Obesidade nos gatos: Dicas para melhorar a sua saúde

Estender-se confortavelmente no sofá a petiscar? Este é um comportamento que deixa os humanos com uns quilinhos a mais. Mas o excesso de peso não afeta apenas as pessoas, na verdade, estima-se que um em cada dois gatos tem excesso de peso, ou seja, há mais gatos com este problema de saúde do que a maior parte das pessoas pensa.

As causas do peso a mais nos gatos são variadas. Alguns gatos simplesmente preferem uma vida mais calma, outros vivem para comer. Noutros casos, a comida e as guloseimas não são as mais adequadas e também algumas doenças podem causar obesidade.

Seja como for, o excesso de peso reduz a qualidade de vida e afeta o estado geral de saúde dos gatos. Por isso, aqui damos as principais informações sobre o tema obesidade nos gatos e que medidas pode tomar para ajudar o seu gato. 

Comida dietéticaComida dietética
Alimentação lightAlimentação light
Snacks lightSnacks light
AcessóriosAcessórios

Será que o meu gato está com excesso de peso?

Se suspeita que o seu gato está com peso a mais ou mesmo obeso, consulte o veterinário. No entanto, em apenas alguns passos simples, você também pode fazer uma avaliação inicial.

  • Como reconhecer o excesso de peso em gatos

    Coloque as mãos, sem apertar, no dorso do gato e mova-as lentamente para trás e para a frente. Se as costelas são fáceis de sentir, está tudo bem. Se tiver que pressionar um pouco para sentir as costelas, nesse caso é muito provável que o seu gato esteja com peso a mais.

    A silhueta do seu felpudo também lhe dará a indicação clara se o seu gato está com peso a mais: se a cintura dele não for facilmente reconhecível e se o gato parecer gordo, no geral, então provavelmente ele está com um problema de peso.

  • Quais as causas do excesso de peso em gatos?

    As causas mais comuns são o facto do seu bichano ser pouco ativo e/ou ingerir muitas calorias. Além disso, a idade avançada, várias doenças, a esterilização, fatores genéticos ou o stresse são causas que também promovem a obesidade em gatos. Portanto, deve sempre consultar um veterinário para despistar possíveis doenças.

  • Quais as consequências do excesso de peso em gatos?

    As consequências do excesso de peso em gatos podem ser diversas. Quanto mais acentuada a obesidade, maior é a probabilidade de ter vários problemas de saúde.

    Além do animal ter menor qualidade de vida e mobilidade restrita, o excesso de peso aumenta o risco de doenças nas articulações, problemas cardiovasculares e respiratórios, diabetes e redução da esperança de vida em dois anos.

    Leia mais sobre o tema das causas e como reconhecer o excesso de peso em gatos na zooplus Magazine! 

A comida certa para gatos com excesso de peso

gato com excesso de peso

Qual é a diferença entre comida dietética e comida light?

A comida dietética refere-se a alimentos especialmente adaptados para animais que sofrem de doenças. Este tipo de alimentação deve ser prescrito por um veterinário. Por exemplo, há comida dietética específica para gatos com diabetes ou com problemas renais. A comida dietética, portanto, não é necessariamente adequada para perda de peso.

Já quando falamos em comida light, estamos a referir-nos a alimentação pobre em calorias. Esta deve ser a primeira escolha se o seu gato é obeso e se precisa de perder peso.

Tudo sob controlo com o consultor de alimentação da zooplus

Consultor alimentar da zooplus

Com o nosso consultor alimentar da zooplus encontrará o conceito nutricional adequado para o seu gato, Experimente!

  • O que é preciso ter em conta ao alterar a alimentação do gato?

    1. O mais importante é saber que uma mudança na alimentação deve ser sempre feita de forma gradual e cuidadosa.
    2. Siga sempre as recomendações do veterinário ou do fabricante do alimento ao determinar a quantidade diária de alimento a dar. Em cada embalagem pode encontrar informações sobre as quantidades a dar para o respetivo peso-alvo – seguir estas indicações é fundamental, porque mesmo apenas alguns gramas a mais podem boicotar o processo da perda de peso.
    3. Certifique-se de que seu gato não come restos de comida de ninguém e que não está a ser alimentado também pelo seu vizinho. É claro que pode continuar a dar-lhe guloseimas, porém com moderação e deve ajustar a quantidade de ração diária, em conformidade com a quantidade de snacks.

    Atenção: em circunstância alguma deve aplicar ao seu gato a dieta de “comer pela metade”. Caso contrário, vai-lhe faltar a ingestão de nutrientes importantes. Além disso, a perda de gordura de forma muito radical é perigosa para os gatos e, na pior das hipóteses, pode causar esteatose hepática aguda.

    Pode encontrar dicas sobre como alterar a alimentação dos gatos ou sobre a quantidade certa de comida para gatos, na zooplus Magazine! 

  • Quais os nutrientes dos alimentos aos quais devo dar especial atenção?

    Um bom alimento light – além de ser pobre em calorias - caracteriza-se por 3 aspetos em concreto: tem baixo teor de gordura bruta e um alto teor de fibra bruta (fibra) em comparação com os alimentos normais. Também é importante que o teor de proteína bruta seja consistentemente alto, para fortalecer devidamente os músculos do seu gato.

    Leia mais sobre o tema comida para gatos com excesso de peso na zooplus Magazine!

