Estender-se confortavelmente no sofá a petiscar? Este é um comportamento que deixa os humanos com uns quilinhos a mais. Mas o excesso de peso não afeta apenas as pessoas, na verdade, estima-se que um em cada dois gatos tem excesso de peso, ou seja, há mais gatos com este problema de saúde do que a maior parte das pessoas pensa.
As causas do peso a mais nos gatos são variadas. Alguns gatos simplesmente preferem uma vida mais calma, outros vivem para comer. Noutros casos, a comida e as guloseimas não são as mais adequadas e também algumas doenças podem causar obesidade.
Seja como for, o excesso de peso reduz a qualidade de vida e afeta o estado geral de saúde dos gatos. Por isso, aqui damos as principais informações sobre o tema obesidade nos gatos e que medidas pode tomar para ajudar o seu gato.
Se suspeita que o seu gato está com peso a mais ou mesmo obeso, consulte o veterinário. No entanto, em apenas alguns passos simples, você também pode fazer uma avaliação inicial.
Qual é a diferença entre comida dietética e comida light?
A comida dietética refere-se a alimentos especialmente adaptados para animais que sofrem de doenças. Este tipo de alimentação deve ser prescrito por um veterinário. Por exemplo, há comida dietética específica para gatos com diabetes ou com problemas renais. A comida dietética, portanto, não é necessariamente adequada para perda de peso.
Já quando falamos em comida light, estamos a referir-nos a alimentação pobre em calorias. Esta deve ser a primeira escolha se o seu gato é obeso e se precisa de perder peso.
Com o nosso consultor alimentar da zooplus encontrará o conceito nutricional adequado para o seu gato, Experimente!
Não muito de uma vez só: aumente a intensidade da atividade física lentamente
A regra básica é: não sobrecarregue o seu gato ou a si próprio. Perder peso é um processo que não acontece da noite para o dia.
Portanto, é importante que ambos se divirtam a fazer exercício. Por exemplo, incentive o seu gato a brincar a jogos de caça. Bastam apenas alguns minutos para começar. Com o passar do tempo, pode aumentar gradualmente o programa do jogo.
Se o seu gato não for do tipo brincalhão, pode esconder alguns dos alimentos - por exemplo, ração ou snacks - em vários espaços da casa ou nos brinquedos dele. E assim o seu bichano vai ter de se esforçar para obter alimento.
O arranhador Savoy não é apenas um objeto de decoração. Na verdade, com várias zonas de feltro resistente, este arranhador é um excelente para afiar as minhas unhas. E como cuidar das unhas é cansativo, a seguir preciso de descansar. Felizmente este arranhador tem uma confortável rede para dormir.
O túnel com tapete de peluche da TIAKI não é apenas um local divertido para brincar. Afinal, o túnel é também um sítio onde gosto muito de dormir uma bela sesta. Além disso, como o túnel tem três entradas, a minha irmã também pode brincar comigo!
O arranhador L da Natural Paradise tem postes largos para afiar as minhas unhas. O que faz o meu dono muito feliz, afinal agora o sofá é coisa do passado! Além disso, este arranhador tem três plataformas para eu relaxar e quando começo a ficar mais entediado, tenho sempre bolas para brincar.
Com o brinquedo de inteligência Fun Puzzle da Tiaki tenho que ultrapassar muitos obstáculos para conseguir os meus snacks. Nunca me canso de brincar, porque a minha tutora está sempre a criar novos desafios ao pôr as peças do tabuleiro em locais diferentes. Com este brinquedo estou sempre entretida.
Veja qual a nutrição baseada nas necessidades do animal e escolha a ração certa para o seu gato
Incentive o gato a ser ativo (esforçar-se para obter alimento, criar oportunidades de escalada, etc.)
Verifique com regularidade se sente as costelas e vigie sempre a silhueta do animal
Pese a quantidade de ração diária e tenha em conta os extras em guloseimas
Guarde algum tempo do seu dia para brincar com o seu gato.
Pese o gato e leve-o ao veterinário com regularidade