Mastocitoma
O mastocitoma, um tumor maligno, é frequente nos cães, especialmente na raça Boxer. Este tumor surge normalmente na pele, especificamente nas zonas da cabeça, ânus e genitais. Infelizmente, este tumor pode ter um crescimento rápido e desenvolver metástases no corpo. Além disso, pode também ser bastante invasivo, o que requer intervenções cirúrgicas alargadas para a sua remoção.
Melanoma
O melanoma surge principalmente na mucosa da boca e nos dedos das patas. Este tipo de tumor maligno costuma afetar os nódulos linfáticos adjacentes, os pulmões e também os órgãos da cavidade abdominal. No entanto, o melanoma pode igualmente aparecer em zonas da pele dos patudos cobertas com pelo.
Carcinoma de células escamosas
O carcinoma de células escamosas ou carcinoma espinocelular é um tipo de tumor maligno que ataca principalmente patudos de pele clara. Geralmente desenvolve-se na boca, nos dedos das patas ou na linha láctea. Este tumor pode ter um aspeto achatado, mas também pode desenvolver pregas. Além disso, também pode causar inflamações e úlceras, ou seja, feridas na pele.
Sarcoma
O sarcoma é um tipo maligno de tumor da pele. Estes cancros surgem por exemplo no tecido conjuntivo (fibrossarcoma), nos músculos, (rabdomiossarcoma), ou nas células que revestem os vasos sanguíneos (hemangiossarcoma). Trata-se de um tipo de cancro que por atacar os tecidos moles costuma ser invasivo e desenvolver metástases em todo o corpo do patudo.