  • % Promoções
  • Snacks
  • Brinquedos
  • Acessórios

Exercício para combater o excesso de peso nos gatos

exercício para gatos obesos

Não muito de uma vez só: aumente a intensidade da atividade física lentamente

A regra básica é: não sobrecarregue o seu gato ou a si próprio. Perder peso é um processo que não acontece da noite para o dia.

Portanto, é importante que ambos se divirtam a fazer exercício. Por exemplo, incentive o seu gato a brincar a jogos de caça. Bastam apenas alguns minutos para começar. Com o passar do tempo, pode aumentar gradualmente o programa do jogo.

Se o seu gato não for do tipo brincalhão, pode esconder alguns dos alimentos - por exemplo, ração ou snacks - em vários espaços da casa ou nos brinquedos dele. E assim o seu bichano vai ter de se esforçar para obter alimento.

  • Os exercícios seguintes ajudam contra o excesso de peso em gatos

    Infelizmente, ao contrário do que acontece com os cães, não se pode simplesmente levar o gato à rua e dar longos passeios. Os gatos de interior, em particular, estão limitados a um “território” muito pequeno por onde vagueiam.

    Mas com as dicas seguintes poderá aumentar o nível de atividade física do seu gato:

    • Guarde diariamente algum tempo para fazer brincadeiras ativas com o seu gato.
    • Arranje alguns auxiliares: almofadas com aromas, bolas, ratinhos de brincar, canas para gatos ou brinquedos de inteligência. Porém, também há objetos do quotidiano como papel amassado, caixas de cartão ou uma rolha que despertam a curiosidade dos tarecos.
    • Pequenas lanternas ou ponteiros laser também estimulam o instinto de caça dos gatos.
    • Crie possibilidades de escalada para o gato e recompense-o devidamente, para o incentivar a fazer essa atividade.
    • Esconda alimentos em vários espaços na casa ou, se possível, construa obstáculos no trajeto que o gato tem de fazer até ao comedouro.
    • Também há brinquedos para colocar comida que fazem com que o seu gato tenha de se esforçar para obter o alimento.

    Saiba mais sobre exercício físico para gatos na zooplus Magazine!

  • O treino de Agility é adequado para gatos com excesso de peso?

    Para gatos saudáveis o treino de Agility é, naturalmente, uma boa ideia. Ao praticar vários exercícios de obstáculos e percursos com o seu gato, está a garantir movimento e variedade das atividades que pode fazer no apartamento. No entanto, se o seu gato tem peso a mais, esse tipo de treino apresenta algumas dificuldades.

    Por um lado, alguns exercícios podem ser prejudiciais para as articulações do seu gato - especialmente se forem pesados. Por outro lado, existe o risco do bichano se cansar muito rapidamente (o treino de Agility implica limite de tempo). Além disso, os gatos com excesso de peso muitas vezes sentem desconforto em se movimentar e, por isso, precisam ainda mais de incentivos.

    Resumindo: o treino de Agility não é o mais adequado para gatos com muito peso. Além de que este tipo de treino também exige muito tempo e paciência. Faça com que o seu gato pratique os exercícios aos poucos e dê mais atenção à execução correta e não tanto ao tempo que ele demora.

    Se o agility para gatos é adequado para si e para o seu gato é algo que vai conseguir perceber com a prática de apenas alguns exercícios. Também pode experimentar treinar o gato com a ajuda de um clicker. Saiba mais na zooplus Magazine!

Arranhador Savoy para gatosChique com o Toulouse Arranhador Savoy

O arranhador Savoy não é apenas um elemento decorativo para a casa, com o seu feltro robusto resiste facilmente às minhas fortes garras. Coçar, arranhar, brincar deixa-me muito cansado, mas felizmente este arranhador tem uma rede confortável para eu poder descansar.  

Ir para o artigo
TIAKI Túnel com tapete de peluche para gatosO túnel de SokoTIAKI Túnel

O túnel para gatos TIAKI com tapete de pelúcia não é apenas um playground emocionante. Também gosto de usar o túnel para minhas longas sonecas de beleza. Meu túnel tem três entradas, então minha irmã gata às vezes pode brincar comigo no túnel.  

Ir para o artigo
Natural Paradise Arranhador Amaryllis L para gatosElvis no paraísoNatural Paradise

O arranhador L da Natural Paradise tem grossos postes para afiar minhas as garras. Isso também deixa o meu tutor muito feliz – o sofá é coisa do passado. Existem também três áreas de estar para relaxar. Mas se isso ficar muito aborrecido para mim, sempre tenho as bolas de brinquedo para me entreter.

Ir para o artigo
TIAKI Jogo de inteligência Fun PuzzleO parkour da BiscotteTIAKI Fun Puzzle

Com o jogo de inteligência da Tiaki, primeiro tenho que superar obstáculos antes de poder comer os meus petiscos. Nunca fica chato porque o meu tutor pode omitir, adicionar ou alterar obstáculos. Uma atividade ideal no caso das reuniões do meu tutor se alargarem.

Ir para o artigo

Como prevenir o excesso de peso em gatos?

comedouro

Veja qual a nutrição baseada nas necessidades do animal e escolha a ração certa para o seu gato

exercicio para gatos

Incentive o gato a ser ativo (esforçar-se para obter alimento, criar oportunidades de escalada, etc.)

fita métrica

Verifique com regularidade se sente as costelas e vigie sempre a silhueta do animal

balança

Pese a quantidade de ração diária e tenha em conta os extras em guloseimas

estabelecer horários

Guarde algum tempo do seu dia para brincar com o seu gato.

pese os seus gatos

Pese o gato e leve-o ao veterinário com regularidade