. Com o passar do tempo, pode aumentar gradualmente o programa do jogo.

Se o seu gato não for do tipo brincalhão, pode esconder alguns dos alimentos - por exemplo, ração ou snacks - em vários espaços da casa ou nos brinquedos dele. E assim o seu bichano vai ter de se esforçar para obter alimento.

Como prevenir o excesso de peso em gatos?

image

Veja qual a nutrição baseada nas necessidades do animal e escolha a ração certa para o seu gato

image

Incentive o gato a ser ativo (esforçar-se para obter alimento, criar oportunidades de escalada, etc.)

image

Verifique com regularidade se sente as costelas e vigie sempre a silhueta do animal

image

Pese a quantidade de ração diária e tenha em conta os extras em guloseimas

image

Guarde algum tempo do seu dia para brincar com o seu gato.

image

Pese o gato e leve-o ao veterinário com regularidade